06/12/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Compreender o processo da evolução da escrita.
Conhecer diferentes tipos de alfabeto e letras.
Conhecer os suportes da escrita.
Origem e evolução da escrita. Tipos de alfabeto.
O(A) professor(a) faz a leitura do livro A História da Escrita de Ruth Rocha. Depois inicia um diálogo com as crianças e retoma as informações sobre as fases da escrita, pontuando como aconteceu o surgimento das letras e alfabetos em algumas civilizações na antiguidade. Apresenta imagens dos alfabetos para as crianças observarem como era as letras, mostrando a evolução no traçado das letras e o seu significado.
Fonte das imagens dos tipos de alfabetos:
Hieróglifos cursivos no Papiro de Ani (Livro dos Mortos):hieroglifos.com.sapo.pt/
Alfabeto grego:www.profwillian.com/_diversos/alfa_grego.asp
Alfabeto sumérico: www.weisetraducoes.com.br/origem.html
Alfabeto romano:www.radames.manosso.nom.br/gramatica/romanaalfabeto.htm
Alfabeto japonês: elpaisdelsolnaciente.wordpress.com/.../
Alfabeto chines: cotidianosantanaemfoco.wordpress.com/.../
O(A) professor(a) deverá apresenta também imagens dos alfabetos que as pessoas com deficiência visual e auditiva usam, para as crianças observarem como é a organização das letras e a forma de escrita.
Alfabeto Braile. Fonte:jornalcrpd.vilabol.uol.com.br/edicao13/braille.htm
Após leitura dos textos s obre a evolução da esc rita e dos alfabetos, o professor propõe uma oficina de diferentes escritas para possibilitar às crianças pensar em o que distingue as escritas, por exemplo, a escrita que elas us am da escrita dos greg os. Essas atividades serão realizadas durante a semana.
Para essa atividade o(a) professor(a) deverá providenciar argila, palitos de churrasco, potes com água e flanela. Ele propõe para cada grupo o registro da escrita de um texto criado a partir da leitura dos pictogramas e/ou hieróglifos. Esse texto deverá ser escrito antes pelas duplas, no papel, com o palito as crianças desenham e escrevem em placas de argila.
O(A) professor(a) inicia um diálogo com as crianças para retomar as informações sobre as fases da escrita, apresenta o alfabeto dos povos do oriente, mostrando o tipo de escrita usando em alguns países. Além disso, comunica a importância da descoberta do papel pelos chineses mais a invenção da imprensa para a propagação da escrita. O(A) professor(a) propõe a confecção de papel reciclado e pintura como atividade de arte.
Para o papel reciclado o professor deverá providenciar os seguintes materiais: restos de papeis, água, telas de papel reciclado, liquidificador, cola branca, tinta guache, flanelas e bacia grande. As crianças picam o papel e deixam de molho por 1 hora. Depois colocam porções do papel, água, cola, a tinta na cor da preferência do grupo no liquidificador e bate aos poucos. Em seguida, colocam na bacia a massa do papel e mais água, tendo o cuidado de não deixar a massa muito fina nem muito grossa. Com a tela retiram um pouco da massa do papel reciclado, põem a flanela por cima apertando a massa para escorrer bem a água e dar forma ao papel. Levam a tela para secar ao sol. Depois que o papel secar, as crianças irão fazer algum registro da escrita dos chineses ou japoneses, usando caneta hidrocor.
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma 5B - 2007. NEI-CAP/UFRN.
SUGESTÃO DE VÍDEO SOBRE COMO FAZER PAPEL RECICLADO
www.sonholilas.com.br/2009/08/17/video-como-reciclar-papel/
O(A) professor(a) retoma com os alunos a origem do alfabeto romano, que o alfabeto usado no Brasil. Após essa conversa, propõe a confecção de um alfabetário em gesso. Para isso, providencia com antecedência letras vasadas de plástico, gesso em pó, água, pincel e tinta guache. Outra opção é fazer a forma das letras com barbante em cima da mesa para colocar o gesso dentro. Depois que as letras estiverem secas as crianças pintam e colam em fita de cetim fazendo uma faixa com o seu nome. O(A) professor(a) poderá usar outros materiais para fazer as letras como, EVA, papel cartão, lixa, palitos e etc. Essas letras poderão ser utilizadas em outras atividades, tais como: cruzadinha, jogo da velha, jogo da memória, forca.
SUGESTÃO DE LIVROS
A história do alfabeto. Luiz Carlos Cagliari.Editora Paulistana.
SUGESTÃO DE SITES SOBRE A HISTÓRIA DA ESCRITA
www.imultimedia.pt/museuvirtpress/port/alfa.html
www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7
Observar se o aluno e capaz de:
Relatar oralmente fatos relacionados a evolução da escrita.
Identificar os tipos de alfabetos trabalhados.
Colaborar com o grupo nas atividade coletivas.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/02/2012
Cinco estrelasbastante criativa essa aula
27/04/2011
Cinco estrelasAulas maravilhosas.Realmente está de parabéns!!!!!!!!
14/12/2010
Cinco estrelasmuito informativo...bem explicado..somou muito para meus conhecimentos...parabéns