Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FÁBULAS

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a expressão oral, participando das discussões ouvindo e expressando suas opiniões assim como sugestões.
• Recontar oralmente uma fábula trabalhada.
• Compreender o texto lido
• Estabelecer conclusões a partir de informações expressas no texto.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada que correspondem a 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter o conhecimento de que a fábula é um gênero literário, encontrado em quase todas as culturas, possui uma narrativa pequena e que a maioria tem animais ou criaturas imaginárias como personagens e finaliza com uma lição de moral.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:
A professora lê para a classe a fábula “ A Cigarra e a Formiga”, conversa com a turma sobre o entendimento da fábula, neste momento é importante que a professora estimula a todos s comentar sobre sua primeira impressão da fábula.

Segundo momento:
A professora pede para as crianças recontarem oralmente a narrativa. É muito importante que nesses momentos esteja atenta à oralidade das crianças, o vocabulário apresentado, se ela está utilizando a estrutura deste tipo de texto.

Terceiro momento:

Neste momento a professora solicita o número de alunos correspondente a quantidade de personagens que aparecem na historia, não se esquecendo da figura do narrador e pede para estes dramatizarem a fábula.
Este momento de dramatização também é muito rico para a professora estar observando e explorando os aspectos de compreensão e interpretação do texto

A professora poderá enriquecer as propostas citadas pedindo para que os alunos representem determinadas cenas da fábula.
Recriação de forma oral da história, reinventando partes como início ou final.
Uma reescrita coletiva no quadro.
A professora deverá estimular as crianças a emitirem suas opiniões sobre a fábula apresentada.
Em outro momento a professora pode apresentar a outra versão desta mesma fábula

Recursos Complementares

TITULO DO LIVRO: FÁBULAS DE ESOPO
AUTOR: RUTH ROCHA
ILUSTRADOR: ADALBERTO CORNAVACA
EDITORA: FTD

Avaliação

Avaliar os alunos no que se refere a capacidade de compreensão deste texto.
Verificar se a classe foi capaz de se apropriar da estrutura do gênero de fábulas.
Verificar se os alunos identificam os personagens da historia.
Identificar a capacidade criadora de opinar sobre a fabula apresentada.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cibele, Emef Jardim Sumarezinho , São Paulo - disse:
    procibelear@gmail.com

    11/10/2010

    Três estrelas

    Bom preparo para o trabalho com o gênero fábulas!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.