29/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Professor Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Esta aula contribuirá para que os alunos compreendam a função dos pronomes eu e mim, pois eles costumam confundir-se em relação à escolha da forma correta, no tocante à norma culta.
O aluno já deverá saber o conceito de pronome pessoal do caso reto e pronome pessoal do caso oblíquo, e apresentar habilidades de leitura e de escrita.
1ª aula:
O professor dividirá a classe em grupos de três a cinco pessoas e será proposto que cada grupo passe a observar, em situações cotidianas, e a anotar frases verbais de alguns falantes da língua portuguesa, colocando mais ênfase no uso dos pronomes eu e mim, com o intuito de perceber o uso desses pronomes.
Juntamente com a classe, o professor estabelecerá descrição dos falantes que deverão ser observados. Segue sugestão:
É importante o professor dizer aos alunos que eles deverão escrever como realmente os falantes disseram, como por exemplo: para mim, para eu, preu, pra eu, pra mim. Será um excelente exercício de audição para os alunos com o intuito de captar as variantes da oralidade.
Os alunos podem, também se autorizados, gravar conversas em que o eu o mim são usados.
O professor deverá propor aos alunos que os resultados da pesquisa deverão ser expostos com suas respectivas tabelas, contendo o número dos dados, que deverão ser apresentados à turma, bem como um texto dissertativo sobre as observações e a conclusão do grupo.
2ª aula:
Apresentação e exposição dos resultados da pesquisa para toda a classe com o objetivo de conhecer as possibilidades de uso da língua oral. A apresentação dará condições para que o aluno desenvolva a oralidade, a leitura e a escrita.
Caso houver gravação de áudio, a hora de mostrá-la é agora.
Os alunos deverão apresentar a tabela ou gráfico com os dados e o texto dissertativo sobre as observações e a conclusão do grupo. É importante que as tabelas ou gráficos fiquem expostos no mural da sala para ser consultados na próxima aula.
Ao final da explanação dos alunos, o professor pergunta aos grupos se o índice de pessoas que empregou o uso correto dos pronomes eu e mim foi grande.
3ª aula:
O professor iniciará a aula, dizendo que o uso dos pronomes eu e mim causa confusão em relação ao uso culto (padrão). Em seguida deverá apresentar algumas frases onde essa dificuldade aparece, tais como:
• O senhor diz para mim parar de beber.
• Por favor, passe o jornal para mim.
• Esta história deu problema para eu.
• A florista disse para eu entregar as flores.
Durante a demonstração das frases, o professor pode perguntar aos alunos qual ou quais das frases está/estão escritas de acordo com a norma padrão. Poderá perguntar, também, quais formas eram mais utilizadas pelos falantes durante as observações.
Após ouvir os alunos, o professor dirá que, de acordo com a norma padrão, nunca devemos usar as formas eu e tu depois de preposições, a menos que essas formas pronominais desempenham a função de sujeitos de verbos no infinitivo. Como exemplo o professor pode corrigir a frase dada como exemplo: O senhor diz para eu parar de beber. E mostrar aos alunos que o pronome eu, está corretamente emprego na última frase: A florista disse para eu entregar as flores.
É importante mostrar que, na função de complemento, a preposição obriga o uso do pronome oblíquo átono mim. Como no exemplo citado acima: Por favor, passe o jornal para mim.
O professor poderá apresentar aos alunos uma atividade que os ajudem a identificar o emprego correto dos pronomes pessoais eu e mim. Apresentamos abaixo um exercício para que os alunos identifiquem o emprego correto dos pronomes.
Em seguida, o professor deverá corrigir o exercício em sala, socializando as respostas. Ao final da correção, pergunta aos grupos se o índice de pessoas que empregou o uso correto dos pronomes eu e mim foi grande.
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Gramática - Texto:análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2006.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva – Texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2005.
A avaliação deverá ocorrer durante o processo de apresentação dos grupos referente a pesquisa entre os falantes de Língua Portuguesa. O professor deverá observar no aluno a pronúncia, a habilidade de expressar as ideias, o uso correto da gramática e o vocabulário apropriado para o nível da turma. O professor deverá atentar-se se o texto dissertativo contendo as observações do grupo está coerente e coeso e se eles souberam identificar de forma clara os pontos mais relevantes da pesquisa.
Quatro estrelas 5 classificações
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11/06/2012
Três estrelasGostei da aula. Ela clarificou algumas questões e fez com que surgisse novas ideias para a melhoria de discernimento dos alunos.
12/03/2011
Cinco estrelasa aula do professor foi muito bom
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bacana essa aula. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula muito legal! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasSão pequenos erros cometidos pelos alunos, mas depois da explicação do professor(a) eles compreendem.