Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A contruçao de Brasília vista de uma outra percpectiva

 

02/07/2009

Autor e Coautor(es)
Laís Veloso Marinho Ramos
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Essa aula tem como principal objetivo fazer com que os alunos compreendam como aconteceu a construção de Brasília. Para isso será tomada uma perspectiva que se volta mais para a contribuição dos imigrantes e não focalizar apenas a perspectiva de JK, Oscar Niemayer e Lúcio Costa. Descentralizando e valorizando assim as várias formas de se fazer e ser participante da história.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos. Uma aula que usará o turno todo, que será destinado para a visita. Duas aulas de 50 minutos destinadas para a avaliação.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sobre Brasília que serão levantados e discutidos em sala de aula após a entrega dos questionários dos alunos para a professora.
Estratégias e recursos da aula


 

Antes de introduzir essa aula os alunos deverão levantar algumas informações referentes à origem dos seus pais. Para isso será entregue a eles um questionário contendo algumas perguntas que os pais deverão responder, tais como: nome, sexo, de onde provêm, se vieram de outro estado qual é e há quanto tempo mora em Brasília, o que acham de Brasília. Esse questionário tem como objetivo principal introduzir a aula.
 

1° Aula
Na aula posterior os alunos deverão entregar o questionário para a professora. A partir daí os alunos deverão fazer uma roda, a professora perguntará se eles conhecem a cidade de Brasília, mesmo para os que moram no DF, pois Brasília é somente uma das Regiões administrativas. Perguntar como é essa cidade, se é bonita, quem a construiu, enfim levantar informações para compreender o que eles sabem sobre Brasília.
Com essas informações o professor deverá dizer que a cidade foi idealizada por JK, planejada por Lúcio Costa, mas quem a construiu de verdade foram os imigrantes que vieram de outros estados para cá. Relatar um pouco como foi essa estádia difícil e como era Brasília nessa época: um cerrado sem nada construído.
 

2° Aula
Depois dessa aula levar alguma pessoa da comunidade que tenha chegado para essa construção para falar sobre a experiência que teve quando aqui chegou.
Mostrar um vídeo aos alunos que retrata o início dessa construção.
 

3° Aula
Com uma compreensão mais critica a cerca dessa cidade os alunos farão um passeio por Brasília, conhecerão a esplanada, a praça dos três poderes, museo histórico do DF. http://www.brasiliatur.com.br/museus_08_vivo_memoria_cadanga.htm
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brasília (DF) Vídeo
Avaliação
Na aula seguinte após o passeio os alunos serão divididos em grupos para apresentarem um trabalho sobre o que aprenderam. Os alunos poderão escolher o tipo de abordagem da temática, mas dentro das opções que o professor poderá sugerir: Apresentação de um teatro, compor uma música, fazer um seminário, etc. Cada grupo poderá ficar com uma dessas opções.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Beatriz Pereira dos Santos, Escola Hildenora de Gusmão Castelo Branco , Maranhão - disse:
    b.tryz@hotmail.com

    07/04/2010

    Quatro estrelas

    Aula ótima, nova forma do aluno aprender, sair da rotina da sala de aula.Parabéns para o autor da aula.


  • Beatriz Pereira dos Santos, Escola Hildenora de Gusm , Maranhão - disse:
    b.tryz@hotmail.com

    07/04/2010

    Quatro estrelas

    Aula ótima, pois oportuniza ao aluno uma nova forma de aprender, não é só dentro da sala etecnológicos nem é só com o livro didático, em geografia é praticamente indispensável o uso dos recursos tecnológicos. O auor da aula foi muito feliz, Parabéns.


  • lais veloso, UnB , Distrito Federal - disse:
    laistiusia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito Bom!


  • EDSON FRANCELINO DE MORAES PEREIRA, ESCOLA ESTADUAL PROFª EUNICE SOUZA DOS SANTOS , Mato Grosso - disse:
    edsonfran@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    concerteza o idealizador pensou bem pois, os nossos alunos so consegue aprender vendo na pratica e não dentro de sala de aula com quatro paredes como acontece na forma tradiconal. parabens ao professor


  • Samara Brito, Colégio Marista de Brasília , Distrito Federal - disse:
    s.ssaamm@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o vídeo! E a aula também.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.