02/07/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Antes de introduzir essa aula os alunos deverão levantar algumas informações referentes à origem dos seus pais. Para isso será entregue a eles um questionário contendo algumas perguntas que os pais deverão responder, tais como: nome, sexo, de onde provêm, se vieram de outro estado qual é e há quanto tempo mora em Brasília, o que acham de Brasília. Esse questionário tem como objetivo principal introduzir a aula.
1° Aula
Na aula posterior os alunos deverão entregar o questionário para a professora. A partir daí os alunos deverão fazer uma roda, a professora perguntará se eles conhecem a cidade de Brasília, mesmo para os que moram no DF, pois Brasília é somente uma das Regiões administrativas. Perguntar como é essa cidade, se é bonita, quem a construiu, enfim levantar informações para compreender o que eles sabem sobre Brasília.
Com essas informações o professor deverá dizer que a cidade foi idealizada por JK, planejada por Lúcio Costa, mas quem a construiu de verdade foram os imigrantes que vieram de outros estados para cá. Relatar um pouco como foi essa estádia difícil e como era Brasília nessa época: um cerrado sem nada construído.
2° Aula
Depois dessa aula levar alguma pessoa da comunidade que tenha chegado para essa construção para falar sobre a experiência que teve quando aqui chegou.
Mostrar um vídeo aos alunos que retrata o início dessa construção.
3° Aula
Com uma compreensão mais critica a cerca dessa cidade os alunos farão um passeio por Brasília, conhecerão a esplanada, a praça dos três poderes, museo histórico do DF. http://www.brasiliatur.com.br/museus_08_vivo_memoria_cadanga.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Brasília (DF) | Vídeo |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/04/2010
Quatro estrelasAula ótima, nova forma do aluno aprender, sair da rotina da sala de aula.Parabéns para o autor da aula.
07/04/2010
Quatro estrelasAula ótima, pois oportuniza ao aluno uma nova forma de aprender, não é só dentro da sala etecnológicos nem é só com o livro didático, em geografia é praticamente indispensável o uso dos recursos tecnológicos. O auor da aula foi muito feliz, Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito Bom!
24/03/2010
Cinco estrelasconcerteza o idealizador pensou bem pois, os nossos alunos so consegue aprender vendo na pratica e não dentro de sala de aula com quatro paredes como acontece na forma tradiconal. parabens ao professor
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o vídeo! E a aula também.