Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LÁ VEM POESIAS

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a expressão oral, através da recitação das poesias
• Ampliar seu repertório de textos memorizados
• Ter a oportunidade de refletir sobre a escrita desse gênero textual, assim como seu ritmo e diagramação
• Valorizar a leitura como fonte de prazer

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada que correspondem a 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter o conhecimento desse gênero. Percebendo sua riqueza sonora, assim como suas características peculiares.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:
A professora faz uma roda de leitura para apresentar os 14 livros de poesias citados nos Recursos Complementares, selecionados por ela . Faz toda uma exploração sobre a capa, pede para as crianças manusearem os livros. Faz uma sondagem dos conhecimentos trazidos pelos alunos sobre este tipo de texto.

Segundo momento:
Neste a professora escolhe um livro e le algumas poesias. Neste momento é muito importante que a professora tenha um domínio da poesia lida a fim de ler os poemas respeitando as características deste gênero - musicalidade e ritmo.

Terceiro momento:
Em duplas as crianças tem um tempo livre para lerem os livros e a oportunidade de escolherem a poesia que mais gostaram para apresentarem no recital que farão para as suas famílias.
É muito importante que os alunos tenham a oportunidade de explorarem, lerem, e poderem expressar seus sentimentos acerca deste gênero em andamento.
As leituras realizadas pelo professor também tem fundamental importância enquanto modelo e bom exemplo de leitor para os alunos.

Recursos Complementares

• A arca de Noé; Vinicius de Moraes; COMPANHIA DAS LETRINHAS
• Brasileirinhos — Poesia para os bichos mais especiais da nossa fauna, de Lalau e Laurabeatriz, editora Cosac & Naify.

• De letra em letra, de Bartolomeu Campos de Queirós, publicado pela editora Moderna.


• Fora da gaiola; e outras poesias; Lalau e Laurabeatriz; COMPANHIA DAS LETRINHAS
• Lé com crê, Poemas de José Paulo Paes, Ilustrações de Alcy, EDITORA ÁTICA
• Novos brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz, publicado pela editora Cosac & Naify.

• O jogo das palavras mágicas; Elias José; Ilustrações de Nelson Cruz; PAULINAS
• Olha o bicho; José Paulo Paes; Ilustrações de Rubens Matuck; EDITORA ÁTICA
• Ou isto ou aquilo; Cecília Meireles; Nova Fronteira

• Poesia fora da estante, de Sérgio Capareli da editora Projeto.

• Poemas para brincar; José Paulo Paes; EDITORA ÁTICA

• Qual é que é, Lalau e Laurabeatriz; CORTEZ EDITORA

• Quem é quem; Lalau e Laurabeatriz; COMPANHIA DAS LETRINHAS

• Vejam como eu sei escrever, José Paulo Paes, Ilustrações de Alex Cerveny, EDITORA ÁTICA

Avaliação

Observar se ao recitar um poema, os alunos utilizam as características e recursos deste gênero;
Perceber se utilizam a leitura demonstrando prazer;
Avaliar a capacidade de memorização .

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.