Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A HISTÓRIA DA ESCRITA:pintura rupestre

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Analice Cordeiro dos Santos Victor e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a escrita como uma produção cultural produzida pelos homens ao longo de sua história.
  • Conhecer a origem da arte rupestre.
  • Levar os alunos a participarem da pintura e confecção da caverna.
Duração das atividades
2 aulas de 40 ou 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios para essa aula.

Estratégias e recursos da aula

1 Aula - Conhecendo modo de vida dos povos primitivos.

O (A) professor(a) assiste com os alunos a reportagem sobre o modo de vida dos povos primitivos disponível em:

h?v=3qeFdg7G434&feature=related

Depois o(a) professor(a) sugere o registro da reportagem por meio do desenho. Para isso, distribue com as crianças retângulos de cartolina, lápis de cor, hidrocor. Orienta as crianças a registrarem aspectos da moradia, alimentação, vestimentas e alguma descoberta/invenção. Em seguida, organiza as informações numa linha de tempo.

undefined

Fonte: Relatório da Prática pedagógica. Turma do 1º ano do EF, 2007.NEI-CAp/UFRN.

2 Aula - Usando a pintura rupestre para se comunicar.

Após a leitura de algumas informações pesquisadas e de imagens sobre o surgimento da escrita e da arte rupestre. O Professor (a) mostra imagens de pinturas rupestres do Sítio arqueológico do Lajedo de Soledade, localizado em Apodi/RN e de outros lugares do Brasil, do mundo para os alunos observarem o que está escrito. Em seguida, o(a) professor(a) propõe uma pintura na caverna.

undefinedundefined

Lajedo de Soledade-Apodi/RN Fonte:www.chaopotiguar.blogspot.com.

undefined 

Pintura rupestre encontrada no Parque Nacional da Serra da Capivara - Pi/BR

Fonte:http://wikimapia.org/6035647/pt/Parque-Nacional-da-Serra-da-Capivara

undefined

Pintura Rupestre da Altamira

Fonte:http://www.ibtimes.com.br/data/articleimgs/273-pinturas-rupestres-da-altamira.jpg

Para isso, solicita que os alunos imaginem situações cotidianas para escrever/desenhar nas paredes da caverna.Na confecção da caverna pode-se usar papelão ou caixas grandes abertas. Os alunos realizam as pinturas com tinta guache e pincel. Depois que a pintura secar os alunos montam a caverna no chão ou usa algum suporte, como exemplo uma mesa. Pode-se fazer as pedras usando papel de embrulho.

undefined

Fonte: Relatório da Prática pedagógica. Turma do 1º ano do EF, 2007.NEI-CAp/UFRN.

SUGESTÃO:

Em outro momento, pode-se realizar a pintura em pedras pequenas para us ar como encosto de por ta ou objeto de decora ção.

LEITURA COMPLEMENTAR

O(A) professor(a) poderá o texto "Desenhar e pintar é escrever? parte do livro Aventura da escrita:História de um desenho que virou letra, da escritora Lia Zatz.

undefined

undefined
Recursos Complementares

Pinturas rupestres do Lajedo de Soledade-Apodi/RN, disponívell em:

www.natalonline.com/lajedo_de_soledade_apodi/ 

Fundação do Museu do Homem Americano - pinturas rupestres.

http://www.fumdham.org.br/pinturas.asp

Origem das pinturas:

www.canalkids.com.br/arte/pintura/rupestre2.htm

Avaliação

Avaliar se o aluno:

  • Relata oralmente e por escrito fatos relacionados a origem das pinturas rupestres.
  • Participa com envolvimento da pintura da caverna.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • anubia, Diretoria Regional de Ensino de Araguaína , Tocantins - disse:
    anubiarodrigues84@gmail.com

    27/09/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Muito criativa a sua aula, deve ter sido uma experiência fantástica realizá-la.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.