30/11/2009
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
1. Desenvolver estratégias de leitura.
2. Identificar a função e o papel dos personagens
3. Identificar a relação simbólica, a relação de representaçao própria da linguagem literária.
4. Reconhecer o tema discutido pelo autor.
5. Determinar a intenção discursiva do texto.
6. Perceber estratégias discursivas utilizadas para a construção de sentido pretendido: a personificação, a metáfora
Habilidades básicas de leitura
A Lebre a Tartaruga
Um dia, uma Lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentidão da Tartaruga. A Tartaruga sorriu e disse: "Pensa você ser rápida como o vento; Mas Eu a venceria numa corrida."
A Lebre claro, considerou sua afirmação algo impossível, e aceitou o desafio. Convidaram então a Raposa, para servir de juiz, escolher o trajeto e o ponto de chegada.
E no dia marcado, do ponto inicial, partiram juntos. A Tartaruga, com seu passo lento, mas firme, determinada, em momento algum, parou de caminhar.
Mas a Lebre, confiante de sua velocidade, despreocupada com a corrida, deitou à margem da estrada para um rápido cochilo. Ao despertar, embora corresse o mais rápido que pudesse, não mais conseguiu alcançar a Tartaru ga, que já cruzara a linha de chegada, e agora descansava tranqüila num c anto.
Autor: Esopo
Moral da história: Ao trabalhador que realiza seu trabalho com zelo e persistência, sempre o êxito o espera.
O texto "A Lebre e a Tartaruga" está disponível no endereço abaixo.
http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm
1. Assistir ao vídeo “A Lebre e a Tartaruga” com os alunos o vídeo e depois fazer as atividades propostas.
2. Após a apresentação do vídeo “A Lebre e a Tartaruga”, organizar a turma em grupos de 04 alunos e propor o trabalho escrito, a partir das questões abaixo. Apesar de ser em grupo, cada um dos alunos deve formular a sua resposta por escrito, em seu caderno. O professor participará deste processo como mediador, orientando e problematizando as questões.
2.1. Em poucas linhas, conte a história narrada.
2.2. Quando e onde aconteceu a história?
2.3. Apresente, em poucas palavras, os personagens principais da fábula.
2.3. Na fábula, há um conflito que desencadeia outras ações. Qual é o conflito?
2.4. A Lebre tinha todas as condições para vencer a corrida. Por que isto não aconteceu?
2.5. O que permitiu a vitória da Tartaruga? Por quê?
2.5 Na fábula, o autor usa a estratégia de personificação dos personagens.Explique o uso deste recurso.
2.6. A Lebre e a Tartaruga representam que tipo de seres humanos? Comente a sua resposta, com base no texto.
2.6. O que a leitura da fábula pode nos ensinar?
2.7. Os personagens assumem atitudes ou comportamentos humanos. Em poucas palavras apresente o comportamento da Lebre e da Tartaruga.
2.8. Com base na leitura da fábula, escreva qual é a atitude ou comportamento defendido e qual é censurado pelo autor.
2.9.. Escreva uma outra moral para a fábula?
2.10. A lebre e a tartaruga podem representar alguma pessoa que você conhece? Quem? Justifique a sua resposta.
2.11. Encontre um exemplo de pessoa, em sua vida, em jornais, no cenário político, em algum programa de televisão ou em algum outro texto que você tenha lido, que pode representar o mesmo papel que a Lebre e a Tartaruga representam, na história narrada na fábula.
2.12. O que você aprendeu com esta fábula que pode ser aplicado em sua vida? Justifique a sua resposta.
2.13. Você se identifica com a lebre ou com a tartaruga? Por quê?
2.14. Quais foram os recursos usados para representar a esperteza da Lebre e a lentidão da Tartaruga n o vídeo?
2.15. Qual é o tema discutido na fábula?
2.16. O objetivo principal do autor é narrar uma história? Justifique a sua resposta.
2.17. Apresente a opi nião defendida pelo autor do texto.
2.18. Escreva uma história que você tenha vivido ou presenciado que seja semelhante a da fábula da Lebre e da Tartaruga. Você também pode inventar uma história, desde que mantenha a mensagem, o ensinamento pretendido.
Para enriquecer a aula.
http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~sdullius/objeto2/fabula_lebre.htm
Avaliação
Uma proposta de avaliação é a leitura, atentando-se para os recursos usados no texto e no vídeo. A comparação entre as formas de representação nos diferentes meios de representação pode ser uma forma de avaliar e verificar outras dificuldades.
Leitura da fábula “ A Lebre e a Tartaruga”
Um dia a Lebre encontrou a Tartaruga e ridicularizou o seu passo lento e miudinho.
- Muito bem - respondeu a Tartaruga sorrindo. – Apesar de seres tão veloz como o vento, vou ganhar-te numa corrida.
A Lebre, pensando que tal era impossível, aceitou o desafio. Resolveram entre elas que a raposa escolheria o percurso e seria o árbitro da corrida. No dia combinado, encontraram-se e partiram juntas.
A Tartaruga começou a andar no seu passo lento e miudinho, nunca parando pelo caminho, direto até à meta.
A Lebre largou veloz, mas algum tempo depois deitou-se à beira do caminho e adormeceu. Quando acordou, recomeçou a correr o mais rapidamente que pode. Mas já era tarde... Quando chegou à meta, verificou que a Tartaruga tinha ganho a aposta e que já estava a descansar confortavelmente.
Moral da história:
Devagar mas com persistência completará todas as tarefas.
O professor deverá pedir aos alunos que façam a leitura da fábula “A Lebre e a Tartaruga” para compararem as semelhanças e diferenças, considerando as duas formas de representação da história, tendo em vista os recursos utilizados no vídeo e no texto.A observação de como é representada a agilidade e a lentidão, as características das personagens pode facilitar o entendimento das estratégias ou recursos utilizados, o modo de produzir, construir sentidos, de acordo com a intenção pretendida pelo autor.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/08/2013
Cinco estrelasmuito bom. Já havia elaborado prova com esse texto, mas não inclinei a desenvolver o tema. Obrigada.