Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Embarque nessa viagem pelo nosso Sistema Solar!

 

12/01/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Luisa Knop Henriques Modesto
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Ana Luisa Knop Henriques Modesto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer sobre o Sol e identificá-lo como uma estrela, bem como saber da sua importância para a vida dos seres humanos; conhecer os planetas, identificar suas diferenças, seus movimentos e tamanhos em relação ao Sol; diferenciar os satélites naturais e artificiais; desenvolver habilidades de pesquisa e aprendizagem em equipe.
Duração das atividades
As atividades deverão ser realizadas num conjunto de 4 aulas com aproximadamente 50 minutos. Caso o professor ou a professora aceite a sugestão de atividade final, mais 1 aula será o suficiente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Primeira aula

1. Apresentação por parte do professor ou da professora de uma situação problemática.

Leia um trecho significativo do livro “Viagem da Rita e do Tiago pelo Sistema Solar” de Duarte Manuel Correia para a introdução do assunto.
Depois de ler, começar um debate com a turma sobre o Sistema Solar. Seguem abaixo algumas questões norteadoras. Essas questões servem de base para a conversa, ou seja, não significa que você deve segui-las sistematicamente até porque dependerá das observações, hipóteses e conhecimentos prévios que os alunos irão expor.

Quando eu falo sistema solar qual a primeira palavra que vocês pensam?
Quando vocês olham para o céu e vêem o Sol, o que vocês sentem?
O que vocês acham que é um planeta?
Quais nomes de planetas vocês já ouviram falar?
Vocês já contaram quantas estrelas tem no céu?

 

2. Proposição de problemas ou questões

Os alunos deverão responder, levantar hipóteses ou mesmo fazer perguntas sobre a situação problemática e as questões norteadoras de acordo com suas concepções alternativas/conhecimentos prévios e visão de mundo que possuem acerca do tema.
O objetivo desta unidade não consiste em conhecer um tema, mas em dar a resposta a determinados questionamentos que os alunos se fazem e que consideram interessante em resolver. Parte-se do princípio que de que os alunos possuem um conhecimento prévio sobre o sistema solar e seus componentes. Portanto, antes de iniciar a investigação, busca-se que este conhecimento se aflore ou que os alunos se inclinem por possíveis soluções, ou seja, que elaborem suas hipóteses ou suposições. Estes dados são muito importantes para a identificação do grau de conhecimento que os alunos têm sobre o tema.
Justamente por isso, as questões norteadoras e a situação problemática possibilitarão que eles exponham suas concepções.
O papel do professor neste caso será fundamentalmente de incentivar a participação dos meninos e das meninas e que esteja atento à possibilidade de só alguns alunos responderem e falarem sobre o assunto. Caso isto aconteça, questionar individualmente é um caminho para incentivar a participação dar segurança para que o aluno falar o que pensa.


3. Proposta de atividade
Em sala, pedir para que os alunos desenhem com eles acham que é o sistema solar.

4. Proposta de fontes de informação
Propor aos alunos que eles busquem informações em qualquer fonte de interesse seja jornal, revistas, Internet , pesquisa bibliográfica o tema discutido em sala e que levem por escrito na próxima aula sobre o que pesquisaram. Se possível, também levar a fonte em si para que os colegas possam compartilhar.
Esta unidade tem como objetivo buscar a significância e a funcionalidade da aprendizagem sobre o sistema solar na vida de cada aluno.

 

Segunda aula

1. Discussão e explanação do tema acerca das pesquisas realizadas.
Cada aluno deverá falar sobe o que pesquisou e qual a fonte utilizada. De acordo com o que eles forem falando, fazer a explanação do assunto.
Começar a explicação do assunto conceituando o que é o Sol e a importância dele para os seres humanos, planetas, estrela, Satélites naturais e artificiais, cometas bem como as distâncias e os movimentos que os planetas fazem em tono do Sol e os tamanhos relativos entre ambos. Para este último, terá a opção de mostrar as seguintes figuras:                       

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1146/imagens/sistema_estelar_escala_2_470.jpg       http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1146/imagens/sistema_estelar_escala_1_470.jpg

 

Estas figuras podem ser encontradas no site www.apolo11.com e, se possível, impressas de forma ampliada para que as figuras mostram a nítida diferença entre o tamanho dos planetas.
No que tange à posição de cada planeta no sistema solar, a explanação deverá ser sustentada com um material pedagógico feito pelo próprio professor ou professora que consiste num tapete feito de papel pardo, com desenhos representando as órbitas e, no centro deste, uma esfera de isopor suspenso por um palito de madeira, representando o Sol. A cada explicação sobre a disposição de um Planeta no Sistema Solar e suas principais características, um aluno voluntário deverá posicionar a maquete do Planeta em sua órbita correspondente e assim prosseguir para todos os planetas .
Depois de explicar sobre os planetas, suas características e posições, apresentar a seguinte frase para o grupo: Minha Vó Tem Muitas Jóias Só Usa No Pescoço (M = Mercúrio, V = Vênus, T = Terra, M = Marte, J = Júpiter, S = Saturno, U = Urano, N = Netuno, P = Plutão). Esse jogo de palavras possibilita um maior interesse por parte dos alunos e responde à dúvida destes quanto à posição de cada planeta e também em relação à distância que os mesmos estão do Sol. Ressalta-se que o jogo de palavras faz parte do processo de ensino aprendizagem e tem como objetivo a interação entre aluno-professor e não a simples memorização.


2. Atividade de multimídia. (filme)


 

3. Proposta de trabalho em grupo para a confecção de trabalhos.
Este trabalho pode ser representado ou uma maquete, uma encenação elaborada, filme amador, cartazes, ou qualquer outro recurso de interesse dos grupos.
Os assuntos dos trabalhos não deverão estar necessariamente ligados com o Sistema Solar como um todo. Pode ser um assunto mais específico como a confecção de uma maquete sobre determinado planeta de interesse de um grupo.


Terceira aula

1. Apresentação dos trabalhos
Pedir para que os alunos expliquem o porquê do trabalho, as características e o que eles quiseram representar.

2. Generalização das conclusões e síntese
O professor deve estabelecer as leis e princípios que regem a questão do Sistema Solar

3. Exercício de memorização
Estudo dirigido

O estudo dirigido dependerá do seguimento que as aulas tiveram, quais os assuntos que foram mais enfatizados tanto pelo professor, mas principalmente pelos alunos. Por isso, o professor deve estar o tempo todo atento quanto às indagações feitas em sala e às informações dadas nas apresentações dos trabalhos. O estudo dirigido deve, portanto, estar interligado com os objetivos desta aula.

 

Quarta aula

1. Avaliação

 

Sugestão de trabalho:

Se na sua cidade tiver um local onde haja um Planetário, programe uma visita a fim de que os alunos tenham a idéia do sistema solar mais concretizada.
Caso não haja este local, faça você mesmo um planetário dentro da sala! Primeiro, cubra todo o teto e paredes com TNT preto. Você pode utilizar o material confeccionado pelos próprios alunos e/ou fazer o Sol e os planetas com papel de jornal. Estes planetas devem ser grudados nas paredes e no teto. Quanto às estrelas, estas podem ser compradas no comércio (fosforescentes) ou mesmo feitas com cartolina. Devem ser grudadas por toda a sala, inclusive no chão.
Os alunos vão adorar encontrar um Sistema Solar na própria sala!
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sistema solar Animação/simulação
Avaliação
A avaliação final deverá ser um prova. Isto não quer dizer, entretanto, que ela se resumirá a apenas este único momento. A classificação é o resultado das observações feitas durante todo o processo. Neste caso, pode-se afirmar que os alunos “saibam” os termos e conceitos tratados, “saibam fazer” hipóteses, pesquisas, investigações, trabalho em grupo, etc, e que cada vez “sejam” mais tolerantes, cooperativos, organizados, participativos, etc.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • karina, E.M.E.F."PROF MARCOS BRUNELLI DA ROCHA , Espírito Santo - disse:
    kauvieirasantos@hotmail.com

    14/04/2010

    Quatro estrelas

    muito interessante, principalmente o filme.


  • Carla Santos, Ceja Padre Antônio Tomas , Ceará - disse:
    carlaceja2009@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da forma como a aula foi desenvolvida. Cada etapa está bastante exploratoria, dando subsídios para que o aluno se desenvolva. Os recursos utilizados, principalmente o filme, são muito interessantes. Deixam a aula mais dinâmica, favorecendo a atenção dos alunops para esta.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.