09/12/2008
Ana Cristina de Almeida Sonza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conteúdos específicos:
Recurso educacional:
Experimentos para o Ensino Médio - Gravação em placa de cobre: http://www.cliquequimica.com.br/receitas.htm, roteiro disponível no site Cliquequímica (Prof.ª Martha Reis).
(Clique em gravação em placa de cobre para a leitura do roteiro)
Preparando a aula:
Na aula anterior a esta, solicite aos alunos que tragam jaleco (guarda-pó, avental), óculos de proteção e letras adesivas autocolantes.
Introduzindo a aula: (5 a 10 min.)
Inicialmente peça para aos alunos que se organizem formando grupos com três componentes.
Explique aos alunos que eles irão receber um roteiro para realizar um experimento, o qual os auxiliará a entender o processo de óxido-redução nas reações químicas. Oriente os alunos para que tomem nota de todos os fenômenos que irão ser observados durante a execução do experimento. Chame atenção para normas de segurança.
Desenvolvendo a aula: (20 a 25 min.)
Entregue para cada grupo o roteiro do experimento – Gravação em placa de cobre: http://www.cliquequimica.com.br/receitas_placa_cobre.htm e um kit contendo os materiais necessários para realização do experimento (vide no roteiro – materiais). É importante que o professor acompanhe os alunos durante a realização do experimento para tirar as eventuais dúvidas.
Após a finalização do experimento, solicite aos alunos que guardem os materiais usados e limpem as carteiras ou bancadas. Lembre de recolher os materiais que possam ser utilizados por outras turmas.
Sistematizando a aula: (20 min.)
Peça para que os alunos façam o relatório sobre o experimento. O professor deverá entregar o modelo abaixo:
Ao final da aula, o professor solicitará aos alunos que apresentem as suas respostas e após análise das mesmas, o professor concluirá com a turma as respostas mais adequadas, de acordo com as informações fornecidas nas atividades desenvolvidas. Caso não haja tempo, essa discussão e o preenchimento do relatório ocorrerão no início da próxima aula.
Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula:
A partir dessa aula o professor poderá abordar, mais detalhadamente, o critério para a ordem de reatividade dos metais.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!