Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Para mim ou para eu?

 

29/10/2009

Autor y Coautor(es)
Isabella Fernandes Pessoa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula contribuirá para que os alunos compreendam a função dos pronomes eu e mim, pois eles costumam confundir-se em relação à escolha da forma correta, no tocante à norma culta.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deverá saber o conceito de pronome pessoal do caso reto e pronome pessoal do caso oblíquo, e apresentar habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:
O professor dividirá a classe em grupos de três a cinco pessoas e será proposto que cada grupo passe a observar, em situações cotidianas, e a anotar frases verbais de alguns falantes da língua portuguesa, colocando mais ênfase no uso dos pronomes eu e mim, com o intuito de perceber o uso desses pronomes.
Juntamente com a classe, o professor estabelecerá descrição dos falantes que deverão ser observados. Segue sugestão:

undefined

É importante o professor dizer aos alunos que eles deverão escrever como realmente os falantes disseram, como por exemplo: para mim, para eu, preu, pra eu, pra mim. Será um excelente exercício de audição para os alunos com o intuito de captar as variantes da oralidade.
Os alunos podem, também se autorizados, gravar conversas em que o eu o mim são usados.
O professor deverá propor aos alunos que os resultados da pesquisa deverão ser expostos com suas respectivas tabelas, contendo o número dos dados, que deverão ser apresentados à turma, bem como um texto dissertativo sobre as observações e a conclusão do grupo. 


2ª aula:
Apresentação e exposição dos resultados da pesquisa para toda a classe com o objetivo de conhecer as possibilidades de uso da língua oral. A apresentação dará condições para que o aluno desenvolva a oralidade, a leitura e a escrita.
Caso houver gravação de áudio, a hora de mostrá-la é agora.
Os alunos deverão apresentar a tabela ou gráfico com os dados e o texto dissertativo sobre as observações e a conclusão do grupo. É importante que as tabelas ou gráficos fiquem expostos no mural da sala para ser consultados na próxima aula.
Ao final da explanação dos alunos, o professor pergunta aos grupos se o índice de pessoas que empregou o uso correto dos pronomes eu e mim foi grande.

3ª aula:
O professor iniciará a aula, dizendo que o uso dos pronomes eu e mim causa confusão em relação ao uso culto (padrão). Em seguida deverá apresentar algumas frases onde essa dificuldade aparece, tais como:
• O senhor diz para mim parar de beber.
• Por favor, passe o jornal para mim.
• Esta história deu problema para eu.
• A florista disse para eu entregar as flores.
Durante a demonstração das frases, o professor pode perguntar aos alunos qual ou quais das frases está/estão escritas de acordo com a norma padrão. Poderá perguntar, também, quais formas eram mais utilizadas pelos falantes durante as observações.
Após ouvir os alunos, o professor dirá que, de acordo com a norma padrão, nunca devemos usar as formas eu e tu depois de preposições, a menos que essas formas pronominais desempenham a função de sujeitos de verbos no infinitivo. Como exemplo o professor pode corrigir a frase dada como exemplo: O senhor diz para eu parar de beber. E mostrar aos alunos que o pronome eu, está corretamente emprego na última frase: A florista disse para eu entregar as flores.
É importante mostrar que, na função de complemento, a preposição obriga o uso do pronome oblíquo átono mim. Como no exemplo citado acima: Por favor, passe o jornal para mim.
O professor poderá apresentar aos alunos uma atividade que os ajudem a identificar o emprego correto dos pronomes pessoais eu e mim. Apresentamos abaixo um exercício para que os alunos identifiquem o emprego correto dos pronomes.

undefined

Em seguida, o professor deverá corrigir o exercício em sala, socializando as respostas. Ao final da correção, pergunta aos grupos se o índice de pessoas que empregou o uso correto dos pronomes eu e mim foi grande.

Recursos Complementares

ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Gramática - Texto:análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2006.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva – Texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2005.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante o processo de apresentação dos grupos referente a pesquisa entre os falantes de Língua Portuguesa. O professor deverá observar no aluno a pronúncia, a habilidade de expressar as ideias, o uso correto da gramática e o vocabulário apropriado para o nível da turma. O professor deverá atentar-se se o texto dissertativo contendo as observações do grupo está coerente e coeso e se eles souberam identificar de forma clara os pontos mais relevantes da pesquisa.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.