Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Machado: contos que encantam

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Luiza Scafutto
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O professor, enquanto mediador da aprendizagem, ajudará o aluno a:
• Conhecer as características do gênero Conto, enquanto narrativa ficcional marcada pela unidade dramática.
• Perceber as estratégias usadas pelo autor para criar e manter o interesse do leitor no desvendamento dos conflitos internos dos personagens.
• Identificar a estratégia narrativa de um narrador intruso, identificando a focalização do ponto de vista deste narrador.
• Apreciar o desfecho inesperado enquanto característica machadiana de avaliação dos valores sociais da sua época.
• Ampliar seu repertório lexical e, ao mesmo tempo, conscientizar-se da historicidade da língua.
• Conhecer um pouco sobre a vida e a obra Machado de Assis.

Duração das atividades
6 aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já devem ter algum conhecimento sobre a macroestrutura do conto e dos elementos constitutivos da narrativa (narrador, personagens, tempo e espaço).

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA


ATIVIDADE I

Com o objetivo de apresentar o autor dos contos que serão lidos, o professor passará para os alunos o episódio do Programa Mestres da Literatura, da TV Escola, que discorre sobre a vida e obra de Machado de Assis disponível no Portal em:
Machado de Assis, um mestre na periferia (25 minutos)

ATIVIDADE II

Antes de procedermos à leitura do conto de Machado de Assis O Relógio de Ouro, vamos realizar algumas atividades:

1. Você vai ler algumas características dos três personagens envolvidos no conto que vamos ler. Propositalmente, usamos algumas palavras desconhecidas usadas por Machado para descrevê-los. Após eliminar as dúvidas com o auxílio de um dicionário e/ou do próprio professor, levante uma hipótese sobre como é o relacionamento entre esses personagens:
a) LUÍS NEGREIROS: consorte de Clarinha, decifrador intrépido de charadas, de costumes pouco austeros quando solteiro, manifestava, em certas circunstâncias, furor, era um homem assomado, mas não podia ver mulher chorar;
b) CLARINHA: bonita, pálida, pequena, delgada, dócil, afável, enfim, cheia de predicados;
c) MEIRELES: pai de Clarinha, alegre, pilhérico, frívolo e não fora um marido exemplar.


2. Abaixo você vai conhecer dois trechos do conto e, a partir da sua leitura, vai tentar imaginar qual será o conflito que desencadeará o novelo narrativo.
“Agora contarei a história do relógio de ouro. Era um grande cronômetro, inteiramente novo, preso a uma elegante cadeia. Luís Negreiros tinha muita razão em ficar boquiaberto quando viu o relógio em casa, um relógio que não era dele, nem podia ser de sua mulher. Seria ilusão dos seus olhos? Não era: o relógio ali estava sobre uma mesa da alcova, a olhar para ele, talvez tão espantado, como ele, do lugar e da situação.”


“Luís Negreiros, depois de muito cogitar, inclinou-se à mais triste e deplorável das hipóteses. Uma idéia má começou a enterrar-se-lhe no espírito, à maneira de verruma, e tão fundo penetrou, que se apoderou dele em poucos instantes. Luís Negreiros era homem assomado quando a ocasião o pedia. Proferiu duas ou três ameaças, saiu do gabinete e foi ter com a mulher.”
(O professor deverá fazer uma leitura compartilhada com os alunos, destacando aspectos das construções sintáticas e das escolhas lexicais próprias da época)

ATIVIDADES DE LEITURA

O professor poderá encontrar o conto disponível em livros como Contos de Machado de Assis. São Paulo: DCL, 2003. – (Coleção o encanto do canto conto?) ou acessá-lo nos sites:


http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000192.pdf

http://www2.uol.com.br/machadodeassis/machado.html


ATIVIDADE III

1. Leitura individual
O professor solicitará aos alunos que leiam o conto e, paralelamente à leitura, preencham a FICHA: (solicitar que numerem os parágrafos do conto para facilitar o trabalho seguinte ou oferecer uma cópia com os parágrafos já numerados)

TÍTULO: O RELÓGIO DE OURO


Narrador e Foco narrativo:


Luís Negreiros (características):

Clarinha (características):

Meireles: (características):

Resumo do conflito:

Estratégias usadas pelo autor para criar e manter o interesse do leitor:

Resolução do conflito:

< p> ATIVIDADE IV


Discussão coletiva (após leitura individual)
Dispondo a turma em uma grande roda, com o conto e a ficha preenchida nas mãos, o professor coordenará uma discussão a partir dos seguintes questionamentos:
a) Observem as seguintes passagens do conto:
“Agora contarei a história do relógio de ouro.” (1º parágrafo);

“Estava molemente reclinada no sofá , com o livro aberto e, os olhos no livro, os olhos apenas, porque o pensamento, não tenho certeza se estava no livro, se em outra parte.” (2º parágrafo)

“Luís Negreiros lançou mão do relógio com uma expressão que eu não me atrevo a descrever.” (3º parágrafo)
“Por este motivo, e outros que são óbvios, compreenderá o leitor que o esposo de Clarinha se atirasse sobre uma cadeira...”
(4º parágrafo)


• Este “EU” participa efetivamente da história? Quem é ele?
• Ele sabe tudo o que se passa no interior dos personagens?
• Que leitor é esse com quem ele dialoga?
• Ao contar a história, qual dos personagens ele focaliza mais?
Pedir aos alunos que voltem à sua ficha e anotem as observações feitas sobre o narrador e o foco narrativo.


b) O conto é uma narrativa ficcional marcada pela unidade dramática, ou seja, é uma história que se desenvolve na busca da solução de um único conflito:

• Que fato deixou preocupado Luís Negreiros, o protagonista do conto?
• Que explicação ele atribuiu ao fato que se tornou o conflito do conto?
Pedir aos alunos que retornem à ficha para fazer anotações sobre o conflito.


• Como se comportou, inicialmente, a mulher em relação às reações do marido?
• Luís Negreiros foi ficando cada vez mais agressivo com o fato de a mulher não lhe dar uma resposta. Mas o desfecho da briga  foi adiado com a chegada de Meireles.
(Mostrar aos alunos que essa é uma das estratégias usadas pelo autor para criar e/ou manter o interesse do leitor no desvendamento dos conflitos internos dos personagens)
• Com a chegada do sogro, há uma mudança na atitude de Luís Negreiros. A que podemos atribuir essa mudança?
• Apesar da mudança do marido, Clarinha continuava muito magoada com ele. Ele atribuiu essa atitude da mulher a quê?
• Nós, leitores, ficamos sabendo, no início, as razões das diferenças de comportamento e reações de marido e mulher?
(Mostrar aos alunos que essa é uma das estratégias usadas pelo autor para criar e/ou manter o interesse do leitor no desvendamento dos conflitos internos dos personagens)
Pedir aos alunos que retornem à ficha para fazer anotações sobre as estratégias do autor.


c) Uma estratégia muito comum nas narrativas é a chamada técnica de flashback. Do 54º parágrafo ao 57º, o autor usa-a.
• As informações sobre a história do casal ajudam-nos a construir uma imagem de cada personagem. Vamos conversar sobre cada uma dessas imagens. Como poderíamos caracterizar Clarinha? E o marido? E Meireles?

Pedir aos alunos que retornem à ficha para fazer anotações sobre os personagens.

2. O desfecho da história surpreende o leitor e o próprio personagem.
• A imagem de Luís Negreiros, construída a partir da analogia abaixo, será confirmada no final?
“Luís Negreiros desmentiu as apreensões do sogro; o leão impetuoso dos outros dias, tornou-se um pacato cordeiro.” (55º parágrafo)
• Como vocês, alunos, avaliam o desfecho da história considerando a época em que ela acontece?

ATIVIDADE V

O aluno realizará uma leitura do conto A Carteira comparando com O Relógio de Ouro. Este conto poderá ser encontrado em livros como Contos de Machado de Assis. São Paulo: DCL, 2003. – (Coleção o encanto do conto) ou acessado no site:


http:// www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000169.pdf

1. Você teve a oportunidade de observar no conto O Relógio de Ouro a pr esença de um narrador intruso, que conversa com o leitor. Machado usa o mesmo tipo de narrador em A Carteira?
2. O conto se caracteriza pela unidade dramática. Em O Relógio de Ouro, o conflito moral estabelecido no interior do personagem Luís Negreiros se dá pela presença de um relógio masculino desconhecido em sua alcova. No conto A CAR TEIRA, quando encontrou muito dinheiro, Ho nório ficou diante de um conflito de ordem ética (moral):
a) O que a consciência de Honório mandava que ele fizesse?
b) O que os apuros da ocasião sugeriam que seria a melhor solução para o impasse?
3. Que estratégia Machado usou, neste conto, para criar e/ou manter o interesse do leitor no desvendamento do conflito interno do personagem?
4. Quando descobriu que a carteira era do amigo Gustavo, Honório não teve outra saída se não devolvê-la. Quando foi entregá-la, o amigo reagiu assim:
“Gustavo pegou dela precipitadamente, e olhou desconfiado para o amigo. Esse olhar foi para Honório como um golpe de estilete; depois de tanta luta com a necessidade, era um triste prêmio. Sorriu amargamente...”

a) Explique por que Gustavo “ olhou desconfiado para o amigo” e por que esse olhar “foi para Honório como um golpe de estilete”.

b) O adultério (triângulo amoroso), ora feminino ora masculino, é tema frequente da obra machadiana. Especifique, de cada um dos contos abaixo, por que são exemplos dessa temática:

a. O RELÓGIO DE OURO
b. A CARTEIRA

Recursos Complementares

Seria interessante que os alunos pudessem visitar o site oficial do escritor:

http://www.machadodeassis.org.br/

Avaliação

Com base nas atividades anteriores, preencha o quadro abaixo:
TÍTULO: A CARTEIRA
Narrador e Foco narrativo:

Honório (características):

Amélia (características):

Gustavo: (características):

Resumo do conflito:

Estratégias usadas pelo autor para criar e manter o interesse do leitor:

Resolução do conflito:

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Laiane , Universidade Federal do Ceará , Ceará - disse:
    laiane.clrr@yahoo.com.br

    28/10/2013

    Cinco estrelas

    As atividades propostas são muito boas e concerteza estimulará os alunos a lerem outros textos!


  • Puta da Esquina, Gâmbia - disse:
    putinhagatinha@hotmail.com

    11/09/2010

    Quatro estrelas

    Legalzinho...


  • MARIA JOSENIR DA SILVA NASCIMENTO, MANOEL DE CASTRO FILHO GOV EEFM , Ceará - disse:
    josenirnascimento@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula ríquíssima , pois além de explorar na prática as cacterísticas de alguns contos machadianos, propicia aos educandos uma viagem a respeito da vida e da obra de um maiores nomes da literatura realista, bem como algumas estratégias usadas pelo autor no processo de suas criações.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.