Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


BRINQUEDOS DE ONTEM, HOJE E SEMPRE – 2ª ETAPA

 

05/02/2010

Autor y Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer  a diferença entre os brinquedos de antigos  e os atuais, contemporâneos;
• Ampliar o repertório de nomes de brinquedos;
• Possibilitar a compreensão das atividades ludicas, em especial, o brinquedo dentro de uma determinada cultura;
• Construir a relação do passado – presente – futuro;
• Apontar diferenças e semelhanças entre o novo e o antigo;
• Valorizar e respeitar a cultura popular brasileira.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Percepção do espaço/tempo – moderno/antigo.

Noção de temporalidade e espacialidade.
Questionário realizado com o membro mais idoso da família

Estratégias e recursos da aula

Esta aula tem como objetivo e prática metodológica proporcionar um desdobramento da aula intitulada  “ Brinquedos de ontem, hoje e sempre - 1ª etapa“, onde os alunos realizaram uma pesquisa  com o membro mais idoso da família, para que ele possa reconhecer as diferenças das normas, valores e atitudes que vão se modificando paralelamente com a sociedade atual.

Desta vez será realizada uma pesquisa, através  de um questionário, para ser respondido entre os colegas da própria escola das outras séries de preferência de uma faixa etária próxima para que eles tenham como referência os colegas de colégio bem próximos. Desta forma, os alunos estarão trabalhando a identidade de atividades lúdicas que tanto eles próprios como os pares da sua faixa etária também conhecem e compartilham.

Os alunos serão divididos em duplas e percorrerão a Escola com o questionário a seguir, entrevistando os demais colegas. Depois as duplas retornarão à sala de aula, onde darão retorno aos demais colegas sobre o questionário realizado.

A professora fará no quadro uma tabulação, listando todos as brincadeiras que apareceram no questionário.

Os alunos registrarão numa folha as cinco brincaderiras mais escolhidas, desta forma o aluno estará fazendo cópia e registrando  as palavras que irão alargar seu universo linguístico e cultural.

Depois ilustrarão cada brincadeira escolhida. Para finalizar a professora dividirá a turma em três equipes e cada grupo escolherá uma brincadeira para realizar em seus pequenos grupos. A professora aproveitará esta atividade para registrar os alunos que demonstram maior autonomia, liderança, solidariedade, compreensão e outros comportamentos que formam um cidadão.

No desenrolar das atividades de escrita, a professora poderá dialogar com os alunos procurando levantar com eles a opinião acerca da realização das tarefas em dupla ( estas perguntas encontram-se na etapa da avaliação).

QUESTIONARIO


1 – Você gosta de brincar?
2 – Quais são as suas brincadeiras favoritas?
3 – Onde você costuma brincar?
4 – Com quem você brinca?
5 – Quais são os seus brinquedos preferidos?

Recursos Complementares

Materiais enviados pelos responsáveis desde a aula intitulada "Brinquedos de ontem, hoje e sempre - 1ª parte"  porém com a possibilidade de se obter mais informações, relíquias, fotos e outros.

Esses materias podem ser:

  •  brinquedos que pertenceram aos  pais, avós, tias/tios dos alunos, assim como da professora;
  • fotos antigas;
  • objetos que tenham relação com o tema abordado;
    A professora deverá reservar um local seguro na sala a fim de deixar os objetos expostos em segurança, visto o valor de estimação de cada objeto. 
Avaliação

É importante que, neste momento, a professora circule pela sala fazendo intervenções do processo das escritas; orientando a elaboração organizada do registro, colocando-se enquanto observadora para acompanhar e avaliar o processo de escrita no qual cada aluno se encontra.
Este trabalho em parceria com o colega de sala de aula  é muito útil para que ambos possam refletir sobre a construção da escrita.

É importante também destacar que, neste momento, poderá ser avaliado sobre a opinião da dupla no que se refere ao trabalho:

Conseguiram aprender mais em duplas do que sozinhos?

Como é partilhar com o colega suas escolhas, opiniões, desejos?

Há momentos de parceria em que temos de ceder?

Quem mais cedeu durante esta tarefa?

Observar a alegria e o prazer das crianças durante a realização das brincadeiras.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.