20/11/2009
Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Desenvolver a expressão oral, através da recitação das poesias
• Ampliar seu repertório de textos memorizados
• Ter a oportunidade de refletir sobre a escrita desse gênero textual, assim como seu ritmo e diagramação
• Valorizar a leitura como fonte de prazer
Ter o conhecimento desse gênero. Percebendo sua riqueza sonora, assim como suas características peculiares.
Primeiro momento:
A professora faz uma roda de leitura para apresentar os 14 livros de poesias citados nos Recursos Complementares, selecionados por ela . Faz toda uma exploração sobre a capa, pede para as crianças manusearem os livros. Faz uma sondagem dos conhecimentos trazidos pelos alunos sobre este tipo de texto.
Segundo momento:
Neste a professora escolhe um livro e le algumas poesias. Neste momento é muito importante que a professora tenha um domínio da poesia lida a fim de ler os poemas respeitando as características deste gênero - musicalidade e ritmo.
Terceiro momento:
Em duplas as crianças tem um tempo livre para lerem os livros e a oportunidade de escolherem a poesia que mais gostaram para apresentarem no recital que farão para as suas famílias.
É muito importante que os alunos tenham a oportunidade de explorarem, lerem, e poderem expressar seus sentimentos acerca deste gênero em andamento.
As leituras realizadas pelo professor também tem fundamental importância enquanto modelo e bom exemplo de leitor para os alunos.
• A arca de Noé; Vinicius de Moraes; COMPANHIA DAS LETRINHAS
• Brasileirinhos — Poesia para os bichos mais especiais da nossa fauna, de Lalau e Laurabeatriz, editora Cosac & Naify.
• De letra em letra, de Bartolomeu Campos de Queirós, publicado pela editora Moderna.
• Fora da gaiola; e outras poesias; Lalau e Laurabeatriz; COMPANHIA DAS LETRINHAS
• Lé com crê, Poemas de José Paulo Paes, Ilustrações de Alcy, EDITORA ÁTICA
• Novos brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz, publicado pela editora Cosac & Naify.
• O jogo das palavras mágicas; Elias José; Ilustrações de Nelson Cruz; PAULINAS
• Olha o bicho; José Paulo Paes; Ilustrações de Rubens Matuck; EDITORA ÁTICA
• Ou isto ou aquilo; Cecília Meireles; Nova Fronteira
• Poesia fora da estante, de Sérgio Capareli da editora Projeto.
• Poemas para brincar; José Paulo Paes; EDITORA ÁTICA
• Qual é que é, Lalau e Laurabeatriz; CORTEZ EDITORA
• Quem é quem; Lalau e Laurabeatriz; COMPANHIA DAS LETRINHAS
• Vejam como eu sei escrever, José Paulo Paes, Ilustrações de Alex Cerveny, EDITORA ÁTICA
Observar se ao recitar um poema, os alunos utilizam as características e recursos deste gênero;
Perceber se utilizam a leitura demonstrando prazer;
Avaliar a capacidade de memorização .
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!