19/11/2008
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
As estratégias a serem utilizadas serão:
1ª. Aula:
Desenvolva toda a aula no laboratório de informática. Peça para que os alunos se dividam em grupos de até cinco alunos e que explorem o recurso abaixo:
A idéia do experimento é fazer algo parecido com um submarino, mas de modo a se poder observar facilmente o Princípio de Arquimedes. Trata-se de um arranjo onde se pode observar os efeitos das forças que atuam em um objeto imerso na água. A idéia é fazer um submarino com uma caneta dentro de uma garrafa de refrigerante.
Peça para os alunos anotarem os materiais que constam na “Tabela do Material” do referido recurso, e solicite que eles tragam estes materiais na próxima aula para que o experimento seja construído em sala de aula.
2ª. Aula:
Nessa aula é proposto que o professor desenvolva, juntamente com a participação dos alunos, os conceitos do Princípio de Arquimedes. O professor deverá demonstrar que o Empuxo (E) é a força vertical, dirigida para cima, que qualquer líquido exerce sobre um corpo nele mergulhado. Em seguida, demonstre a fórmula do Empuxo: E = d.V.g, onde “E” é o empuxo, “d” a densidade, “V” é o volume do objeto estudado e “g” a gravidade, partindo da densidade e da força peso (P = m.g).
Faça um estudo caso-a-caso do empuxo agindo num objeto parcialmente submerso, totalmente submerso no fundo do recipiente e em equilíbrio no meio do recipiente. Como é demonstrado abaixo: (fonte da explicação: http://www.fisica-potierj.pro.br/poligrafos/empuxo.htm )
1º Caso
Vamos mergulhar num líquido um corpo menos denso que o líquido. Ele vai flutuar com uma parte submersa.
2º Caso
Vamos mergulhar um corpo de mesma densidade que o líquido. Ele ficará totalmente submerso, numa situação de equilíbrio indiferente.
3º Caso
Vamos mergulhar um corpo mais denso do que o líquido. Ele ficará em contato com o fundo do recipiente.
Ao término da explicação, o professor deverá solicitar que os alunos pesquisem na internet e nos livros de física (disponíveis na escola) o referido Princípio na vida cotidiana do homem. É importante que o professor incentive e ajude os alunos a perceberem a relação entre os aspectos teóricos deste conceito físico com os práticos, de forma a favorecer um aprendizado significativo.
Sugestão:
O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: "A frase 'isso é apenas a ponta do iceberg!' é muito comum para sugerir que há muito mais a descobrir em determinadas situações. Como você a justifica do ponto de vista físico?". É importante que o professor incentive a discução entre os alunos a respeito desta pergunta e faça com eles o cálculo da porcentagem de um iceberg imerso no mar. O resultado dessa demonstração é que o volume de água do mar deslocado pelo gelo é 89,3% do volume do gelo, ou seja, a parte externa ("a ponta do iceberg") é de apenas 10,7% do seu volume total.
Nome | Tipo |
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Submarino na garrafa | Experimento prático |
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasadoreiii !