Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - COMO CONHECER A QUALIDADE DO SOLO:

 

22/09/2011

Autor y Coautor(es)
omar furst guerra
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG EE FRANCISCO MENEZES FILHO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver  habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente.

Compreender os princípios de uma pesquisa científica e desenvolver habilidades como observação, experimentação e conclusão.

Compreender e relacionar as diferenciações encontradas numa mesma localidade.

Analisar e compreender a importância dos solos para a sobrevivência dos seres vivos.

Desenvolver a capacidade de análise e observação através dos fatos.

Avaliar as consequências de algumas ações para o meio ambiente, sejam elas positivas ou negativas

Duração das atividades
6 horas aulas[ 50 minutos cada aula]
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Historicamente, a análise de solo, provavelmente, começou quando o homem interessou-se por saber como as plantas crescem. Sendo assim o solo tem grande importância para o desenvolvimento da sociedade e a sobrevivência das espécies. 

Para compreensão do trabalho proposto o aluno deverá ter base de conhecimento em:

Tipos de solos.

Perfil de solo.

Nutrientes do solo.

Métodos de observação e experimentação.

Meio ambiente e conservação.

Tabulação de dados estatísticos. [ caso os alunos não saibam, o professor de Matemática poderá trabalhar o assunto juntamente com a classe] 

Estratégias e recursos da aula

 

1) Formar grupo de 4 elementos.

2) Regras para a coleta:

·         Marcar a área de cada grupo, pelo menos 1m2 .

·         Cavoucar a uma profundidade de 15cm.

·         Coletar a amostra e acondicioná-la num saco plástico limpo.

·         Uso de luvas

·         Etiquetar com os dados                                           

 Local: características do local -  sombreado ou não, presença de vegetação, área usada como via de locomoção,  etc. 

Característica: presença ou não de matéria orgânica, cor, cheiro, textura e umidade.

3) Fazer outra coleta em local diferente, realizando o mesmo procedimento.

4) Levar as amostras para análise 

5) Dividir cada amostra em 2 partes sobre uma bancada já limpa e esterilizada.

6) Uma parte deve ser posta sobre uma área branca [folha de papel] para observar a granulação.

7) O restante acondicionar num vidro transparente com tampa e completar com água na mesma proporção.[ 50% de água e 50% do material]

8) Agitar o vidro pelo menos por um minuto e observar a presença de:

1.    Matéria orgânica[húmus] que ficará na superfície.

2.    Areia ou argila que ficará no fundo.

9)Registrar as observações. 

Ex. Foi introduzido .... gramas da amostra.... do solo num recipiente..[ descrever o tamanho do recipiente] que representou ....% do total. Depois foi colocado ......ml de água representando mais ....% total do recipiente. Após a agitação do vidro por um minuto observou-se que a matéria orgânica total representa ....% e a areia ou argila representa ....%. da amostra do solo estudado. Solo este localizado [ descrever a localização do solo]. Não esqueça: A mesma proporção do solo deve ser da água.

10)Fazer o mesmo procedimento com ambas as amostras.

11) Organizar os dados numa tabela.

 

 
  Amostra 1   Amostra2  
Tipo de granulo observado        
Composição observado através da decantação Matéria Orgânica  Argila ou Areia Matéria Orgânica  Argila ou Areia
         

 

12) LISTA DE MATERIAL NECESSÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO.

  • Luva descartável ou jardinagem

  • Etiquetas para identificação

  • kit de jardinagem para cavoucar o solo

  • Fita de pH conhecida como pHgâmetro ou pHmetro.

  • Bandeja plástica 

  • Trena ou fita métrica

  • Pote de vidro transparente com tampa

  • Saco plástico preferencialmente com zíper

  • Folha branca

Recursos Complementares

 

Trabalhar os textos dos links abaixo,  antes de fazer o levantamento da área para pesquisa.

Com estes textos os educandos vão aprofundar um pouco mais sobre o tema proposto"SOLO".

 http://bibocaambiental.blogspot.com/2010/04/teste-seu-solo.html

http://bibocaambiental.blogspot.com/2010/04/solos.html

Avaliação

 

Todo o trabalho deve ser desenvolvido em ambiente multidisciplinar, envolvendo principalmente as disciplinas de Geografia, Química, Biologia, Língua Portuguesa e Matemática.

  • Promover a socialização das pesquisas com apresentação dos resultados em forma de seminário, onde cada grupo irá explicar os métodos utilizados e os resultados obtidos.

  • Elaborar um mural para expor os resultados dos trabalhos.

  • Entregar para o professor coordenador, o relatório completo do experimento. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 2/4 - 50%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Sandra Helena de Matos lucas Lucas, COLEGIO ESTADUAL PROFESSORA SUELI MARIA NICHETTI , Goiás - dijo:
    sandrahelenalucas@yahoo.com.br

    15/12/2011

    Cinco estrelas

    A referida aula é de suma importância para o aprendizado do aluno, pois estará aprendendo, fazendo, e interagindo interdisciplinarmente. Parabéns ao elaborador da aula. Sugestão: esta pode também ser usada para o estrudo de ciências no 6º Ano, componente curricular "O solo".


  • Reneu Riquelme Gedro, EE DE LIBERDADE , Minas Gerais - dijo:
    reneuusa@gmail.com

    20/10/2011

    Três estrelas

    A aula esta muito boa


  • omar furst guerra, EE FRANCISCO MENEZES FILHO , Minas Gerais - dijo:
    guerra.8@bol.com.br

    10/10/2011

    Cinco estrelas

    Prezada Shirley. No tópico estratégia e recursos da aula, a prática está muito bem detalhada. No maís é só adaptar para o espaço que necessita e usar da criatividade.


  • Shirlane Alves dos Santos, ESCOLA MINISTRO JARBAS PASSARINHO , Pernambuco - dijo:
    chicshir@ig.com.br

    08/10/2011

    Três estrelas

    muito bom, mas faltou a parte prática de como fazer


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.