21/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Olá, Professor!
Proponho que inicie sua aula solicitando aos alunos que apresentem as características que eles conhecem dos triângulos. Solicite a um aluno que vá anotando no quadro de giz ou anote você mesmo.
Após todas as características apresentadas peça que em duplas eles reúnam todas as características e escrevam definições para o triângulo que contemplem o máximo de características presentes no quadro.
Depois dessa atividade peça as duplas que apresentem oralmente as definicões construídas.
Agora chegou a hora de apresentar a sua definição professor. Eu usaria a que há na Wikipedia que diz:
No plano, triângulo é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três linhas retas que concorrem, duas a duas, em três pontos diferentes formando três lados e três ângulos internos que somam 180°. Também se pode definir um triângulo em superfícies gerais. Nesses casos, são chamados de triângulos geodésicos e têm propriedades diferentes.
O triângulo é o único polígono que não possui diagonais e cada um de seus ângulos externos é suplementar do ângulo interno adjacente. O perímetro de um triângulo é a soma das medidas dos seus lados. Denomina-se a região interna de um triângulo de região convexa e a região externa de região côncava.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Triângulo
*Esta atividade pode despertar nos alunos a leitura apurada sobre um determinado objeto, o que tornará mais fácil a realização da atividade no laboratório de informática.
Agora é a hora dos alunos, em duplas:
Discuta a atividade realizada na aula anterior e procure sanar todas as dúvidas existentes. Apresente os 5 primeiros minutos do vídeo a seguir:
Agora vamos realizar atividades no laboratório de informática, se nunca trabalhou com os alunos no laboratório, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?
1. Em duplas, solicite aos alunos que explorem o objeto a seguir .
Clique na imagem para acessar o objeto.
2. Oriente para que escolham dois dos elementos a seguir, mediana, altura, mediatriz, bissetriz e da reta de Euler para análise no triângulo.
3. Os alunos inicialmente deverão responder as seguintes questões quanto aos elementos escolhidos:
Retome com os alunos as definições apresentadas no blog e reconstrua cada uma das definições para cada elemento (mediana, altura, mediatriz, bissetriz e da reta de Euler) contemplando dados de todas as duplas, se possível, e agregando informações relevantes.
Nome | Tipo |
---|---|
Rectas y Circunferencias Notables de un Triángulo | Animação/simulação |
Uma estrela 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Uma estrelaA aula é excelente pois, trabalha diversos conteúdos com metodologias diferentes