19/06/2009
Nilton Goulart
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira |
Ensino Médio | Geografia | Desenvolvimento da geografia urbana mundial |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
No ano de 2008 comemoramos o centenário da imigração japonesa e podemos perceber o quanto a cultura japonesa está presente nos nossos dias, principalmente no contexto das crianças e jovens. Mangas, animes, comida japonesa, entre outros, são elementos da cultura japonesa presentes na sociedade atual, mas como eles chegaram até aqui? Como foi o processo de imigração japonesa e quais implicações teve para a nossa sociedade atual?
1ª Aula - O que conhecemos sobre o Japão?
Essa primeira aula é destinada ao reconhecimento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto “Imigração Japonesa”. O educador pergunta aos alunos o que eles conhecem do Japão e o que eles percebem no seu dia-a-dia que tem alguma relação com o Japão. Para uma sistematização do que foi dito pelos alunos o professor pode escrever no quadro as idéias principais que foram faladas, em tópicos.
Em um segundo momento da aula o professor pode apresentar o vídeo “Midori, a japonesa” e discutir com os alunos o que no vídeo pode ser relacionado com os tópicos escritos no quadro.
Antes do término da aula o professor mostra o mapa-múndi para os alunos e pede para que visualizem a distância entre o Brasil e o Japão e como tarefa de casa pede aos alunos que pensem por que e como os japoneses vieram para o Brasil e escrevam suas idéias em uma folha para ser entregue na aula seguinte.
Sites que podem ajudar o professor:
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/videos/tv_escola/pluralidade_cultural
2ª Aula - Motivos da imigração
No início da aula o professor pede a alguns alunos que leiam o que escreveram na tarefa proposta na aula anterior e depois começa a falar para os alunos, com a ajuda do mapa-múndi e se possível, de data show ou transparências por que os Japoneses vieram para o Brasil a partir de 1908, falando, primeiramente, da situação sócio-político-econômica de ambos os países. No caso do Brasil é importante citar a abolição da escravatura como fator da necessidade de mão-de-obra imigrante para a cultura do café. Quanto ao Japão é importante citar que o país estava passando por uma revolução para passar de uma economia estagnada em um sistema agrário para uma economia baseada na indústria e na tecnologia. É importante citar também o “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação” estabelecido entre os dois países em 1895.
Depois de explicar os motivos dos dois países o educador pode falar da chegada do navio Kasato Maru em 1908 e falar que em 2008 comemorou-se o centenário da imigração japonesa. Explicando também que a maioria dos imigrantes que aqui aportaram foram trabalhar em fazendas paulistas, ajudando na cultura do café.
Ao término dessa aula o professor pede aos alunos que façam uma pesquisa sobre em quais estados os japoneses habitaram predominantemente desde sua chegada e quais as influências da cultura japonesa existem em tais locais.
Ao explanar o tema é importante que o educador adeque sua linguagem para que os alunos entendam o que está sendo dito, não utilizando palavras que não façam parte daquele contexto.
Sites que podem ajudar o professor:
http://www.centenario2008.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=30
http://www.imigracaojaponesa.com.br/nossahistoria.html
3ª Aula – Japoneses no Brasil
No início da aula o professor discute com os alunos sobre a atividade que foi solicitada na aula anterior, discutindo sobre os estados predominantemente habitados por japoneses e quais as influências culturais. Quanto aos estados é importante ressaltar São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Depois da discussão o professor aborda diretamente como foi a chegada dos imigrantes japoneses no Brasil, as principais dificuldades e as contribuições, enfatizando as contribuições para a área de agricultura. O professor deve falar sobre o processo de aceitação dos imigrantes japoneses, enfatizando a não-aceitação após a segunda guerra mundial e o crescimento do antiniponismo no Estado Novo, por causa da ênfase ao nacionalismo, com o fechamento das entidades dos imigrantes.
No final da aula o professor pode abordar um pouco sobre a situação atual dos japoneses no Brasil, a boa aceitação e a comemoração do centenário em 2008.
Sites que podem ajudar o professor:
http://www.japao100.com.br/arquivo/o-japao-e-aqui/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_japonesa_no_Brasil
http://www.japaobrasil.com.br/historia_imigracao/301.php
http://www.japaobrasil.com.br/historia_imigracao/257.php
http://www.imigracaojaponesa.com.br/nossahistoria3.html
4ª Aula – O caminho contrário e conclusões
Nessa última aula o professor abordará o fenômeno atual do fluxo de descendentes de japoneses nascidos no Brasil indo morar no Japão. Citando a atual situação do Japão, possuindo a 3ª maior economia do mundo.
Como uma dinâmica de avaliação o professor separa a turma em grupos e entrega a cada grupo uma imagem, que podem ser retiradas dos sites citados. O grupo vai falar qual o provável contexto da imagem, qual momento do movimento de imigração ela está retratando. E cada grupo fala um pouco da relevância das aulas para os alunos, o que foi bom e o que pode melhorar.
Sugestões de imagens:
Sites que podem ajudar o professor:
http://www.centenario2008.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=30
Nome | Tipo |
---|---|
Midori, a japonesa | Vídeo |
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasVou trabalhar no terceiro bimestre com uma turma do ensino médio , achei a aula ótima quero saber se posso usa-la para trabalhar com meus alunos ....... Abraços