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INTRODUÇÃO A CARTOGRAFIA

 

04/10/2011

Autor e Coautor(es)
omar furst guerra
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BELO HORIZONTE - MG EE FRANCISCO MENEZES FILHO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

1 - Desenvolver a capacidade dos alunos de se orientar e localizar através de mapas;

2 – Perceber e estabelecer relações espaciais a partir de diferentes fenômenos representados;

3 - Produzir croqui - mapas simples-  a partir do uso de convenções e referências, como escala orientação, legenda e fonte, entre outras;

4 - Desenvolver a capacidade de ler e interpretar mapas para melhorar o entendimento sobre um determinado objeto de estudo;

5 - Calcular distâncias reais a partir de mapas;

6 - Identificar, orientar e localizar a partir do uso de guias de ruas da cidade, descobrindo o melhor trajeto a ser feito;

7 - Redigir texto a partir da observação de imagens;

Duração das atividades
6 horas aulas; sendo 3 horas aulas em sala de aula, 1 hora aula no laboratório de informática, 2 horas aulas na biblioteca ou em laboratório apropriado,
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, antes de iniciar o projeto trabalhe com o aluno:

  • Utilização da bússola  como meio tecnológico para orientar-se no espaço.
  • Evidencie  também o sistema global de posicionamento (GPS), hoje muito utilizados nos carros, telefones e internet;
  • Cálculos de escalas;
  • Orientação espacial através das Coordenadas Geográficas;
Estratégias e recursos da aula


Apresentar  e trabalhar o Atlas juntamente com o aluno;

  • Os mapas utilizados devem, de preferência, corresponder aos temas que serão desenvolvidos durante o ano escolar, para que sejam objeto de análise e para valorizar sua importância;
  • Analisar o uso de convenções para legendas e outros sistemas de referência mundialmente aceitas;
  • Identificar as cores e os seus usos num mapa físico, analisando e  exemplificando  a maneira como a escala de  cores é abordada . ( Desenvolver um trabalho interdisciplinar de artes);
  1. Cores escuras em gradiente (degradê) para relevo - referente a altitude - quanto mais escuro mais alto.
  2. Azul em gradiente para água -   referente a profundidade - quanto mais escuro mais profundo
  3. Verde para vegetação. 
  4. Cores quentes e frias para climas -  climas quentes cores quentes, climas frios cores frias.
  • A partir de croquis, pedir para o aluno escrever as informações básicas necessárias num mapa (escala, orientação, título, fonte e autor) e pintá-los de acordo com o tema proposto e a referência mundial aceita.
  • Propor a produção de um mapa livre da sala de aula. Em seguida, usando uma trena ou barbante, introduzir o conceito de escala ( Desenvolver um trabalho interdisciplinar com o professor de matemática);
  • Produzir textos a partir da observação dos mapas( Desenvolver um trabalho interdisciplinar com o professor Língua Portuguesa)

Material necessário para o desenvolver o trabalho.

  • Atlas
  • barbante
  • trena 
  • bússola

 


Recursos Complementares

Professor, utilize os links abaixo para aprofundar o conhecimento sobre o tema proposto no trabalho

Impressão de  diversos tipos de mapas mudos ou temáticos

http://bibocaambienutal.blogspot.com/2011/08/prancha-mapas-do-brasil-para-trabalhar.html

http://cartografiaescolar.wordpress.com/

 

Texto sobre a importância do estudo da cartografia 

http://bibocaambiental.blogspot.com/2010/04/introducao-antes-mesmo-da-invencao-da.html

Avaliação

Agrupe os alunos se possível, por região de residência.

Com o guia de ruas da cidade peça aos alunos que:

  1. Localize sua residência;
  2. Calcule a distância real do trajeto casa/escola;
  3. Tire fotos dos pontos de referência e cole-as ao redor do guia, indicando sua localização;

Não esqueça de dar um título ao mapa, elaborar a legenda, sistema de orientação, autor, escala.

Monte um mural para expor os mapas 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Elisabete, Escola Municipal Raimundo Candido de Araujo , Mato Grosso do Sul - disse:
    elisabeteduda@hotmail.com

    05/10/2011

    Quatro estrelas

    Ola Professor adorei sua aluno


  • Leonardo , EE Francisco Menezes , Minas Gerais - disse:
    guerra94@bol.com.br

    05/10/2011

    Cinco estrelas

    excelente.. aprendi muito com o professor atraves desta aula


Sem classificação.
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