Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Phrasal Verbs

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso de diferentes phrasal verbs.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present Tense (uso de Do e Does)
  • Simple Past Tense (uso de Did)
  • Past Participle forms 
  • Prepositions (como: on, off, out, over, by, up, down, away)
  • Pronomes objeto e Pronomes reflexivos
Estratégias e recursos da aula

Aula interativa em sala de aula

Uso do laboratório de informática (opcional)

Uso do cd player

AULA 1

MOTIVAÇÃO:

Pegunte aos alunos se eles se parecem mais com o pai ou com a mãe, fisicamente. Pergunte: Who do you look like, your mom or dad? Dê chance para que todos participem.

Em seguida, escreva no quadro o phrasal verb TAKE AFTER. Comente que a combinação do verbo 'take' mais a preposição 'after' transmite um único significado e que, se traduzidos separadamente, não farão sentido. 

Escreva, então: TAKE AFTER = LOOK LIKE

Dê exemplos como:

I take after my father and my sister takes after my mother.

Logo após, faça com os alunos a atividade 1, disponível em: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/phrasal-verbs - acesso em 28/10/09

Você vai mostrar fotos de celebridades e seus filhos. Pergunte aos alunos: Who does he/she take after?

Peça respostas completas em inglês. Ex: Sasha takes after Xuxa.

http://rd1audienciadatv.files.wordpress.com/2009/08/a1.jpg - acesso em 28/10/09

Observação: Você não precisa, necessariamente, fazer a atividade usando o arquivo acima no power point. Como alternativa, você pode trazer para a sala de aula fotos de celebridades e seus filhos, seguindo os mesmos procedimentos mencionados acima.

Ao terminar a da atividade, os alunos vão trabalhar em duplas. Cada um deve fazer ao colega as seguinte perguntas:

  • Who do you take after?
  • Who does your brother/sister take after?
  • Who does your mother take after?
  • Who does your father take after?

Os alunos devem anotar as respostas obtidas em seus cadernos. Ao final da atividade, peça a eles que relatem o que descobriram.

AULA 2:

Escreva no quadro as seguintes frases:

  1. On Sundays I wake up at 10:00 am.
  2. There´s a great concert on TV tonight.
  3. It´s very cold. I'll put on a coat.
  4. Turn off the computer and go to bed!

Primeiro, peça aos alunos que identifiquem as preposições nas frases. Destaque-as no quadro de forma a facilitar a visualização. Em seguida, peça que identifiquem em qual das frases há phrasal verbs (frases 1, 3 e 4).

Certifique-se que seus alunos entedem os significados dos phrasal verbs acima.

Comente com os alunos que phrasal verbs são muito comuns na língua inglesa, porém são geralmente usados em contextos mais informais. Além disso, muitos dos phrasal verbs podem ser substituídos por uma só palavra. Dê exmplos como:

  • BRING UP = EDUCATE
  • BLOW AWAY = EXPLODE
  • FIND OUT = DISCOVER
  • TELL OFF = REPRIMAND

Peça aos alunos que trabalhem em duplas e escrevam duas frase com cada um dos phrasal verbs acima. Lembre-os que podem usar diferentes tempos verbais para escreverem as frases. Os alunos devem entregar a você as frases para serem corrididas.

AULA 3

Escreva no quadro:

  1. Turn off the lights, please.
  2. Turn the lights off, please

Questione os alunos sobre a validade das frases. Pergunte: Which sentence is correct - number 1, number 2 or bot h? (R: both)

Com ente que phrasa l verbs podem vir separados em uma frase. Dê mais exemplos como:

  • I´ll put on my coat.
  • I´ll put my coat on.

Agora, escreva:

  1. Wake up me at 7: 00 am.
  2. Wake me up at 7:00 am.

Repita a mesma pergunta: Which sentence is correct - number 1, number 2 or both? (R: number 2)

Explique que, neste caso, a opção correta é a número 2 porque trata-se de um caso especial. Entre as duas partículas formadoras do phrasal verb há um pronome. (Se necessário, dê exemplos de outros pronomes para refrescar a memória dos alunos. Ex: me, you, him, her // myself, yourself, themselves).

Em seguida, entregue aos alunos a folha de atividades 2, disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/phrasal-verbs - aceso em 28/10/09

Observação: Essa atividade pode ser feita no laboratório de informática. Os alunos vão consultar os significados dos phrasal verbs em dicionários online.

Sugestões de dicionários:

http://www.usingenglish.com/reference/phrasal-verbs/ - aceso em 28/10/09

http://www.ldoceonline.com/ - aceso em 28/10/09

Esta é uma boa chance para ensinar seus alunos a consultar dicionários em inglês. Comente que nos dicionários, eles poderão encontrar informações como: a classe de palavras a qual pertence o vocábulo (verbo, substantivo, adjetivo...), exemplos em frases, além de pronúncia (transcrição fonética e áudio) e as formas flexionadas dos verbos (gerúndio, passado). Você pode, por exemplo, tirar cópia da página de um dicionário escolar e entregar a seus alunos. Então, peça que encontrem  possíveis significados para uma determinada palavra, mostrando que esses significados vêm diferenciados por números, seções específicas de entrada, etc.

Caso não dê tempo de terminar a atividade até o final da aula, peça que os alunos terminem de fazê-la como atividade extra classe. Corrija a atividade na aula seguinte.

AULA 4

Escreva no quadro o verbo BREAK e pergunte se alguém sabe seu significado. Então, adicione a partícula UP ao verbo. Você terá, então, BREAK UP. Pergunte que tipo de contrução é essa.

Explique que o phrasal verb 'break up' é usado quando nos referimos ao término de um namoro/relacionamento.

Dê um exemplo:

Ex: Elizabeth and Mark broke up after the party

Pergunte se eles já tiveram namoro s que terminaram. Pergunte: When a couple breaks up who suffers more - the man or the woman? Peça que justifiquen suas respostas, ainda que em português. 

Agora vamos fazer uma atividade com a música do cantor inglês Robbie Williams. A faixa se chama 'Sexed Up', e está em seu CD Escapology.

Entregue aos alunos a letra da música com exercícios, disponínel em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/phrasal-verbs - aceso em 28/10/09

Observação: Se sua escola dispõe de uma sala de vídeo, seria interessante mostrar para os alunos o vídeo clipe do cantor, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=b4Yxd9gJr_c - aceso em 28/10/09

Observação: No link a seguir você encontra dicas para aprender a baixar vídeos do You Tube - acesso em 28/10/09
http://www.portalcab.com/faq/como-baixar-videos-streaming-da-internet.php

Recursos Complementares

Dicionário Inglês-Inglês: http://www.ldoceonline.com/

Dicionário Português-Inglês: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php

Avaliação

Os alunos devem ser avaliados em relação às produções escritas e de leitura feitas em sala de aula. Já que estamos tratando de um assunto não muito simples, é recomendável que a atividade não seja avaliada formalmente (com pontos). Porém, nas atividades que forem entregues a você (como as frases produzidas em sala), seria interessante que eles recebessem algum feedback do trabalho realizado. Uma alternativa pode ser a avaliação a partir de conceitos A+, A-, B+, B-..., para que os alunos tenham idéia de seus desempenhos nas tarefas realizadas.

Além disso, os alunos podem fazer uma pesquisa de outros phrasal verbs (com GET, por exemplo) e apresentá-la para os colegas pelo menos 5 novos phrasal verbs, ilustrados e com frases para exemplificar o uso deles.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fábio José de Araujo, E. E. Marechal Rondon , Mato Grosso do Sul - disse:
    fajoaraujo@gmail.com

    24/03/2013

    Cinco estrelas

    Excelente plano de aula! Sempre tive dificuldades de ensinar phrasal verbs e penava em achar atividades boas para os alunos fazerem. Parabéns pela criatividade!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.