Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente.
Compreender os princípios de uma pesquisa científica e desenvolver habilidades como observação, experimentação e conclusão.
Compreender e relacionar as diferenciações encontradas numa mesma localidade.
Analisar e compreender a importância dos solos para a sobrevivência dos seres vivos.
Desenvolver a capacidade de análise e observação através dos fatos.
Avaliar as consequências de algumas ações para o meio ambiente, sejam elas positivas ou negativas
Duração das atividades
6 horas aulas[ 50 minutos cada aula]
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Historicamente, a análise de solo, provavelmente, começou quando o homem interessou-se por saber como as plantas crescem. Sendo assim o solo tem grande importância para o desenvolvimento da sociedade e a sobrevivência das espécies.
Para compreensão do trabalho proposto o aluno deverá ter base de conhecimento em:
Tipos de solos.
Perfil de solo.
Nutrientes do solo.
Métodos de observação e experimentação.
Meio ambiente e conservação.
Tabulação de dados estatísticos. [ caso os alunos não saibam, o professor de Matemática poderá trabalhar o assunto juntamente com a classe]
Estratégias e recursos da aula
1) Formar grupo de 4 elementos.
2) Regras para a coleta:
· Marcar a área de cada grupo, pelo menos 1m2 .
· Cavoucar a uma profundidade de 15cm.
· Coletar a amostra e acondicioná-la num saco plástico limpo.
· Uso de luvas
· Etiquetar com os dados
Local: características do local - sombreado ou não, presença de vegetação, área usada como via de locomoção, etc.
Característica: presença ou não de matéria orgânica, cor, cheiro, textura e umidade.
3) Fazer outra coleta em local diferente, realizando o mesmo procedimento.
4) Levar as amostras para análise
5) Dividir cada amostra em 2 partes sobre uma bancada já limpa e esterilizada.
6) Uma parte deve ser posta sobre uma área branca [folha de papel] para observar a granulação.
7) O restante acondicionar num vidro transparente com tampa e completar com água na mesma proporção.[ 50% de água e 50% do material]
8) Agitar o vidro pelo menos por um minuto e observar a presença de:
1. Matéria orgânica[húmus] que ficará na superfície.
2. Areia ou argila que ficará no fundo.
9)Registrar as observações.
Ex. Foi introduzido .... gramas da amostra.... do solo num recipiente..[ descrever o tamanho do recipiente] que representou ....% do total. Depois foi colocado ......ml de água representando mais ....% total do recipiente. Após a agitação do vidro por um minuto observou-se que a matéria orgânica total representa ....% e a areia ou argila representa ....%. da amostra do solo estudado. Solo este localizado [ descrever a localização do solo]. Não esqueça: A mesma proporção do solo deve ser da água.
10)Fazer o mesmo procedimento com ambas as amostras.
11) Organizar os dados numa tabela.
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Amostra 1 |
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Amostra2 |
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Tipo de granulo observado |
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Composição observado através da decantação |
Matéria Orgânica |
Argila ou Areia |
Matéria Orgânica |
Argila ou Areia |
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12) LISTA DE MATERIAL NECESSÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO.
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Luva descartável ou jardinagem
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Etiquetas para identificação
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kit de jardinagem para cavoucar o solo
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Fita de pH conhecida como pHgâmetro ou pHmetro.
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Bandeja plástica
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Trena ou fita métrica
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Pote de vidro transparente com tampa
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Saco plástico preferencialmente com zíper
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Folha branca
Recursos Complementares
Avaliação
Todo o trabalho deve ser desenvolvido em ambiente multidisciplinar, envolvendo principalmente as disciplinas de Geografia, Química, Biologia, Língua Portuguesa e Matemática.
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Promover a socialização das pesquisas com apresentação dos resultados em forma de seminário, onde cada grupo irá explicar os métodos utilizados e os resultados obtidos.
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Elaborar um mural para expor os resultados dos trabalhos.
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Entregar para o professor coordenador, o relatório completo do experimento.