12/01/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Aula 1 - 2 aulas de 50 minutos
Inicie a aula com a exibição do Vídeo:
Após a exibição do vídeo, provoque um debate com os alunos explorando o conceito de lixo(resíduo sólido), tempo de decomposição dos materiais, quais as possibilidades de destinação e a relevância da coleta seletiva. Isso deve ser feito a partir dos elementos do vídeo e é fundamental que o professor permita aos alunos falarem suas percepções e interpretações. Para instigar os alunos, escreva no quadro o volume de lixo produzido na sua cidade mensalmente e a destinação deste lixo. Traga também uma tabela com o tempo de decomposição dos materiais. Tome nota no quadro dos principais pontos levantados e ao final divida a turma em 3 grupos conforme o tema:
Grupo 1 - Residuos Sólidos - Conceito, tempo de decomposição, volume produzido na cidade
Grupos 2 - Destinação do lixo produzido
Grupo 3 - Coleta Seletiva
Solicite que elaborem cartaz (es) - pode ser um ou vários - sintetizando a discussão da aula. Coordene a atividade de forma que os alunos abordem as principais questões relativas à temática segundo suas interpretações com base nas atividades.
Disponibilize revistas, jornais, tintas, enfim, materiais para que os alunos possam soltar sua criatividade. Guarde os cartazes, eles serão utilizados em exposição futura.
Ao final, solicite que tragam material para fabricação de papel reciclado.
* Atividade disponivel em: www.plenarinho.gov.br/ecologia/o-que-a-gente-pode-fazer/copy_of_como-reciclar-papel
Aula 2 - 3 aulas de 50 minutos
Nesta aula os alunos fabricarão papel reciclado. Conforme o número de alunos, divida a turma em grupos para a realização da atividade, disponível em: www.plenarinho.gov.br/ecologia/o-que-a-gente-pode-fazer/copy_of_como-reciclar-papel
É essencial que os alunos participem de todas as etapas do processo, picar o papel, peneirar a mistura, abrir a massa, enfim, o objetivo desta atividade é que os alunos participem efetivamente de todas as etapas. Durante a atividade, apresente e discuta os três R's - Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Ao final, todos os alunos devem ter produzido pelo menos uma folha de papel reciclado.
Depois desta aula, reúna os cartazes e as folhas de papel reciclado e organize uma exposição na escola, pode ser durante todo o turno de aula ou apenas em um momento - durante o intervalo, após este, no horário da aula de Geografia,etc.
Combine com seus alunos para que fiquem à disposição dos visitantes para explicações sobre o tema. Se possível, exiba o filme "É Tempo de Reciclar" aos visitantes da exposição. Distribua a receita do papel reciclado.
Caro Professor, você pode obter informações relevantes sobre este tema no link: campeche.inf.furb.br/sisga/pg1.html
Nome | Tipo |
---|---|
É tempo de reciclar | Animação/simulação |
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula foi muito bem elaborada e é de grande valia para os alunos .O tema é rico e foi desenvolvido de maneira dinâmica