Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CLASSIFICANDO OS MEIOS DE TRANSPORTES

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 3 a 5 anos, poderão:

  • Classificar os meios de transportes.
Duração das atividades
Duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ao elaborar esta aula o professor deverá perceber se os seus alunos já conhecem os meios de transportes, conseguindo nomeá-los.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO - CONVERSA INICIAL

Essa conversa poderá ser sensibilizada através de um passeio no estionamento da sua escola. Nesse momento o professor poderá questionar o grupo de crianças para que servem os carros? Será que todo carro tem o mesmo tamanho? Os automóveis conseguem levar as mesmas quantidades de pessoas? Entre outras perguntas. Depois desse passeio o professor deverá reunir a turma e direcionar uma conversa sobre o que as crianças observaram no estacionamento, ele deverá questionar se será que só existe o automóvel para locomover as pessoas? Se não qual outro meio serve para esse fim.

Dentre o que as crianças responderam o professor traz para as mesmas várias imagens de meios de transportes, nesse momento o professor deverá conversar com o grupo e perguntar se as crianças conhecem os nomes daqueles meios e para que servem.

OBSERVAÇÃO NO ESTACIONAMENTO DA ESCOLA

Observando o estacionamento da escola

Observando o estacionamento da escola

2º MOMENTO - CONSTRUINDO O CARTAZ

Depois dessa conversa pode-se apresentar um grande cartaz com uma imagem da terra, do ar e da água e ser pedido para que cada criança escolha um dos meios de transportes e cole-o no cartaz no ambiente no qual esse meio de transporte trafega. Esse cartaz poderá ser um único ou três cartazes cada um representando um desses ambientes.

3º MOMENTO - CONSTRUINDO A LISTA COM OS NOMES DO MEIOS DE TRANSPORTES

O professor poderá nomear os meios de transporte apresentados, podendo também, construir junto ao grupo de crianças uma lista com os respectivos nomes desses objetos.

Recursos Complementares

Site sobre meios de transporte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se a criança:

  • Participou da elaboração do cartaz; 
  • Nomeou os meios de transportes;
  • Classificou os meios de transporte de acordo com o local que os mesmos trafegam.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.