29/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá:
Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s).
Desenvolver uma interpretação dos textos, a partir dos variados pontos de vista dos narradores e relacioná-los entre si.
Refletir sobre a forma textual.
Praticar o processo de retextualização - escrita e revisão - a partir do texto produzido, exercitando os diferentes pontos de vista de narração.
Identificar características das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais: filme, lendas, vídeos.
Produzir textos a partir do gênero em estudo.
Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos.
Empreender pesquisa sobre as lendas do nosso folclore.
Aprimorar a interpretação e a compreensão de textos lidos
Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em uma lenda.
Retextualizar os textos produzidos.
Produzir um registro de memória cultural, utilizando o ambiente escolar para afixar tais registros.
Refletir sobre a variação linguística e desenvolver um pensamento crítico sobre a língua e seus usos sociais.
Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades e outras circunstâncias de interlocução.
Conscientizar-se de que as escolhas que ele faz ao produzir um discurso não são aleatórias, mas decorrentes das condições em que o discurso é realizado.
Estimular a exposição em público.
Enriquecer os conhecimentos gramaticais do aluno a partir da reflexão sobre as ocorrências de 'erros' identificados e corrigidos por ele.
Ampliar a capacidade escrita a partir de textos não-verbais.
Desenvolver o espírito crítico em relação às produções dos colegas.
Mostrar diferentes formas de expressão artísticas, como as artes plásticas e a literatura popular.
Incentivar o desenvolvimento da expressão artística, no caso, a pintura e/ou bordado.
. Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.
. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.
. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
. Habilidade de identificação de informações explícitas.
Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Converse com seus alunos sobre a importância de preservar o hábito de se contar histórias. Enfatize a importância desse ato para o enriquecimento da cultura de um povo e de quais formas pode ser essa manifestação: através de desenhos, de um “causo” contado ou de um texto escrito.
Convide-os a assistir ao filme “Pequenas Histórias” e veja como a narradora “tece” suas narrativas e conta as suas histórias.
http://www.cinepop.com.br/fotos2/pequenashistorias_4.jpg [Imagem acessada em 14/11/2009]
http://www.youtube.com/watch?v=Dpo6nBSkgHo [Acesso em 13/11/2009]
http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/pequenas-historias/pequenas-historias-poster01.jpg [Imagem acessada em 14/11/2009]
http://www.youtube.com/watch?v=BxGgk5Q6qG8&feature=related [Acesso em 13/11/2009]
Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Registre as impressões dos alunos sobre o filme assistido. Peça que eles respondam as seguintes questões:
Que histórias foram contadas pela narradora?
Qual história você mais gostou? Justifique sua reposta.
Reescreva a história que você mais gostou, alterando o final.
A reescrita de uma das histórias do filme possibilitará a verificação de como o aluno apreendeu o sentido do conto narrado, de como ele se organiza para se expressar, se escreve com coerência e coesão e se apresenta alguma dificuldade do âmbito gramatical ao articular suas ideias.
Feita essa verificação, peça que faça a revisão textual, caso seja necessário.
Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma lenda do Folclore Nacional. Liste no quadro os exemplos citados e apresente outros tantos.
http://www.terracapixaba.com.br/images/FOLCLORE.jpg [Figura acessada em 14/11/2009]
Professor,
Peça que cada um escolha uma lenda para pesquisa e leitura. Se não tiver um número de lendas listado o suficiente para a quantidade de alunos , eis as sugestões de mais algumas:
Mapinguari
Lua
Mandioca
Cobra Grande
Iara
Boto
Curupira
Guaraná
Pirarucu
Guaraná II
Jurupari
Muiraquitã
Rio
Uirapuru
Vitória Regia
Matinta Perera
Alamoa
Boitatá
Corpo-seco
Lobisomem
Mula-sem-cabeça
Negrinho do pastoreio
Negro D'água
Saci Pererê
Vitória Régia
Cabeça de Cuia
Comadre Fulozinha
Caipora
Cuca
Mapinguari
Papa Figo
Lenda da Capivara
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda [Acesso em 14/11/2009]
Professor,
Leve os alunos à biblioteca da escola. Peça a eles que procurem a lenda escolhida e façam a leitura dela. Observe a forma que os alunos pesquisam, se apresentam autonomia nesse momento, se interessam por outras lendas, além da escolhida ou se restringem apenas àquela eleita. Procure observar os recursos e as estratégias de busca que utilizam. Se precisar dê indicações de como eles podem otimizar a pesquisa. Chame a atenção deles para os links que introduzem os hipertextos.
De volta à sala de aula, peça aos alunos que ilustrem em uma folha de papel a lenda escolhida e lida na biblioteca. Promova um ambiente propício para esta atividade: escolha uma música instrumental e coloque-a para a turma ouvir enquanto desenham e colorem.
Você pode convidar um colega da área de Belas Artes para auxiliá-lo nesse momento, ou até mesmo, levar a turma para a sala de artes, caso tenha uma em sua escola.
Aulas 4, 5 e 6 : seis aulas de 50 minutos (4 horas )
Professor,
Com as ilustrações já feitas, diga aos alunos que vocês farão como no filme assistido: a partir de um trabalho artesanal no tecido (bordado ou pintura), contarão as lendas de cada um.
OBS: As ilustrações serão os moldes a serem passados para o tecido, com a ajuda de um papel carbono.
Passadas as ilustrações das lendas para o tecido, escolha com eles como será esse artesanato: pintura em tecido ou bordado?
http://1.bp.blogspot.com/_PQGR6NOC84Q/Rqi_seO1bSI/AAAAAAAAAFk/rJtdPt9rMLU/s200/MOTIVOS+DE+PINTURA+4.jpg [Imagem acessada em 14/11/2009]
Se optarem pela pintura, há algumas dicas preciosas no link abaixo:
http://www.atelierveratraversa.com.br/tecnicas/dicas.htm [Acesso em 14/11/2009]
http://resurrectionfern.typepad.com/.a/6a00e54fc19bef8833010535ba769f970b-800wi [Imagem acessada em 14/11/2009]
Se optarem pelo bordado, também há vários tipos.
http://euquerofazertambem.blogspot.com/2009/03/alguns-tipos-de-pontos-bordado.html [Acesso em 14/11/2009]
Escolhida a forma artesanal a ser usada, mãos à obra! (Convide novamente o colega da área de Belas Artes para auxiliar a turma nesse momento).
Enquanto forem pintando/ bordando a lenda no tecido, peça para o aluno contar a todos a sua história. Observe como ele se expressa oralmente. Se obedece a uma cronologia lógica na narrativa, se tem um vocabulário rico ou apropriado para o seu nível de formação, se acrescenta ou omite alguma informação importante da história.
Para que esse momento tão importante não se perca, grave a fala do aluno e filme essa contação de história. Trata-se de um registro necessário nessa atividade.
Aula 7: duas aulas de 50 minutos ( 1 hora e 40 minutos)
Professor,
É o momento de “alinhavar” as histórias. Ao unir os tecidos decorados pelos alunos, peça que eles falem sobre a importân ciada arte de contar histórias, promovendo, assim, a conclusão oral do trabalho. Registre também esse momento. Peça que eles sugiram um nome à obra de arte finalizada pela turma.
Peça para os alunos transformarem as gravações/ filmagens das lendas contadas em texto escrito. Diante da impossibilidade de cada aluno ter um gravador/aparelho de som próprio/celular/MP3/MP4, divida a turma em pequenos grupos, de modo que cada um tenha um aparelho para ouvir e poder registrar na forma escrita.
Aula 8 : duas aulas de 50 minutos ( 1 hora e 40 minutos)
Professor,
Troque os textos escritos entre os colegas. Peça que eles façam a revisão textual e entreguem para os autores com as sugestões de alterações indicadas no texto.
Cada autor fará então, as alterações e adequações necessárias no próprio texto. Depois, faça a coletânea das produções e mande reproduzir vários números tanto para os alunos, quanto para a biblioteca da escola.
Além disso, coloque em exposição o trabalho artesanal produzido pela turma em um lugar de destaque da escola. Assim, todos da comunidade escolar poderão apreciá-lo.
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Professor,
Para enriquecer suas aulas, acesse:
www.pequenashistorias.com.br - Site interativo sobre o filme e atividades referentes a ele [Acesso em 14/11/2009]
http://www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda/ - Estudo sobre lendas e mitos [Acesso em 14/11/2009]
A partir da produção oral e escrita que os alunos apresentaram é possível analisar a competência linguística, tanto no nível conceitual do que foi ensinado, quanto em relação à capacidade de articulação e uso da linguagem escrita. Observe também o interesse dos alunos em relação às aulas, à participação, ao nível de coerência de suas proposições. Pergunte a eles o que aprenderam, que sugestões ou críticas gostariam de expor. Não se esqueça de indagar sobre o trabalho artesanal aliado à proposta da aula, se foi válido, se merece novas intervenções utilizando esse recurso. Essa é uma forma de avaliação muito válida. É sempre bom deixar que os alunos sejam os indicadores do seu próprio conhecimento, já que eles são os principais alvos das estratégias de ensino que criamos.
Dependendo da quantidade de trabalhos reunidos, você pode, junto com o professor de Artes, propor a confecção de uma colcha de "retalhos" ou de um painel - que emoldurado pode se tornar uma bela peça de arte. Que tal propor um bingo, um leilão uma rifa cujo prêmio seria esse produto e o dinheiro revertido em prol de se adquirir algum bem para aprimorar as aulas, a escola ou para alguma entidade pública (asilo, orfanato...)
Quatro estrelas 1 classificações
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22/04/2010
Quatro estrelasOla, amigos, gostei bastante dos materiais e destas informaçoes! Irei sim seguir as instruçoes que me foram concedidas e com estes materiais acredito que serei bem sucedido em minhas atividades! Obrigado, abraços. Francisco Oliveira