Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Probabilidades: história e conceito

 

21/11/2008

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Compreender o conceito fundamental para o cálculo de Probabilidades.
- Desenvolver o cálculo mental aproximado na resolução de problemas probabilísticos.
- Conhecer fatos históricos sobre o surgimento da Teoria das Probabilidades.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Números e operações.
Porcentagem.
Estratégias e recursos da aula


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1095/imagens/bau_historias.gif

Professor,

Que tal iniciar sua aula contando uma breve história sobre o surgimento da Teoria das Probabilidades?

Vários são os fatos históricos relatados que deram início ao surgimento e uso das probabilidades, cada qual dando ênfase ao enfoque filosófico de seu interesse. O contexto inicial que apresento é baseado na teoria que apresenta o crescimento da ciência e da tecnologia a partir da situação do mercado, ou seja, das necessidades econômicas. No decorrer desta aula vamos verificar outras leituras sobre a história das probabilidades que só vem acrescentar à contextualização do tema.

Vamos lá!

O uso de probabilidades teve início por volta do século XVII onde se iniciaram, devido ao roubo e naufrágio de cargas, o pagamento de seguros e anuidades. Os comerciantes mesopotâmicos e fenícios pagavam os seguros para não terem prejuízos com as cargas roubadas ou naufragadas.

Os gregos e os romanos prosseguiram com tal atitude e os comerciantes italianos, que já navegavam no mundo moderno, perpetuaram as estratégias usadas pelas primeiras seguradoras. Pouco se sabe sobre as técnicas de cálculo utilizadas para determinar os valores a serem pagos, mas sabemos que se baseavam nas probabilidades de ocorrência dos acidentes, roubos ou naufrágios.

Se considerarmos o momento histórico do desenvolvimento da Ciência dos dados e dos experimentos biológicos, que utilizavam Estatística e Probabilidade teremos o surgimento da Probabilidade apenas no século XIX. Já se levarmos em conta o desenvolvimento das teorias de medição, que somente surgiram no século XVIII, poderemos até argumentar que antes do século XVII a teoria das Probabilidades ainda não era aplicada.

Quer saber mais? Leia a Dissertação de Sandra Rotunno indicada nas referências.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1095/imagens/problematizacao.gif

Vamos aos desafios.
Desafie os alunos a responderem as seguintes questões:

Momento 1 -

- Tenho aqui uma moeda. Se jogá-la para o alto qual a chance de sair coroa?
- Peça a um dos alunos que respondeu a questão que relate como pensou.
- Interrogue os alunos até que eles cheguem a uma conclusão que relacione o todo (100%) e as partes (50%).
- Previamente construa um tetraedro e indague os alunos quanto a chance de sair uma das faces, depois de numerá-las.
-  Agora na mesma linha de raciocínio utilize um dado, quais as chances de ao lançar o dado se obter um número maior que 4?


A partir dessas indagações construídas a partir do conhecimento prévio dos alunos apresente no quadro-de-giz o conceito fundamental para o cálculo com probabilidades.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1095/imagens/instrumentalizacao.gif

Se em um fato aleatório as possibilidades são igualmente aceitáveis, então a probabilidade de ocorrer um evento A é:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1095/imagens/probab1.gif

Teríamos então:

A) no caso do lançamento da moeda: 1/2 = 50%                       B) no caso do lançamento do dados (número maior que 4): 2/6 = 33%

Agora é a vez dos alunos:

Professor, não esqueça!
Agora vamos realizar atividades no laboratório de informática, se nunca trabalhou com os alunos, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente.Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?

No laboratório de informática, apresente a proposta do Recurso Educacional "Probabilidade", e solicite que realizem os jogos "Sorteio na Caixa" e "Roleta/Roda Mágica" (Atividade 01):
 

Probabilidade: a matemática ao acaso
Se estiver offline, clique no link acima após baixar a aula.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1095/imagens/sorteio_caixa.gif

Se estiver online, clique na imagem e acesse o jogo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1095/imagens/roleta.gif 

Se estiver online, clique na imagem e acesse o jogo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1095/imagens/CATARSE.gif

Momento 2 -

Solicite aos alunos que retornem ao Jogo "Sorteio na Caixa" e leiam atentamente a história sobre as probabilidades.
Com base no texto apresentado no jogo e nos sítios sugeridos a seguir, solicite que aos alunos que apresentem, em forma de dissertação, novos fatos históricos que apresentam a história do surgimento das probabilidades e ao menos duas atividades de probabilidade que utilizem cartas de um baralho.

Obs: Se seus alunos nunca realizaram uma produção textual nas aulas de matemática como a proposta nesta elabore um roteiro.
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1095/imagens/sitios1.gif

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1095/imagens/PRATICASOCIALFINAL.gif

Faça uma caixa e solicite que os alunos reescrevam suas atividades sobre probabilidade, realizadas no momento de catarse, utilizando cartas de um baralho em tiras de papel.
Misture as atividades e passe a caixinha para que os alunos sorteiem atividades aleatoriamente. Ah... Antes de passar a caixa que tal verificarem qual a probabilidade de pegar seu próprio problema para resolver?


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1095/imagens/REFERENCIAS.gif
 

ROTUNNO, Sandra A. Estatística e probabilidade: um estudo sobre a inserção desses conteúdos no ensino fundamental. Dissertação. Mestrado em Educação. Universidade Federal do Paraná. Disponível em: <http://dspace.c3sl.ufpr.br:8080/dspace/bitstream/1884/12350/1/DISSERTA_17102007.pdf>.Acesso em: 10 de nov. de 2008.

BARCO, Luiz. Certezas e incertezas no jogo das probabilidades. Superinteressante. Ed. 31. Abril de 1990. Disponível em: <http://super.abril.com.br/superarquivo/1990/conteudo_112019.shtml>.Acesso em 09 de nov. de 2008.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Probabilidade: a matemática ao acaso Animação/simulação
Recursos Complementares
O professor complementar a aula com atividades como a disponibilizada em:

1) Veja na sala de aula: Convide a moçada para uma aposta em que todos ganham. Edição 1874, 6 de outubro de 2004. Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/saladeaula/conteudo_aberto/poquer.html. Acesso em: 09 de nov. de 2008.

Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.