Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Líquidos podem atacar metais?

 

09/12/2008

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Ana Cristina de Almeida Sonza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Estabelecer o conceito de número de oxidação, diferenciando-o de carga elétrica;
• Identificar, por meio de experimento, as reações de óxido-redução e os fatores para sua ocorrência.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Íons cátions;
• Ligações metálicas.
• Condições para ocorrência de reações químicas.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

  • Número de oxidação;
  • Oxidação e redução;
  • Agentes oxidante e redutor;
  • Reatividade de metais.
     

Recurso educacional:

Experimentos para o Ensino Médio - Gravação em placa de cobre: http://www.cliquequimica.com.br/receitas.htm, roteiro disponível no site Cliquequímica (Prof.ª Martha Reis).
(Clique em gravação em placa de cobre para a leitura do roteiro)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1154/imagens/Aul_Nov_1_1.jpg

Preparando a aula:

Na aula anterior a esta, solicite aos alunos que tragam jaleco (guarda-pó, avental), óculos de proteção e letras adesivas autocolantes.

 

Introduzindo a aula: (5 a 10 min.)

Inicialmente peça para aos alunos que se organizem formando grupos com três componentes.
Explique aos alunos que eles irão receber um roteiro para realizar um experimento, o qual os auxiliará a entender o processo de óxido-redução nas reações químicas. Oriente os alunos para que tomem nota de todos os fenômenos que irão ser observados durante a execução do experimento. Chame atenção para normas de segurança.

 

Desenvolvendo a aula: (20 a 25 min.)


Entregue para cada grupo o roteiro do experimento – Gravação em placa de cobre: http://www.cliquequimica.com.br/receitas_placa_cobre.htm e um kit contendo os materiais necessários para realização do experimento (vide no roteiro – materiais). É importante que o professor acompanhe os alunos durante a realização do experimento para tirar as eventuais dúvidas.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1154/imagens/Aul_Nov_1_2.jpg

 

Após a finalização do experimento, solicite aos alunos que guardem os materiais usados e limpem as carteiras ou bancadas. Lembre de recolher os materiais que possam ser utilizados por outras turmas.

 

Sistematizando a aula: (20 min.)

Peça para que os alunos façam o relatório sobre o experimento. O professor deverá entregar o modelo abaixo:

  • Modelo de Relatório:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1154/imagens/Aul_Nov_1_3.jpg

Ao final da aula, o professor solicitará aos alunos que apresentem as suas respostas e após análise das mesmas, o professor concluirá com a turma as respostas mais adequadas, de acordo com as informações fornecidas nas atividades desenvolvidas. Caso não haja tempo, essa discussão e o preenchimento do relatório ocorrerão no início da próxima aula.

 

 Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula:

A partir dessa aula o professor poderá abordar, mais detalhadamente, o critério para a ordem de reatividade dos metais.

 

Avaliação
O aluno poderá ser avaliado nas observações feitas a partir do experimento realizado, no formato de relatório escrito.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.