Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As 4 estações: como acontece?

 

12/01/2009

Autor e Coautor(es)
Rafaela da Costa Pacheco
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Quais são as estações do ano e como elas acontecem.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer o sistema solar.
Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

Para que as crianças entendam como se dão as estações do ano o primeiro passo deve ser fazê-las entender a relação da terra e do sol nesse contexto.
Levar pra sala uma maquete que represente o movimento da terra em torno do sol e pedir às crianças que expliquem como elas o entendem. Anotar no quadro todas as informações passadas pelas crianças e perguntar se todas concordam com elas.
Depois de feito isso, explicar que o movimento da Terra em torno do sol dura 365 dias (1 ano), que dependendo da posição da Terra em relação ao sol, teremos os dias e as noites. Os lugares que recebem luz sendo os dias e os sem iluminação a noite e que esse movimento da Terra no seu próprio eixo se chama Rotação.
Explique também, que por causa de sua inclinação em seu eixo temos as mudanças de estações durante o ano, e a esse fenômeno demos o nome de Translação.
Com a maquete vá representando o movimento da terra e explicando que sua inclinação é o fator principal para que tenhamos as estações do ano. Dependendo da quantidade de luz que é projetada pra Terra temos as variações de estações: Verão, Inverno, Outono e Primavera.

Explique e exemplifique com a maquete mostrando a posição da Terra em relação ao sol de acordo com a estação.
Detalhe as características mais importantes de cada estação com exemplos fáceis e que as crianças reconheçam no seu dia a dia.

Peça que elas tragam para a próxima aula elementos que elas reconheçam como principais de cada estação, desde recorte de revista até folhas recolhidas. Peça pra trazerem também tesouras e pincéis.

2ª aula:

Antes de começar a fazer os quadros, o professor deve passar esse video reforçando os conceitos dados na aula anterior. Depois de feito isso, começar com a dinâmica.



Materiais necessários:
- 2 quadros de isopor grosso (será repartido em dois);
- Tinta guache nas cores: azul, laranja, vermelho, amarelo, rosa, preto e branco;
- Tesoura, cola de isopor e pincéis;
- Revistas e o que ao alunos trouxerem pra aula;
- Tachinhas (para uso da Professora).

Objetivo: Dividir a turma em 4 grupos e fazer com que eles montem um quadro representativo de cada estação e escrevam um texto explicando os fenômenos que acontecem pra que ela aconteça e durante o seu período.

Descrição da atividade:
- Dividindo o isopor em 2, forme 4 grupos e entregue uma parte para cada um. Divida as estações por grupo.
- Peça que cada grupo transforme o seu isopor em um quadro explicativo da sua estação, com suas características.
- Disponibilize os materiais em uma mesa e peça que cada grupo escolha os que ai precisar, eles podem trocar entre si.
- Depois de feito o quadro, os grupos devem escrever um texto explicando os fenômenos que acontecem antes e durante o seu período. Devem escrever sobre como é a incisão de luz na terra durante o período e falar das características que a Terra adquire.
- Ao final, cada grupo deve apresentar seu quadro e explicar pra todos os outros sua estação.
- A professora deve grudar com as tachinhas o texto no quadro e transforma-los em um mural das estações dentro da sala.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estações do ano Animação/simulação
Avaliação
Pela participação durante as duas aulas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.