Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura de fábulas: recursos utilizados para a construção do processo de representação

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marilda Clareth Bispo de Oliveira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Desenvolver estratégias de leitura.

2. Identificar a função e o papel dos personagens

3. Identificar a relação simbólica, a relação de representaçao própria da linguagem literária.
4. Reconhecer o tema discutido pelo autor.
5. Determinar a intenção discursiva do texto.
6. Perceber estratégias discursivas utilizadas para a construção de sentido pretendido: a personificação, a metáfora

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura

Estratégias e recursos da aula

1ª ETAPA
1. Pedir aos alunos para lerem o texto apresentado abaixo para fazerem as seguintes tarefas: encenar, preparar um a peça de teatro, ilustrar, criar uma história em quadrinhos, para representar a história narrada na fábula “A Lebre e a Tartaruga”. Para fazer este trabalho, o professor poderá organizar a turma em grupos formados por 04 alunos. Por sorteio ou escolha dos alunos determinar as tarefas de cada grupo.
Grupo I: Escreverá e encenará uma peça teatral,  a partir da leitura da fábula “ A lebre e a Tartaruga”
Grupo II – Escreverá uma história em quadrinhos  que represente a história narrada na fábula “A Lebre e a Tartaruga”.
Grupo III- Reescreverá a história narrada na fábula “ A Lebre e a Tartaruga”, ilustrando-a. Pode optar por organizar o trabalho em forma de livro.
Grupo IV – Criará uma apresentação em slides, power point, apresentando a história narrada na fábula “A Lebre e a Tartaruga”
Grupo VI – Organizar um mural para expor o seguinte material: o texto da fábula,”A Lebre e a Tartaruga”, informações sobre o gênero fábula, autores importantes, a estrutura da fábula, objetivos...

A Lebre a Tartaruga

    Um dia, uma Lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentidão da Tartaruga. A Tartaruga sorriu e disse: "Pensa você ser rápida como o vento; Mas Eu a venceria numa corrida."
A Lebre claro, considerou sua afirmação algo impossível, e aceitou o desafio. Convidaram então a Raposa, para servir de juiz, escolher o trajeto e o ponto de chegada.

E no dia marcado, do ponto inicial, partiram juntos. A Tartaruga, com seu passo lento, mas firme, determinada, em momento algum, parou de caminhar.
Mas a Lebre, confiante de sua velocidade, despreocupada com a corrida, deitou à margem da estrada para um rápido cochilo. Ao despertar, embora corresse o mais rápido que pudesse, não mais conseguiu alcançar a Tartaru ga, que já cruzara a linha de chegada, e agora descansava tranqüila num c anto.
Autor: Esopo

Moral da história: Ao trabalhador que realiza seu trabalho com zelo e persistência, sempre o êxito o espera.

O texto "A Lebre e a Tartaruga" está disponível no endereço abaixo.

http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm

2ª ETAPA

1. Assistir ao vídeo “A Lebre e a Tartaruga” com os alunos o vídeo e depois fazer as atividades propostas.

 http://www.youtube.com/watch?v=OLoh42zGjQQ


2. Após a apresentação do vídeo “A Lebre e a Tartaruga”, organizar a turma em grupos de 04 alunos e propor o trabalho escrito, a partir das questões abaixo. Apesar de ser em grupo, cada um dos alunos deve formular a sua resposta por escrito, em seu caderno. O professor participará deste processo como mediador, orientando e problematizando as questões.

2.1.  Em poucas linhas, conte a história narrada.

2.2. Quando e onde aconteceu a história?

2.3. Apresente, em poucas palavras, os personagens principais da fábula.
2.3. Na fábula, há um conflito que desencadeia outras ações. Qual é o conflito?
2.4. A Lebre tinha todas as condições para vencer a corrida. Por que isto não aconteceu?
2.5. O que permitiu a vitória da Tartaruga? Por quê?


2.5 Na fábula, o autor usa a estratégia de personificação dos personagens.Explique o uso deste recurso.

2.6.  A Lebre e a Tartaruga representam que tipo de seres humanos? Comente a sua resposta, com base no texto.


2.6. O que a leitura da fábula pode nos ensinar?


2.7. Os personagens assumem atitudes ou comportamentos humanos. Em poucas palavras apresente o comportamento da Lebre e da Tartaruga.


2.8. Com base na leitura da fábula, escreva qual é a atitude ou comportamento defendido e qual é censurado pelo autor.

2.9.. Escreva uma outra  moral  para a fábula?

2.10. A lebre e a tartaruga podem representar alguma pessoa que você conhece? Quem? Justifique a sua resposta.

2.11. Encontre um exemplo de pessoa, em sua vida, em jornais, no cenário político, em algum programa de televisão ou em algum outro texto que você tenha lido, que pode representar o mesmo papel que a Lebre e a Tartaruga representam, na história narrada na fábula.

2.12. O que você aprendeu com esta fábula que pode ser aplicado em sua vida? Justifique a sua resposta.

2.13.  Você  se identifica com a lebre ou com a tartaruga? Por quê?

2.14. Quais foram os recursos usados para representar a esperteza da Lebre e a lentidão da Tartaruga n o vídeo?

2.15. Qual é o tema discutido na fábula?


2.16. O objetivo principal do autor é narrar uma história? Justifique a sua resposta.


2.17. Apresente a opi nião defendida pelo autor do texto.

2.18. Escreva uma história que você tenha vivido ou presenciado que seja semelhante a da fábula da Lebre e da Tartaruga. Você também pode inventar uma história, desde que mantenha a mensagem, o ensinamento pretendido.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação

Uma proposta de avaliação é a leitura, atentando-se para os recursos usados no texto e no vídeo. A comparação entre as formas de representação nos diferentes meios de representação pode ser uma forma de avaliar e verificar outras dificuldades.
Leitura da fábula “ A Lebre e a Tartaruga”
Um dia a Lebre encontrou a Tartaruga e ridicularizou o seu passo lento e miudinho.
- Muito bem - respondeu a Tartaruga sorrindo. – Apesar de seres tão veloz como o vento, vou ganhar-te numa corrida.
A Lebre, pensando que tal era impossível, aceitou o desafio. Resolveram entre elas que a raposa escolheria o percurso e seria o árbitro da corrida. No dia combinado, encontraram-se e partiram juntas.
A Tartaruga começou a andar no seu passo lento e miudinho, nunca parando pelo caminho, direto até à meta.
A Lebre largou veloz, mas algum tempo depois deitou-se à beira do caminho e adormeceu. Quando acordou, recomeçou a correr o mais rapidamente que pode. Mas já era tarde... Quando chegou à meta, verificou que a Tartaruga tinha ganho a aposta e que já estava a descansar confortavelmente.

Moral da história:
Devagar mas com persistência completará todas as tarefas.
O professor deverá pedir aos alunos que façam a leitura da fábula “A Lebre e a Tartaruga” para compararem as semelhanças e diferenças, considerando as duas formas de representação da história, tendo em vista os recursos utilizados no vídeo e no texto.A observação de como é representada a agilidade e a lentidão, as características das personagens pode facilitar o entendimento das estratégias ou recursos utilizados, o modo de produzir, construir sentidos, de acordo com a intenção pretendida pelo autor.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • luciene, Escola Estadual José Amâancio dos Santos , Minas Gerais - disse:
    lucieneramosfranco326@gmai.com

    03/08/2013

    Cinco estrelas

    muito bom. Já havia elaborado prova com esse texto, mas não inclinei a desenvolver o tema. Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.