21/01/2009
Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Equações |
Professor (a), nessa aula iremos abordar os conceitos de equação do 1º grau tendo como base dois objetos. O primeiro objeto, “Equações do 1º Grau” é um software instrutivo que apresenta através de animações os conceitos iniciais desse conteúdo, tomando como apoio a utilização de balanças mecânicas, isto é, aquelas que medem equilíbrio entre seus braços, para exemplificar e levar os alunos a uma possível sistematização de definições e de propriedades referentes ao estudo das Equações.
No segundo objeto, “Pescaria de Equação do 1º Grau”, o professor encontrará uma forma diversificada de trabalhar o estudo das raízes de uma equação, na qual o aluno será o mentor de suas atitudes e métodos utilizados para a resolução do problema proposto.
PARTE I
Para darmos início a essa aula, sugerimos que o professor encaminhe os alunos à Sala Ambiente de Informática. Após posicionar os alunos de acordo com o número de computadores disponíveis para o uso, o professor poderá iniciar o trabalho com o software “Equações do 1º Grau”, que se encontra no endereço:
portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action
Este objeto apresenta os conceitos de equações, e ainda exemplos e exercícios, trabalhando sempre com o uso de balanças e pesos onde são desenvolvidos os primeiros fundamentos desse conteúdo.
Inicialmente são apresentados aos alunos os instrumentos que serão utilizados no decorrer do trabalho, a balança, pesos variados (01kg, 05kg, ...) e caixas cujos pesos não são informados. Em seguida é exemplificado o funcionamento da balança, onde se mostra que, caso exista um maior número de pesos em um dos lados, esta estará em desequilíbrio, e havendo pesos iguais em pratos opostos conseqüentemente, a balança estará equilibrada.
Dica: Apesar de esse software apresentar narração, o professor pode optar por manter o som desligado, o que tornará a atividade ainda mais interessante e proveitosa, pois dará a oportunidade desse desempenhar o papel de interlocutor entre o objeto de aprendizagem e o aluno, discutindo com a turma os problemas que serão propostos e trabalhando o levantamento de hipóteses que forem surgindo no decorrer da atividade.
Dando seqüência, são apresentadas questões referentes ao equilíbrio e desequilíbrio da balança, bem como sobre o peso das caixas, onde o aluno deve tomar como base as informações dos pesos que estão em ambos os pratos. São expostos ainda, exemplos de casos onde não é possível definir o peso exato das caixas, podendo concluir apenas que essas são mais pesadas ou mais leves do que os pesos em questão.
Posteriormente são desenvolvidos problemas que abordam o método de resolução que poderá ser utilizado para o trabalho com equações. Através dessa atividade, espera-se que o aluno entenda com significado matemático as propriedades envolvidas no estudo desse conteúdo, deixando de lado a freqüente utilização de termos como “passa prá lá, muda o sinal”, que não possibilita a compreensão exata do processo em questão.
Dica: O professor poderá usar como ferramenta os “botões” de iniciar, pausar, prosseguir e voltar, que se encontram à direita da tela de atividades, e que possibilitam a melhor exploração dos problemas propostos, deixando os alunos à vontade para refletir e verbalizar sobre seus raciocínios, e auxiliando em momentos onde seja necessário retornar a alguma questão, na qual possa haver dúvida.
Através dos exemplos apresentados no objeto, será possível formalizar os conceitos de Equação do 1º grau com uma incógnita, além de trabalhar com as operações inversas (soma-subtração, multiplicação-divisão), explorando a definição de oposto e inverso de um número.
Dica: Caso tenha a oportunidade, será muito interessante se o professor e os alunos puderem contar com uma balança não virtual, o que possibilitará que os alunos possam manipular materiais, agindo e pensando sobre suas ações, trabalhando de forma diferenciada.
PARTE II
Dica: Como o objeto que será utilizado nessa parte da aula remete ao conceito de raiz de uma equação, é de extrema importância que os alunos já estejam familiarizados com a nomenclatura “raiz de uma equação”.
Nessa segunda parte da aula, iremos trabalhar com o material “Pescaria de Equação do 1º Grau”, que se encontra no link:
objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3544
Esse material apresenta através de um jogo, uma forma diferenciada de avaliar o aprendizado adquirido pelos alunos, em relação aos conceitos de equação do 1º grau.
Inicialmente o professor deve pedir aos alunos que se dividam em grupos para dar início à atividade, que trabalha com diversas cartas que são distribuídas em dois grupos. O primeiro grupo é formado por cartas contendo equações do 1º grau, enquanto o segundo é composto por números diversificados. Cabe ao aluno, no decorrer do jogo, juntar o máximo de cartas possíveis, formando duplas, com cartas dos dois grupos, onde o número do cartão do segundo grupo deverá ser a raiz da equação do cartão do primeiro.
Dica: Seguindo o modelo disponível no link acima, o próprio professor poderá montar os cartões, ou ainda pedir aos alunos que façam também esse trabalho. A sugestão é que a sala possa ser dividida em dois grupos – os que irão confeccionar os cartões e os que irão desenvolver a atividade – podendo alternar os alunos do primeiro e do segundo grupo, para que todos desenvolvam as duas funções.
Através dessa atividade o professor poderá avaliar tanto a capacidade dos alunos em desenvolver os cálculos mentalmente, quanto à capacidade de trabalhar com a linguagem matemática: utilizando o auxílio de papel e lápis, ao testar se um número é ou não raiz de uma dada equação.
Nome | Tipo |
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Equações do primeiro grau | Animação/simulação |
Pescaria de equação do 1º grau | Animação/simulação |
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04/05/2012
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