Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A leitura do poema

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
Marilda Clareth Bispo de Oliveira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Identificar a estrutura narrativa em poesia.
2. Reconhecer a força argumentativa presente em um discurso
3. Estabelecer a relação entre a estratégias argumentativa narrativas no discurso.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura

Estratégias e recursos da aula

1º Momento
1. Leitura de imagem. Apresente em slide ou em transparência a imagem de um caranguejo e peça para os alunos observarem. Pedir aos alunos para observarem a imagem e responderem por escrito as perguntas propostas. 


a) Como ele é?
b) O que está fazendo?
c) Em que ambiente os caranguejos vivem?
d) Qual é a importância do caranguejo?
e) O caranguejo pode ser tema de poesia?
f) Você acha que a imagem do caranguejo pode ser um recurso ou um motivo usado por poetas para escrever poesias?
g) O caranguejo pode representar uma pessoa em um texto literário? Como?
h) Quais características, atitudes ou comportamentos de uma pessoa que o caranguejo pode representar?

2. Organizar a turma em grupos de 04 alunos e pedir para fazerem as seguintes tarefas:

2.1. Escrever um texto com o objetivo de  descrever, isto é, apresentar o caranguejo da imagem para um colega que não veio á aula. Dizer como é, onde vive, o que faz, quem ele representa. 

2.2.Escrever um texto narrativo, uma história ou uma fábula, cujo personagem principal seja o caranguejo. Pode inventar outros personagens, imaginar que o caranguejo representa um determinado tipo de pessoa.O objetivo ao escrever o texto é de representar um acontecimento ou situação vivida e transmitir uma mensagem, um ensinamento.

2.3. Escrever um texto argumentativo para responder a pergunta: Um caranguejo pode ser tema de poesia? Justifique a sua resposta, usando argumentos que confirmem a sua opinião.

2º Momento

2. Pedir para os alunos fazerem a leitura silenciosa do poema e depois pedir que leiam em voz alta.

Se achante

Era um caranguejo muito se achante.
Ele se achava idôneo para flor.
Passava por nossa casa
Sem nem olhar de lado.
Parece que estava montado num coche
de princesa.
Ia bem devagar
Conforme o protocolo
A fim de receber aplausos.
Muito achante demais.
Nem parou para comer goiaba.
(Acho que quem anda de coche não come goiaba.)
Ia como se fosse tomar posse de deputado.
Mas o coche quebrou
E o caranguejo voltou a ser idôneo para mangue.
(Manoel de Barros)

Poema disponível no endereço abaixo

http://eternessencias.blogspot.com/2007/10/se-achante.html

2. Após a leitura, organizar a turma em grupos formados por 04 alunos  para que discutam as questões propostas.

a) Sobre quem o poema fala?
b) O Caranguejo criou uma imagem sobre si mesmo. Como ele se descrevia?
c) A personificação é um recurso usado pelo autor para determinar as características humanas do caranguejo. Quais características do comportamento humano o caranguejo representa?
d) Qual é a história narrada no poema?
e) Conte o desfecho da história.
f) Qual é o objetivo principal do autor ao escrever este poema?
g) Após ler este poema, o que você sentiu em relação ao caranguejo?
h) O Caranguejo pode representar alguém que você conhece? Por quê?

3.1. O que significam as expressões que aparecem nos versos do poema, indicados abaixo?
a) “se achante” (V.1)
b) idôneo (V.2)
c) coche (V. 5)
d) protocolo

4. Preencha o quadro abaixo.

Elementos do poema  O que representa cada um doas elementos destacados?
1. caranguejo
2. Flor
3. sem nem olhar de lado
4. coche de princesa
5. andar devagar
6. receber aplausos
7. goiaba
8. deputado
9. mangue


3.3. O caranguejo gostava de viver no mangue? Por quê?
3.4. A idéia expressa no verso “O caranguejo era muito se achante” se repete duas vezes. Quais versos explicam o que o autor quer dizer a partir desta afirmação?
3.5. O verso que apresenta o conflito da narrativa é:
a) era se achante demais
b) Ele se achava idôneo para flor
c) Ia devagar
d) Nem parou para comer goiaba
e) Mas o coche quebrou.

3.6. O elemento lingüístico que assume a função de conector e marca uma oposição ou quebra da estabilidade na situação inicial, isto é, o início do conflito, na história, é .........
3.7. Escreva a idéia defendida no text o e um argumento que a comprove.
3.8. Quais argumentos comprovam que o caranguejo era “ se achante”?
3.9. No verso “ Ele se achava idôneo para flor”, há uma ambigüidade. Identifique-a.
3.10. Além de outros recursos, a fábula contribui para a construção de sentidos do poema. Comente esta afirmativa.

Recursos Complementares
Avaliação


Escreva uma história em que a personagem principal assume a mesma atitude do caranguejo. Você pode manter o desfecho ou modificá-lo, de acordo com o seu objetivo comunicativo principal. Para escrever esta história, você pode escolher um(a) amigo(a) que tenha um comportamento semelhante ao do caranguejo para se inspirar.Crie, então o personagens, a situação, o ambiente e a moral da história.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.