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Circulação Sanguínea / A Corrente da VIDA

 

21/11/2008

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o funcionamento do sistema circulatório e o seu papel na manutenção de diferentes atividades do corpo humano.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre anatomia do corpo humano, sobre digestão e respiração. Conhecimentos sobre respiração celular para obtenção de energia.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

É interessante desenvolver esta aula depois que o aluno possui noções sobre o funcionamento do sistema respiratório (ventilação pulmonar) e digestório (para a obtenção de alimento)

Professor, inicie a aula relembrando a forma de obtenção de energia pelas células através do processo da queima da glicose pelo oxigênio. Relembre também a maneira como o organismo absorve o oxigênio do ar e o alimento do ambiente.
Neste momento podem ser iniciadas as atividades relacionadas ao sistema circulatório, que, entre outras funções promove o transporte dessas substâncias até as células.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1152/imagens/atividade.gif

Dê continuidade realizando uma atividade de contagem dos batimentos cardíacos. Para tanto, oriente os alunos sobre como sentir o pulso, colocando três dedos sobre a pequena depressão na parte inferior do antebraço, próximo da mão. (veja figura).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1152/imagens/medindo_pulso.jpg

Forme duplas de alunos e peça para que registrem no caderno a freqüência cardíaca de um deles em três situações:

1. EM REPOUSO: esperar alguns minutos sentado, realizar e registrar a primeira leitura.
2. ANDANDO: o aluno que está sendo observado deverá andar em passo levemente acelerado durante dois minutos e retornar para a sala para realizar a segunda leitura e registro.
3. CORRENDO: esse mesmo aluno deverá correr até um local distante da sala (dentro da escola) e retornar para a sala. Ao chegar, seu colega deverá realizar e registrar a terceira leitura.

Analisando os resultados:
O que pode ser observado na freqüência cardíaca comparando as três situações distintas? Como explicar as alterações observadas?

Professor, reforce a informação sobre o consumo de oxigênio e alimento para a produção de energia e lembre que em situação de maior atividade esse consumo será maior. Considerando que o sangue é quem transporta essas substâncias até a célula, este terá que “circular” mais rápido pelo corpo, aumentando então a atividade do sistema cardio-vascular.


Aula 2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1152/imagens/nolaboratorio.gif

 

No portal do professor os alunos poderão ter uma visão geral da circulação sangüínea humana que mostra o caminho que o sangue pobre e rico em oxigênio realiza. Isso pode ser observado no seguinte endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10276/circulacao_humana_cederj.swf

Circulação sangüínea humana

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1152/imagens/circulacao2.jpg

Os alunos deverão observar e registrar:
O que significam as marcas vermelhas e azuis apresentadas na animação? Em que locais elas modificam de cor e por que isso ocorre?

Ainda no laboratório de informática os alunos podem observar o processo de entupimento de um vaso sanguíneo, acessando o seguinte recurso:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11103/sistema_circulatorio.swf

Entupimento de um vaso sangüíneo

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1152/imagens/circulacao_entupimento.jpg

Os alunos deverão observar e registrar:
Quais os locais apresentados pela animação onde o entupimento de um vaso sanguíneo é particularmente perigoso? Por quê?

Discuta com os alunos as atividades realizadas nesta aula e incentive as pesquisa sobre as causas do entupimento dos vasos sanguíneos em órgãos importantes como o cérebro, coração e rins.


Aula 3

Para reforçar o aprendizado sobre o processo da circulação sugiro a realização da atividade “Pegando carona com o sangue”, sugerida pelo professor Roberto Ternes Arrial, da Universidade de Brasília, disponível no formato pdf no endereço abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9800/pegando_carona_com_o_sangue.pdf

Pegando carona com o sangue
 

Dica! – Uma sugestão de variação da atividade é utilizar pequenas peças circulares de E.V.A. nas cores vermelha e azul. Essas peças representam o sangue arterial ou venoso, carregado de oxigênio ou gás carbônico, respectivamente. O circuito pode ser desenhado no chão, com giz, e no local dos pulmões e órgãos permanecem algumas carteiras, sobre as quais estarão as peças (para iniciar, nas carteiras que representam os pulmões haverá somente peças vermelhas e nas carteiras que representam os órgãos, apenas peças azuis – explique a razão disso: a hematose nos pulmões e a respiração celular nos órgãos). Cada aluno só deve carregar uma peça de cada vez, seguindo o caminho percorrido pelo sangue. Ao chegar ao pulmão recebe uma peça vermelha (o sangue foi oxigenado) e deixa uma azul. Quando passar pelos órgãos o processo é inverso: deixa a vermelha e recebe uma azul. O processo estará encerrado quando todas as peças tiverem mudado de lugar (o que na verdade não ocorre porque as peças teriam suas cores convertidas no local onde chegaram: azuis se tornam vermelhas e vermelhas azuis). Como são dois órgãos desenhados no circuito, os alunos que caminham por ele podem alternar-se: um caminha em direção ao órgão 1 e o seguinte em direção ao órgão 2, o próximo para o 1 novamente e o seguinte para o 2 e assim sucessivamente. Num determinado momento o professor pode interromper o fluxo para um dos órgãos (que terá acúmulo de peças azuis), representando a obstrução do vaso sangüíneo. Também é interessante produzir grande quantidade de peças azuis e vermelhas e posicionar um aluno nos pulmões e um em cada órgão para ir trocando as peças que ali chegam, representando as trocas gasosas.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1152/imagens/circulacao.jpg

Questões para serem discutidas após a realização da atividade:

Considerando as informações estudadas qual a diferença entre um organismo transgênico e um organismo geneticamente melhorado?
É possível, com base no que foi estudado assumir um posicionamento em relação aos organismos transgênicos?

 

 

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1152/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?


INICIANTE - 4,0 pontos
Percebo o funcionamento do sistema circulatório em meu corpo.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que o objetivo da circulação é transportar oxigênio.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o processo da circulação como meio de transportar oxigênio e outras substâncias por todo o organismo.

MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo o processo da circulação como meio de transportar oxigênio e outras substâncias por todo o organismo, reconheço a importância desse processo e as conseqüências que podem ocorrer com sua interrupção.


 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Entupimento de um vaso sanguíneo Animação/simulação
Pegando carona com o sangue Experimento prático
Circulação sanguínea humana Animação/simulação
Avaliação
A resposta para as duas últimas questões permitem ao professor observar o grau de compreensão adquirido pelos alunos. Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula apresento um exemplo de uma rubrica a ser utilizada nesta aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
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Opiniões

  • angelica, ESCOLA JOSE SAINT CLAIR , Bahia - disse:
    angelicapm2011@hotmail.com

    23/06/2011

    Cinco estrelas

    Sem duvidas essa aula e muito boa e vai me servir muito, irei apresentar um seminario e esse necessitara de muitos recurssos....VALEU!!!!!!!


  • Elandia Pereira, E.E.E.F.M. Arlindo Ferreira Lopes , Espírito Santo - disse:
    elandiapereira@hotmail.com

    07/09/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom!! Adorei as dicas de trabalho!!


  • leni, Escola Municiapl Irma Luiza Gomes , Pernambuco - disse:
    lenicicero@hotmail.com

    20/07/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa!


  • Franciane, CEWK , Paraná - disse:
    ane.xv@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aproveitei dar uma sondadinha na proxima materia e parabeniza-lo. Já era de se esperar q suas aulas na net tambem seriam um show!!! Me sinto privilegiada em ter um professor assim como vc.. Vc é 10! Parabens pelo trabalho!!!


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