01/02/2010
Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Conhecer os brinquedos de antigamente;
• Ampliar seu repertório de nomes de brinquedos;
• Possibilitar a compreensão do brinquedo dentro de uma determinada cultura;
• Construir a relação do passado – presente – futuro,
• Apontar diferenças e semelhanças entre o novo e o antigo;
• Valorizar e respeitar a cultura popular brasileira
Percepção do espaço/tempo – moderno/antigo.
A professora inicia a aula pedindo para que cada aluno apresente a resposta dada pelo membro mais idoso de família ao questionário enviado anteriormente.
A professora já aproveita este momento para recolher o material que havia sido pedido aos alunos na semana anterior, sobre o tema abordado.
QUESTIONÁRIO
1 – Você brincava quando era criança?
2 – Quais eram suas brincadeiras favoritas?
3 – Onde você costumava brincar quando criança?
4 – Com quem você brincava?
5 – Quais eram os seus brinquedos preferidos?
Em um segundo momento a professora faz uma tabulação no quadro e vai explorando, comparando com a turma:
• Quantos brincavam quando criança;
• Quais eram as brincadeiras favoritas;
• Quais eram os brinquedos preferidos;
Em um terceiro momento a professora distribui uma cartela com cinco linhas e em duplas as crianças escolherão cinco brinquedos que acharam mais interessantes, escreverão o nome dos brinquedos e posteriormente farão a ilustração.
Estas cartelas poderão ficar afixadas em um mural da sala.
Materiais que foram pedidos na semana anterior, como brinquedos, objetos utilizados na infancia dos seus familiares, roupas, retratos, enfim tudo que pertencer ao universo infantil e que possa ser enviado para a escola para ficarem em exposição por um tempo determinado.
A professora deverá reservar um local seguro na sala a fim de deixar os objetos expostos em segurança, visto o valor estimativo destes.
É importante que neste momento o professor circule pela sala fazendo intervenções do processo das escritas; orientando a elaboração organizada do registro, colocando-se enquanto observador para acompanhar e avaliar o processo de escrita no qual cada aluno se encontra.
Este trabalho em parceria com o colega é muito útil para que ambos possam refletir sobre a construção da escrita.
É importante também destacar que neste momento poderá ser avaliado sobre a opinião da dupla no que se refere ao trabalho em dupla: se conseguiram aprender mais do que sozinhos? Como é partilhar com o colega suas escolhas, opiniões, desejos? Quem e em quais momentos é importante ceder?
Verificar avanços pontuais frente aos conhecimentos prévios apresentados acerca do tema abordado.
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