Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Roteiro : a importante arte de como escrever uma história

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Professor, espera-se que ao fim das aulas propostas sejam alcançados os seguintes objetivos:

Conhecer a estrutura, os elementos, as características e as funções de um roteiro.

Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa - interlocutores, contexto, finalidades e outras circunstâncias de interlocução.

Promover situações de leitura e de escrita de roteiros.

Aprender alguns procedimentos de revisão (como reler cada parte e verificar a articulação com o que já foi escrito e planejando e o que falta escrever); fazer rascunhos.

Trabalhar a análise e a reflexão sobre a língua escrita, dentro de um determinado gênero textual.

Relacionar as características do gênero proposto ao texto escrito.

Diferenciar Argumento de Roteiro.

Incentivar os alunos a emitir sua opinião sobre os trabalhos dos colegas, de forma a compreender a função da crítica para o roteirista.

Formatar um roteiro, seguindo suas regras de produção textual.

Duração das atividades
5 aulas ou encontros (1hora e 40 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam ter:

. Domínio de habilidades de leitura e de escrita.

. Habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.

. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.

. Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.

. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.

É preciso que os alunos conheçam os elementos da narração – enredo, personagens, espaço, tempo, eixo progressivo, narrador/foco narrativo, gradação de ações - e quais as suas funções na estrutura desse tipo textual.

É importante compreender a importância do uso das rubricas e diálogos, bem como entender como é o processo de elaboração dos mesmos.

Algumas informações sobre os conhecimentos prévios levantados anteriormente, podem ser encontradas nos links:

http://www.brasilescola.com/redacao/narracao.htm [Acesso em 12/11/2009]

http://www.youtube.com/watch?v=2czWvybvTAk  [Acesso em 12/11/2009]

http://teatrobrasil.zip.net/arch2008-06-08_2008-06-14.html  [Acesso em 12/11/2009]

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Inicie as aulas, perguntando aos alunos se eles têm o hábito de assistir a filmes, se gostam, se têm preferências de gênero: Ação, Romance, Comédia, Drama, Policial, Terror, Ficção Científica, Musical, Fantasia, Animação, Aventura, Guerra ou Suspense.

Se quiser saber mais as características dos gêneros de filmes, acesse o site:

http://www.w1.net.br/sites/torrinha/images/stories/filme-1.jpg  [Imagem acessada em 13/11/2009] 

http://www.cinemanet.com.br/generos.asp [Acesso em 13/11/2009]

Você pode fazer uma pesquisa em sala e veja os três gêneros de filmes mais votados entre os alunos.

Pergunte aos alunos se eles sabem como se faz um filme. Faça um levantamento de hipóteses sugeridas por eles. Liste-as no mural da sala.

Apresente aos alunos que o ponto de partida de qualquer filme a ser feito é o Roteiro. Mostre a eles uma entrevista com o roteirista de um filme brasileiro "Bicho de sete cabeças" onde ele revela como é o trabalho de um roteirista. À medida que forem assistindo, peça que os alunos anotem algumas informações importantes que o entrevistado revela sobre o processo de se criar um roteiro.

http://www.letraseleituras.com.br/entrevistas/?a=luis_bolognesi [Imagem acessada em 13/11/2009]

http://www.youtube.com/watch?v=FA_mxMAnQg4 [Acesso em 12/11/2009]

Ouça a exposição das informações assinaladas pelos alunos. Escreva-as no quadro de giz.

Leve seus alunos ao Laboratório de Informática de sua escola e peça que acessem um site que explica o processo de elaboração de um roteiro. Este será um primeiro "encontro" dos alunos com esse tipo de linguagem. Você vai perceber que o site é auto-explicativo e muito interessante. Entregue aos alunos um roteiro de pesquisa desse site, contendo:

http://catracalivre.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/06/portal-tela-brasil.gif [Imagem acessada em 13/11/2009]

1. Endereço digital do site

http://www.telabr.com.br/oficinas-virtuais/sala/roteiro [Acesso em 09/11/2009]

2. Fazer uma leitura da página acessada.
3. Em "Enredo" , clicar em INICIAR
4. Em "Exercício de Roteiro" , clicar em "ouvir explicação", acompanhando a leitura do texto informativo.
5. Clicar em COMEÇAR
6. Ler o texto "Explicação". Ouvir as orientações do professor.
7. Clicar na seta direcionada para a direita.
8. Clicar em "Veja um exemplo dessa etapa"
9. Clicar na folha de pápel com o título "Personagem" e começar a redigir o perfil. Lembrar que o texto deve ter de 350 a 500 caracteres.
10. Fazer o mesmo com as outras cartas, dando uma sequência coerente e lógica ao texto anterior.
11. Terminado texto, escolha o título.
12. Com o título escolhido, você poderá visualizar o seu trabalho por completo. Para salvá-lo nesse portal, é preciso que se faça um cadastro - gratuito- para ter acesso ao texto futuramente. 
Se puder imprimir os textos elaborados pelos alunos, tanto melhor. Assim, no ambiente da sala de aula, poderá fazer a troca dos trabalhos para a apreciação dos outros colegas e estes podem indicar, caso necessário, alterações a serem feitas para melhor compreensão do sentido do texto elaborado.
Se não for´possível a impressão das histórias, peça para os alunos que copiem da tela os textos elaborados.

Aula 2: duas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos) 

Professor,

Entregue os textos aos autores, juntamente com a sua apreciação do trabalho. Promova um momento de retextualização, caso seja necessário.

Depois, apresente aos alunos os procedimentos de se criar um roteiro de um filme:

1.Defina um tema e dê um nome para o roteiro;

2.Determine um ou mais objetivos a serem atingidos ao final da história;

3.Escolha um local e um período de um determinado cenário da história;

4.Crie momentos-chave (cenas) que encadeiam o percurso dos personagens no cenário, até alcançarem os objetivos;

5.Crie pistas que orientam a atenção dos interlocutores para os objetivos da história;

6.Descreva com detalhes o que os personagens percebem em cada cena, caracterizando o ambiente e as pessoas do cenário;

7.Crie alguns limites para ações dos personagens em uma determinada cena;

8.Encadeie os momentos-chave de modo a estabelecer uma rede de rotas alternativas para se chegar aos objetivos mais importantes da história;

9.Procure ampliar o número de ações e percursos possíveis em um momento-chave, tornando-o um ponto de bifurcação na rota dos personagens;

10.Entre uma cena planejada e outra, determine as ações de seus personagens;

Professor,

Peça que os alunos se organizem em grupos e, com as produções elaboradas no Laboratório de Informática, escolham as personagens que farão parte do Roteiro de um filme caseiro a ser elaborado por eles.

É preciso, antes de mais nada, que cada grupo defina:

. O gênero do filme

. A personagem principal

. O tema

Este é o momento de criação, escolha e "negociação" entre os alunos "roteiristas" de cada grupo. Peça que cada grupo eleja um redator para fazer um registro de memórias das idéias apontadas nessa discussão.

Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Apresente para os grupos as orientações de como formatar um roteiro, obedecendo às regras de redação desse gênero textual:

1. PREPARANDO A FOLHA
Papel Tipo Carta (21,59 cm x 27,94cm)
Margens Superior: 2,5 cm. Inferior: entre 2,5 cm a 3 cm; Margem esquerda: de 3,5 cm a 4 cm Margem direita de 2,5 cm a 3 cm;
Fonte Courier New, tamanho 12 pt. Não use itálicos ou negritos.

2. CABEÇALHOS
Alinhamento esquerdo; Todas em MAIÚSCULO; Numeração opcional.

3. DESCRIÇÃO DA CENA
Alinhamento esquerdo ou justificado; Uma linha de espaço entre os parágrafos;

4. DIÁLOGO
• Personagem Recuo esquerdo de 6 a 7cm; Todas em MAIÚSCULAS.
• Indicação ao ator Recuo esquerdo 2 cm a 2,5 cm menor que o recuo do Personagem; Entre parêntesis.
• Outras indicações Escritas ao lado do nome do personagem, entre parêntesis, usando a mesma formatação: V.O. = Voice Over (voz) O.S. = Out of Screen (fora da tela); CONT = Continuando; MAIS = usado para indicar que o diálogo foi quebrado pela página.
• Diálogo Recuo esque rdo de 3 cm a 4 cm; Recuo direito de 1,5 cm a 2,5 cm; Alinhamento esquerdo ou justificado;

5. TRANSIÇÕES
Alinhamento direito; Todas em MAIÚSCULO.

6. CAPA
Deve conter o t ítulo em destaque; o nome do autor, dad os do copyright, dados como o endereço, contato, agente, etc. Geralmente, a capa é escrita do seguinte modo:
Fontes Courier New 12 pt;
TÍTULO DO ROTEIRO quase ao centro da folha, todas em MAIÚSCULA; Abaixo do título o nome do autor; Nas últimas linhas dados do Copyright, do autor, do agente e contato.

7. SEGUNDA PÁGINA
Na quarta linha escreva o Título do Roteiro, centralizado, todas em MAIÚSCULA; Duas linhas abaixo, com alinhamento esquerdo, todas em maiúscula, escreva FADE IN. Duas linhas abaixo começa o roteiro em si.

8. ÚLTIMA PÁGINA
Com a mesma formatação das transições, escreva FADE OUT três linhas após o termino do roteiro; Três linhas embaixo do FADE OUT escreva FIM ou FINAL, todas em MAIÚSCULA, alinhamento centralizado.

9. NÚMERAÇÃO
Em todas as páginas, exceto a capa, no canto superior esquerdo da página; Fonte normal, 12 pt.

10. ESPAÇAMENTO
• Espaçamento simples durante os: Diálogos; Nomes; Indicações ao ator; Descrições das cenas.
• Espaçamento duplo (equivalente a dois Enters) entre os: Cabeçalhos; Descrições das cenas; Transições; Diálogos.

11. OBSERVAÇÕES
Não haverá problemas se você usar uma padrão de formatação um pouco diferente - só um pouco mesmo. O importante é tornar a leitura o mais fácil e visual possível, contendo bastante espaço em branco para uma futura equipe fazer anotações nas estrelinhas.

http://www.cinemanet.com.br/guialayoutmasterscenes.asp [Acesso em 13/11/2009]

Professor,

Após a leitura das instruções e explicações acerca delas, proponha aos alunos que façam as adaptações necessárias para a criação e escrita do roteiro da história escolhida pelo grupo.

Promova o momento de escrita do roteiro seguindo as regras estabelecidas pela turma de redação desse gênero textual.

À medida que forem escrevendo, verifique as incoerências, a ortografia e faça as correções necessárias em cada grupo. Se sentir necessidade, vá ao quadro e chame a atenção dos alunos sobre os pontos gramaticais, ortografia, formatação ou outros que julgue relevantes.

Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos) 

Professor,

Com os roteiros prontos e devidamente revisados pelos grupos, incentive os alunos a transformar o roteiro em um filme caseiro.

Oriente-os no que for preciso: sugerindo fontes de pesquisa, materiais e sites. Eis algumas sugestões: 

http://www.cinemanet.com.br/iluminacaocaseiro.asp

http://www.cinemanet.com.br/elementosfundamentais.asp

http://www.cinemanet.com.br/equipamentos.asp

[Sites acessados em 13/11/2009]

Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, estas aulas finais acontecerão depois de um período de tempo hábil para que os alunos produzam o filme e o editem. 

Juntamente com a exposição dos roteiros elaborados pelos alunos. Faça uma Sessão de Cinema em sua escola. Convide os alunos de outras salas para assistir a exibição dos filmes caseiros criados pela turma.

http://catracalivre.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/10/cinema-1.jpg [Imagem acessada em 13/11/2009]

Peça que os expectadores, ao final da exibição, escrevam as impressões que tiveram dos filmes apresentados e com qual(quais) mais se identificaram. Isso configura mais uma forma de avaliação do trabalho dos alunos.

Recursos Complementares

www.roteirodecinema.com.br - Tudo sobre roteiros. [Acesso em 11/11/2009]

www.cinemanet.com.br/elementosfundamentais.asp - Elementos de um roteiro [Acesso em 12/11/2009]

www.films.com.br/antes.htm - Formatação de roteiros [Acesso em 12/11/2009]

Avaliação

Professor,

Avalie a capacidade de produção escrita dos alunos, durante a proposta de elaboração de um roteiro de uma história. Observe se eles apontaram características pertinentes ao gênero estudado e analise a capacidade de planejamento de ações durante a criação textual. Veja se o aluno participou das atividades propostas. Não se esqueça, professor, de dar voz aos alunos para avaliar e apontar os aprendizados efetivos que tiveram. Uma compreensão parcial disso pode ser obtida a partir da leitura dos textos que produziram, mas é também importante que eles se manifestem oralmente, falando dos conhecimentos que adquiriram.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.