Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo as diferenças - Ensino especial

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco Guilherme. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar direito-esquerdo
  • Reação mais rápida ao estímulo da pressa (pouco tempo)
  • Resolução de conflitos
  • Trabalhar atenção e detalhamento
  • Trabalhar o equilíbrio dinâmico
Duração das atividades
1 aula de (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado

Estratégias e recursos da aula

undefined

Corrida de Sapatos
Formam-se duas equipes, que são dispostas em fileira. Uma cadeira ou bandeirinha separa um time do outro. Os jogadores tiram os calçados, que são recolhidos, embaralhados e amontoados a uma distância de uns dez metros. Dá-se o sinal de início, e os jogadores devem sair pulando com o pé esquerdo, até encontrarem seus dois pés de calçado, calçando-os seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida, pulando com o pé direito. Os jogadores que calçarem trocados, ou não o calçarem direito, tem que calçar novamente, pois só vale retornar quando não se tiver qualquer ajuste para ser feito. Cada jogador que retornar à linha de partida marcará um ponto para a equipe. Ganhará a equipe que marcar o maior número de pontos.

Dica 2Professor, você pode interferir no grau de dificuldade dependendo do desenvolvimento do aluno e/ou integração da classe, como por exemplo:

ATV1

Amarrar os cadarços dos calçados iguais e depois amarrar os cadarços dos calçados diferentes (calçados trocados);

ATV1

Entrelaçar os pares de calçados dando um nó em seguida;

ATV3

Fazer com que os alunos procurem seus respectivos pares de calçado em dupla (juntos dois à dois);

ATV4

Fazer com que os alunos procurem, em dupla, os respectivos pares mas com apenas um integrante enchergando, o outro vendado;

atv5

Fazer com que os alunos procurem, em dupla, um vendado procurando e o outro apenas no comando de voz;

atv6

Aumentar o número de alunos, ao invés de serem apenas duplas, fazer grupos, dependendo do número de alunos na sala, com um, ou dois alunos vendados procurando sob o comando de outros dois ou três.

Avaliação

A avaliação será feita ao mesmo tempo da aula, com a efetiva participação dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.