Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pequenas Histórias, Pequenas delicadezas

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá:

Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s).

Desenvolver uma interpretação dos textos, a partir dos variados pontos de vista dos narradores e relacioná-los entre si.
Refletir sobre a forma textual.

Praticar o processo de retextualização - escrita e revisão - a partir do texto produzido, exercitando os diferentes pontos de vista de narração.
Identificar características das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais: filme, lendas, vídeos.

Produzir textos a partir do gênero em estudo. 
Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos.

Empreender pesquisa sobre as lendas do nosso folclore.

Aprimorar a interpretação e a compreensão de textos lidos
Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em uma lenda.

Retextualizar os textos produzidos.

Produzir um registro de memória cultural, utilizando o ambiente escolar para afixar tais registros.

Refletir sobre a variação linguística e desenvolver um pensamento crítico sobre a língua e seus usos sociais.

Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades e outras circunstâncias de interlocução.

Conscientizar-se de que as escolhas que ele faz ao produzir um discurso não são aleatórias, mas decorrentes das condições em que o discurso é realizado.

Estimular a exposição em público.

Enriquecer os conhecimentos gramaticais do aluno a partir da reflexão sobre as ocorrências de 'erros' identificados e corrigidos por ele.

Ampliar a capacidade escrita a partir de textos não-verbais.

Desenvolver o espírito crítico em relação às produções dos colegas.

Mostrar diferentes formas de expressão artísticas, como as artes plásticas e a literatura popular.

Incentivar o desenvolvimento da expressão artística, no caso, a pintura e/ou bordado.

Duração das atividades
8 aulas ou encontros ( 1 hora e 40 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

. Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.
. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.
. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
. Habilidade de identificação de informações explícitas.

Estratégias e recursos da aula
                                                           

Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Converse com seus alunos sobre a importância de preservar o hábito de se contar histórias. Enfatize a importância desse ato para o enriquecimento da cultura de um povo e de quais formas pode ser essa manifestação: através de desenhos, de um “causo” contado ou de um texto escrito.

Convide-os a assistir ao filme “Pequenas Histórias” e veja como a narradora “tece” suas narrativas e conta as suas histórias.

http://www.cinepop.com.br/fotos2/pequenashistorias_4.jpg  [Imagem acessada em 14/11/2009]

http://www.youtube.com/watch?v=Dpo6nBSkgHo       [Acesso em 13/11/2009]

http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/pequenas-historias/pequenas-historias-poster01.jpg [Imagem acessada em 14/11/2009]

http://www.youtube.com/watch?v=BxGgk5Q6qG8&feature=related     [Acesso em 13/11/2009]

Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Registre as impressões dos alunos sobre o filme assistido. Peça que eles respondam as seguintes questões:

Que histórias foram contadas pela narradora?
Qual história você mais gostou? Justifique sua reposta.
Reescreva a história que você mais gostou, alterando o final.

A reescrita de uma das histórias do filme possibilitará a verificação de como o aluno apreendeu o sentido do conto narrado, de como ele se organiza para se expressar, se escreve com coerência e coesão e se apresenta alguma dificuldade do âmbito gramatical ao articular suas ideias.

Feita essa verificação, peça que faça a revisão textual, caso seja necessário.

Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma lenda do Folclore Nacional. Liste no quadro os exemplos citados e apresente outros tantos.

http://www.terracapixaba.com.br/images/FOLCLORE.jpg [Figura acessada em 14/11/2009]

Professor,

Peça que cada um escolha uma lenda para pesquisa e leitura. Se não tiver um número de lendas listado o suficiente para a quantidade de alunos , eis as sugestões de mais algumas:

Mapinguari

Lua

Mandioca

Cobra Grande

Iara

Boto

Curupira

Guaraná

Pirarucu

Guaraná II

Jurupari

Muiraquitã

Rio

Uirapuru

Vitória Regia

Matinta Perera

Alamoa
Boitatá
Corpo-seco
Lobisomem
Mula-sem-cabeça
Negrinho do pastoreio
Negro D'água
Saci Pererê
Vitória Régia
Cabeça de Cuia
Comadre Fulozinha
Caipora
Cuca
Mapinguari
Papa Figo
Lenda da Capivara

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda [Acesso em 14/11/2009]

Professor,

Leve os alunos à biblioteca da escola. Peça a eles que procurem a lenda escolhida e façam a leitura dela. Observe a forma que os alunos pesquisam, se apresentam autonomia nesse momento, se interessam por outras lendas, além da escolhida ou se restringem apenas àquela eleita. Procure observar os recursos e as estratégias de busca que utilizam. Se precisar dê indicações de como eles podem otimizar a pesquisa. Chame a atenção deles para os links que introduzem os hipertextos.

De volta à sala de aula, peça aos alunos que ilustrem em uma folha de papel a lenda escolhida e lida na biblioteca. Promova um ambiente propício para esta atividade: escolha uma música instrumental e coloque-a para a turma ouvir enquanto desenham e colorem.

Você pode convidar um colega da área de Belas Artes para auxiliá-lo nesse momento, ou até mesmo, levar a turma para a sala de artes, caso tenha uma em sua escola.

Aulas 4, 5 e 6 : seis aulas de 50 minutos (4 horas )


Professor,

Com as ilustrações já feitas, diga aos alunos que vocês farão como no filme assistido: a partir de um trabalho artesanal no tecido (bordado ou pintura), contarão as lendas de cada um.

OBS: As ilustrações serão os moldes a serem passados para o tecido, com a ajuda de um papel carbono.

Passadas as ilustrações das lendas para o tecido, escolha com eles como será esse artesanato: pintura em tecido ou bordado?

http://1.bp.blogspot.com/_PQGR6NOC84Q/Rqi_seO1bSI/AAAAAAAAAFk/rJtdPt9rMLU/s200/MOTIVOS+DE+PINTURA+4.jpg [Imagem acessada em 14/11/2009]

Se optarem pela pintura, há algumas dicas preciosas no link abaixo:

http://www.atelierveratraversa.com.br/tecnicas/dicas.htm [Acesso em 14/11/2009]

http://resurrectionfern.typepad.com/.a/6a00e54fc19bef8833010535ba769f970b-800wi [Imagem acessada em 14/11/2009]

Se optarem pelo bordado, também há vários tipos.

http://euquerofazertambem.blogspot.com/2009/03/alguns-tipos-de-pontos-bordado.html [Acesso em 14/11/2009]

Escolhida a forma artesanal a ser usada, mãos à obra! (Convide novamente o colega da área de Belas Artes para auxiliar a turma nesse momento).

Enquanto forem pintando/ bordando a lenda no tecido, peça para o aluno contar a todos a sua história. Observe como ele se expressa oralmente. Se obedece a uma cronologia lógica na narrativa, se tem um vocabulário rico ou apropriado para o seu nível de formação, se acrescenta ou omite alguma informação importante da história.

Para que esse momento tão importante não se perca, grave a fala do aluno e filme essa contação de história. Trata-se de um registro necessário nessa atividade.

Aula 7: duas aulas de 50 minutos ( 1 hora e 40 minutos)

Professor,

É o momento de “alinhavar” as histórias. Ao unir os tecidos decorados pelos alunos, peça que eles falem sobre a importân ciada arte de contar histórias, promovendo, assim, a conclusão oral do trabalho. Registre também esse momento. Peça que eles sugiram um nome à obra de arte finalizada pela turma.

Peça para os alunos transformarem as gravações/ filmagens das lendas contadas em texto escrito. Diante da impossibilidade de cada aluno ter um gravador/aparelho de som próprio/celular/MP3/MP4, divida a turma em pequenos grupos, de modo que cada um tenha um aparelho para ouvir e poder registrar na forma escrita.

Aula 8 : duas aulas de 50 minutos ( 1 hora e 40 minutos)

Professor,

Troque os textos escritos entre os colegas. Peça que eles façam a revisão textual e entreguem para os autores com as sugestões de alterações indicadas no texto.

Cada autor fará então, as alterações e adequações necessárias no próprio texto. Depois, faça a coletânea das produções e mande reproduzir vários números tanto para os alunos, quanto para a biblioteca da escola.

Além disso, coloque em exposição o trabalho artesanal produzido pela turma em um lugar de destaque da escola. Assim, todos da comunidade escolar poderão apreciá-lo.

.

Recursos Complementares

Professor,

Para enriquecer suas aulas, acesse:

www.pequenashistorias.com.br - Site interativo sobre o filme e atividades referentes a ele [Acesso em 14/11/2009]

http://www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda/ - Estudo sobre lendas e mitos [Acesso em 14/11/2009]

Avaliação

A partir da produção oral e escrita que os alunos apresentaram é possível analisar a competência linguística, tanto no nível conceitual do que foi ensinado, quanto em relação à capacidade de articulação e uso da linguagem escrita. Observe também o interesse dos alunos em relação às aulas, à participação, ao nível de coerência de suas proposições. Pergunte a eles o que aprenderam, que sugestões ou críticas gostariam de expor. Não se esqueça de indagar sobre o trabalho artesanal aliado à proposta da aula, se foi válido, se merece novas intervenções utilizando esse recurso. Essa é uma forma de avaliação muito válida. É sempre bom deixar que os alunos sejam os indicadores do seu próprio conhecimento, já que eles são os principais alvos das estratégias de ensino que criamos.

Dependendo da quantidade de trabalhos reunidos, você pode, junto com o professor de Artes, propor a confecção de uma colcha de "retalhos" ou de um painel - que emoldurado pode se tornar uma bela peça de arte. Que tal propor um bingo, um leilão uma rifa cujo prêmio seria esse produto e o dinheiro  revertido em prol de se adquirir algum bem para aprimorar as aulas, a escola ou para alguma entidade pública (asilo, orfanato...)

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • francisco oliveira , Escola Ligia Carvalho da Silva , Acre - disse:
    francisco.acrelandia@gmail.com

    22/04/2010

    Quatro estrelas

    Ola, amigos, gostei bastante dos materiais e destas informaçoes! Irei sim seguir as instruçoes que me foram concedidas e com estes materiais acredito que serei bem sucedido em minhas atividades! Obrigado, abraços. Francisco Oliveira


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.