04/10/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
1 - Desenvolver a capacidade dos alunos de se orientar e localizar através de mapas;
2 – Perceber e estabelecer relações espaciais a partir de diferentes fenômenos representados;
3 - Produzir croqui - mapas simples- a partir do uso de convenções e referências, como escala orientação, legenda e fonte, entre outras;
4 - Desenvolver a capacidade de ler e interpretar mapas para melhorar o entendimento sobre um determinado objeto de estudo;
5 - Calcular distâncias reais a partir de mapas;
6 - Identificar, orientar e localizar a partir do uso de guias de ruas da cidade, descobrindo o melhor trajeto a ser feito;
7 - Redigir texto a partir da observação de imagens;
Professor, antes de iniciar o projeto trabalhe com o aluno:
Apresentar e trabalhar o Atlas juntamente com o aluno;
Material necessário para o desenvolver o trabalho.
Professor, utilize os links abaixo para aprofundar o conhecimento sobre o tema proposto no trabalho
Impressão de diversos tipos de mapas mudos ou temáticos
http://bibocaambienutal.blogspot.com/2011/08/prancha-mapas-do-brasil-para-trabalhar.html
http://cartografiaescolar.wordpress.com/
Texto sobre a importância do estudo da cartografia
http://bibocaambiental.blogspot.com/2010/04/introducao-antes-mesmo-da-invencao-da.html
Agrupe os alunos se possível, por região de residência.
Com o guia de ruas da cidade peça aos alunos que:
Não esqueça de dar um título ao mapa, elaborar a legenda, sistema de orientação, autor, escala.
Monte um mural para expor os mapas
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/10/2011
Quatro estrelasOla Professor adorei sua aluno
05/10/2011
Cinco estrelasexcelente.. aprendi muito com o professor atraves desta aula