09/11/2009
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
O aluno poderá rever e fixar, por meio de uma atividade lúdica, a sua aprendizagem sobre as doenças e distúrbios do sistema digestório.
Anatomia e fisiologia do sistema digestório.
I.MATERIAL: baralho com 52 cartas ( para até 4 participantes)
Instruções para a confecção do baralho:
1. O professor inicialmente define a dimensão das cartas (sugestão: 10 cm x 8cm) e quantos baralhos serão confeccionados.
2. É necessário fazer uma cópia ampliada do baralho (sugerido abaixo) que será colada numa folha de papel cartão.
3. Em seguida, as cartas serão recortadas.
Obs: 1.É importante plastificar o material para uma maior durabilidade.
2.O professor poderá tornar este material didático mais sofisticado, por exemplo: alterando a formatação da digitação, colocando moldura nas cartas, escolhendo outro material para construir as cartas, utilizando impressão colorida, etc.
Algumas sugestões para o professor:
1.Os próprios alunos podem se responsabilizar pela confecção do baralho. A sugestão é que o professor de arte educação seja convidado a auxiliar na produção do material: reaproveitando materiais que a escola disponibiliza, empregando técnicas para compor as cartas (mosaico, xilogravura, desenhos, entre outros), técnicas para impermeabilizar as cartas, etc.
2.O aluno poderá doar à escola o baralho confeccionado e, neste caso, a produção deste material didático beneficia professores e alunos. O aluno também poderá ficar com o material e, neste caso, poderá estender o jogo aos seus familiares, o que constitui oportunidade de divertimento e instrução para todos.
Obs: Os professores em conjunto deverão definir previamente qual será a posição adotada.
OBESIDADE excesso de peso corporal. |
Algumas complicações da obesidade podem ser: doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, degeneração das articulações. |
Algumas causas da obesidade são: dietas muito calóricas, alterações endócrinas e genéticas e sedentarismo. |
O tratamento é reeducação alimentar, aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de medicações. |
VERMINOSES doenças causadas por parasitas adquiridos por ingestão de água ou alimentos contaminados ou através da pele. |
O diagnóstico é feito por meio dos sintomas, dos exames de fezes e, quando necessário, exames de sangue. | Alguns sintomas das verminoses são: dor abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, febre, diarreia, perda de peso e anemia. | As verminoses podem ser evitadas por meio do consumo de água filtrada, da higiene pessoal e doméstica e do uso de calçados. |
PRISÃO DE VENTRE ou constipação intestinal. |
É caracterizada pela dificuldade de evacuação das fezes que se tornaram ressecadas. |
Algumas causas da prisão de ventre são: alimentação pobre em fibras, hábito de beber pouco líquido e refeições em horários irregulares. |
Alguns sintomas da prisão de ventre são: inchaço da barriga, cólicas, fezes duras e irritabilidade. |
HEPATITE doença causada no fígado por agentes diversos: drogas, vírus, bactérias, etc. |
É toda e qualquer inflamação no fígado. Pode ser uma simples alteração no órgão, ou em caso s mais graves, pode ser uma doença fatal. | Alguns sintoma s da hepatite são: febre, náuseas, vômitos, desânimo, icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos), urina escura e fezes descoradas. | Algumas medidas preventivas são: vacina (hepatite A e B), higiene pessoal, uso de seringas e agulhas descartáveis, uso de preservativos. |
GASTRITE inflamação da mucosa gástrica. |
O estresse promove o aumento da produção do ácido pelo estômago podendo gerar a gastrite nervosa, de fundo emocional. | Alguns sintomas da gastrite são: dor e sensação de queimação no estômago, azia, perda de apetite, náuseas e vômitos. | Para prevenir a gastrite deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas e do fumo e melhorar as condições sanit árias e de higinene pessoal. |
ÚLCERA lesão (ferida) localizada no esôfago, no estômago ou no duodeno. |
O diagnóstico da úlcera é sempre feito por meio da endoscopia. |
A úlcera é causada por uma bactéria Helicobacter pylori. |
Além da dor, os sintomas apresentados pelo doente com úlcera, podem ser hemorragia, perda de apetite e perda de peso. |
APENDICITE inflamação do apêndice, uma bolsa em forma de verme, localizada no intestino grosso. |
Alguns sintomas da apendicite são: náuseas, dor abdominal (geralmente do lado direito), vômitos, febre, falta de apetite. |
O tratamento é a retirada do apêndice. Caso contrário, o apêndice inflamado pode romper-se levando o doente à morte. | Restos de alimentos ou fezes podem ficar retidos na cavidade interna do apêndice, o que pode levar a sua inflamação, causando dores intensas. |
DIARREIA ocorre quando a pessoa defeca várias vezes em curto intervalo de tempo, devido ao aumento do peristaltismo intestinal. |
As causas da diarreia podem ser: ingestão de água e ou alimentos deteriorados, nervosismo, alergia a certos alimentos. | O trânsito intestinal acelerado impede a absorção da água pelo intestino grosso, gerando fezes aquosas. | O tratamento da diarreia pode ser feito oferecendo ao doente refeições leves e grande quantidade de líquidos em forma de sopas, sucos, chás e água. |
PANCREATITE inflamação do pâncreas. |
O tratamento da pancreatite pode ser realizado por meio de dietas alimentares ou por cirurgia e internação. |
As duas causas mais comuns da pancreatite são: pedras na vesícula biliar e o uso abusivo de álcool. |
O principal sintoma da pancreatite é a dor abdominal que se irradia para as costas. Náuseas e vômitos também são frequentes. |
AFTAS pequenas feridas dolorosas localizadas na mucosa da cavidade bucal. |
As aftas podem ser provocadas por infecções, estresse, lesões na boca, alimentos ácidos, predisposição genética e mudanças hormonais. |
Deve-se evitar lesões na boca que podem ser provocadas durante a mastigação e durante a escovação dos dentes. | Pessoas com propensão às aftas devem evitar alimentos ácidos. O combate ao estresse também é importante. |
CÁLCULOS BILIARES pedras na vesícula biliar. |
O tratamento pode ser feito por meio de cirurgia ou por dissolução das pedras. | Os cálculos são formados por pequenos grãos de colesterol que podem bloquear a saída da bile, causando sensações desagradáveis. |
A causa da formação das p edras na vesícula ainda é desconhecida. |
REFLUXO alteração digestiva na qual o conteúdo do estômago retorna para o esôfago. |
Algumas causas do refluxo são: consumo de alimentos gordurosos, de bebidas alcoólicas, de cigarro e a obesidade. | Alguns sintomas do refluxo são: sensação de queimação no estômago, azia, náuseas, arroto, pigarro. | O refluxo pode ser evitado elevando a cabeceira da cama (15 a 20 cm), evitando cigarros, frituras, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas. |
INTOXICAÇÃO ALIMENTAR reação do organismo a ingestão de água ou alimentos contaminados. |
A intoxicação alimentar pode ser assim prevenida: higiene na manipulação e conservação dos alimentos, higiene pessoal e doméstica e ingestão de água potável. |
Alguns sintomas da intoxicação alimentar são: dores abdominais intensas, diarreia, febre. | O tratamento da intoxicação alimentar é feito com antibióticos e hidratação do doente. |
II.PARTICIPANTES: até 4 jogadores
III.CAIXETA DIGESTÓRIA:
Instruções para o jogo:
1.As cartas abordam informações sobre 13 doenças ou distúrbios do sistema digestório.
2.Cada doença ou distúrbio tem suas informações contidas em 4 cartas perfazendo um total de 52 cartas.
3.Para iniciar a rodada é escolhido um jogador que deverá embaralhar as cartas e distribuí-las aos demais, começando pelo jogador à sua esquerda.
4.Na próxima rodada, quem distribuirá as cartas será o jogador à esquerda de quem foi o último a distribuí-las. Quem distribui as cartas é sempre o último jogador da rodada.
5. São distribuídas 9 cartas para cada jogador. O restante das cartas é empilhado com as informações voltadas para a mesa constituindo o monte.
6. O jogador (à esquerda de quem distribuiu as cartas) é o primeiro a jogar. Ele compra uma carta do monte, analisa se a carta lhe serve e, em seguida, descarta uma carta. As cartas descartadas são empilhadas com as informações voltadas para os jogadores e constituem o morto.Cada jogador deverá ficar sempre com 9 cartas nas mãos.
7. O próximo jogador (à esquerda do último jogador) pode comprar uma carta do monte ou pode pegar a última carta descartada do morto. Após analisar se ela serve ou não, terá que descartar uma carta. Este procedimento é para todos os jogadores.
8. Há 2 formas de ganhar a rodada:
* Ganha quem conseguir formar três trincas: 3 informações de 3 doenças. Neste caso, o jogador bate com as nove e marca 1 ponto.
Por exemplo: Um jogador tem em mãos: 3 cartas sobre verminoses, 3 cartas sobre aftas, 2 cartas sobre apendicite, 1 carta sobre obesidade. Se alguém descartar uma carta sobre apendicite, mesmo que não seja a sua vez de jogar, ele deverá dizer: bati com as nove porque com esta carta ele completa 3 informações sobre apendicite e forma 3 trincas. O mesmo ocorre se este jogador estiver na sua vez de jogar e comprar uma carta que seja sobre apendicite.
** Ganha quem conseguir formar 2 trincas e 1 quadra: 3 informações de 2 doenças e 4 informações de outra. Neste caso, o jogador bate com as dez e marca 2 pontos.
Por exemplo: Um jogador tem em mãos 3 trincas: 3 cartas sobre pancreatite, 3 cartas sobre úlcera, 3 cartas sobre refluxo. Se outro jogador descartar uma carta que seja a quarta informação de qualquer uma destas doenças, ainda que não seja a sua vez de jogar, ele deverá dizer: bati com as dez porque formará 2 trincas e 1 quadra. Também baterá com as dez se na sua vez de jogar, ele comprar uma carta do monte que seja a quarta informação de qualquer uma das doenças que ele tem no seu jogo.
9. O vencedor é o jogador que fizer o maior número de pontos em 5 rodadas.
MÍMICA: (sugestão de atividade a partir da caixeta digestória)
1.Dividir a sala em 2 grupos.
2.Cada grupo elege alunos que farão mímicas.
3.O professor sorteia 6 doenças para cada grupo, sem que os grupos saibam quais são as suas.
4.O representante do primeiro grupo aproxima-se do professor que lhe mostra a carta com o nome da doença.
5.Cabe ao aluno traduzir, por meio de mímica, as informações sobre esta doença.
6.Os demais colegas do seu grupo terão 2 minutos para descobrirem o nome da doença.
7.Se o grupo não conseguir o outro grupo terá a sua chance de descobrir e pontuar.
8. Encerrada a rodada iniciam-se os mesmos procedimentos para o segundo grupo. Os grupos participam alternadamente.
9.Vence o grupo que fizer maior número de pontos.
1.O professor entrega uma folha em branco aos alunos e solicita-lhes que nela coloquem seus nomes.
2.Na primeira questão, o professor apresenta aos alunos uma carta sobre uma doença e solicita-lhes que redijam 2 informações sobre a mesma.
3.Na segunda questão, o professor apresenta uma carta contendo uma informação e os alunos terão que registrar na folha o nome da doença a qual se refere a informação.
4.Depois as folhas são recolhidas e misturadas. Novamente elas são entregues aleatoriamente aos alunos para que, neste momento, façam as correções. O aluno que fará a correção também se identificará. Assim, nesta atividade estarão registrados o nome do aluno que respondeu e o nome do aluno que corrigiu.
5.Uma vez corrigidas as questões, as folhas são entregues aos alunos que responderam as questões para que verifiquem a correção.
6.O professor poderá valorizar a resposta ou a resposta e a correção.
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