21/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Aula 1
Elabore esse texto sobre a história da Peste Negra, que assolou a humanidade no passado. Registre alguns dados sobre a época e sobre a quantidade de pessoas que morreram através desse flagelo. Não informe, contudo, no texto, qual foi a causa da peste nem sua forma de transmissão.
Informações sobre a peste negra para a produção do texto podem ser encontradas em diversos sítios da internet (ou em livros como o que é sugerido ao final desta aula). Abaixo são sugeridos alguns sítios:
Inicie a aula lendo esse texto e apresentem, ao final da leitura os seguintes questionamentos:
Mas enfim, qual a ‘cara’ da peste negra? Quem era ela? Quais as conexões fatais que permitiram sua propagação e quase dizimação da espécie humana? Houve outras ‘pestes’ semelhantes na história da humanidade? É possível que ocorra algo semelhante nos dias atuais?
No laboratório de informática peça que os alunos explorem o recurso “Bactérias” do Portal do Professor.
O recurso apresenta informações sobre a importância médica e ecológica das bactérias, além de apresentar algumas formas de classificação.
Antes de iniciar a exploração dos recursos, forneça aos alunos um roteiro do que deverão observar durante a navegação. A seguir sugiro algumas questões:
• Quais os problemas causados por bactérias apresentados no recurso?
• Quais os aspectos positivos em relação às bactérias?
• Qual a diferença entre bactérias Gram Positivas e Negativas e o que isso significa?
Dica! – Uma boa parte do recurso apresenta pequenos vídeos que demonstram o processo de preparação de uma lâmina com bactérias – coloração de Gram. Na verdade essa prática é pouco comum com alunos do ensino médio, considerando a precariedade de recursos da maioria das salas de aulas e laboratórios de escolas públicas (quando há). Explore, entretanto, e explique alguns detalhes do vídeo como, por exemplo, a produção de culturas bacterianas e os cuidados com a esterilização do material utilizado.
Apresente, após a exploração do recurso, a seguinte questão:
Teria a peste negra alguma relação com a existência de bactérias? Em caso positivo, como seria a sua transmissão?
Aula 2
Novamente no laboratório de informática peça para os alunos explorarem os seguintes recursos:
Estrutura bacteriana
Estrutura bacteriana
Conjugação bacteriana
Conjugação bacteriana
Solicite que registrem e respondam em seus cadernos as seguintes questões:
• Observando a estrutura bacteriana indique quais são as estruturas ausentes nas bactérias e presentes nas células de outros seres como os animais?
• Qual a vantagem do processo de conjugação bacteriana em relação ao processo de reprodução assexuada?
Discuta as respostas apresentadas.
Professor, neste momento você pode apresentar algumas informações sobre a peste negra, relacionando-as com as informações sobre bactérias estudadas até o momento.
Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro-projetor.
www.creativecommons.org.br
Explique, ainda nesta aula, o conceito dos seguintes medicamentos: ANTIBIÓTICOS, ANTIINFLAMATÓRIOS, ANALGÉSICOS, ANTITÉRMICOS.
Questione: qual deles é o mais apropriado para o tratamento de doenças causadas por bactérias?
Lembre os alunos de que é comum a utilização simultânea dos medicamentos mencionados, porém seu uso deve ser sempre feito seguindo orientação médica. Ressalte que é comum as pessoas utilizarem antiinflamatório em processos infecciosos, o que promove diminuição do processo inflamatório, mas não a cura, podendo agravar o problema.
Dica! – Uma atividade interessante pode ser realizada para reforçar o que foi descrito é solicitar que os alunos observem a bula de um medicamento ANTIINFLAMATÓRIO e expliquem a o trecho destacado abaixo, presente na indicação de uso:
MEDICAMENTO X - Indicações: “- no tratamento da dor, da inflamação e da febre que acompanham os processos infecciosos do ouvido, nariz ou garganta como, por exemplo, nas faringoamigdalites e otites, respeitando os princípios terapêuticos gerais que a doença básica deve ser tratada adequadamente.
Para finalizar proponha uma reflexão (para ser apresentada na aula seguinte) sobre as seguintes questões:
• Considerando a existência dos medicamentos de hoje, seria possível o surgimento de uma epidemia como a ocorrida no passado?
• Com a facilidade de transporte no mundo na atualidade a transmissão de doenças em larga escala se torna mais fácil?
• Que medidas o ser humano (ou os países) toma para evitar novas epidemias?
RECURSOS COMPLEMENTARES
MARTHO, Gilberto. Pequenos Seres Vivos – Viagem ao mundo dos micróbios Editora Ática, 5ª Ed, São Paulo, 1996
Informações complementares e imagens podem ser encontradas nos seguintes endereços:
O texto “Leituras Cruzadas: Pestes, pragas e epidemias” traz informações sobre epidemias de outras épocas e epidemias recentes.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u484.shtml
Aqui estão disponíveis mais informações sobre a Peste Negra.
http://cienciahoje.uol.com.br/3638
Na página da internet sugerida abaixo podem ser encontradas informações a respeito da origem e evolução dos antibióticos.
http://www.medstudents.com.br/historia/fleming/fleming.htm
AUTO-AVALIAÇÃO
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço a existência de seres microscópicos denominados bactérias.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que existem bactérias que têm aspectos positivos e outras com aspectos negativos em relação aos humanos.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo a classificação de bactérias em diferentes tipos conforme sua estrutura e percebo a relação que possuem com o ser humano.
MESTRE - 10,0 pontos
Identifico diferentes formas de bactérias. Reconheço o seu papel no ambiente e seus aspectos positivos em relação ao ser humano. Percebo-as como importantes causadoras de doenças e a participação que possuem no desenvolvimento de grandes epidemias como foi a da peste negra.
Nome | Tipo |
---|---|
Conjugação bacteriana | Animação/simulação |
Estrutura bacteriana | Animação/simulação |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Sem estrelasAula foi bem elaborada e aborda um assunto ótimo para se trabalhar com biologia. Vale destacar que se levarmos pro lado da interdisciplinalidade podemos utilizala como gancho para uma aula de história.
24/03/2010
Sem estrelasGostei da aula, mas uma realidade é que muitas escolas não possuem laboratório de infomática.
24/03/2010
Sem estrelasFaltou dizer que as bactérias não são unicamente causadoras de doenças, que, pelo contrário, elas estão envolvidas em uma grande quantidade de processos vitais ao homem e ao planeta.