Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RECICLAGEM / O papel de cada um!

 

21/11/2008

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a importância da reciclagem como forma de reduzir a produção de resíduos e poupar a matéria-prima.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais a respeito do tema.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, LIXO e RECICLAGEM não é um tema novo, mas sempre se torna atual.
O objetivo mais importante quando é abordado de forma didática é levar à percepção dos problemas que o lixo (produzido pelos humanos) causa para o ambiente e para a saúde do próprio ser humano.

Uma boa maneira de iniciar o tema é apresentar a questão sobre o LIXO e a RECICLAGEM que ocorre na Natureza:


O que ocorre com plantas e animais mortos e restos (fezes ou restos de alimentos) produzidos por animais?


Analisando essa questão vêm à tona semelhanças e diferenças em relação ao lixo produzido por nós.
Construir uma estação de COMPOSTAGEM na escola é uma boa maneira de acompanhar o processo de reciclagem da Natureza.

Ser ecologicamente correto não é apenas separar o lixo, comprar bebidas em garrafas retornáveis em vez de latas de alumínio, utilizar sacolas de papel em vez plástico. Ser ecologicamente correto é acima de tudo “negociar politicamente”. Essa é uma crítica, sobretudo para as políticas governamentais em relação ao problema do lixo. Também aos interesses comerciais, que priorizam o consumo de seus produtos em detrimento de medidas de redução do lixo. Propagandas nas embalagens e produtos cada vez menos duráveis são a manivela da economia.

Considerando o exposto, apresente estas idéias a seus alunos e peça para refletirem e registrarem (pode ser em duplas ou pequenos grupos) proposições para a seguinte questão:

Que exemplos podemos citar, de propagandas na mídia (TV, encartes de jornais, revistas) que promovem o consumo de produtos que geram mais lixo?

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1157/imagens/nolaboratorio.gif

No laboratório de informática, peça para seus alunos navegarem no endereço abaixo, explorando informações sobre o Projeto SISGA.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6195
Para poder interagir em alguns jogos disponíveis no sítio, oriente aos alunos para pesquisarem (no próprio sítio) no link RECICLE, e ler as informações na CARTILHA

Dica! - A cartilha tem muita informação, por isso sugiro que o professor imprima um exemplar e produza algumas cópias para trabalhar em grupo com seus alunos.

Após pesquisar as informações solicitadas recomende que os alunos utilizem alguns dos jogos disponíveis nesse sítio:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1157/imagens/jogo_reciclagem.jpg

 Aula 2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1157/imagens/atividade.gif
Professor, para esta aula organize uma atividade de caixas de “Tato”, para reconhecimento do material escondido.
Funciona da seguinte maneira:
Providencie caixas de papelão (podem ser de sapato ou maiores). Recorte uma parte da lateral da cada caixa e cole um quadrado de E.V.A com vários cortes centrais (como se corta uma pizza, porém mais vezes) por onde se pode colocar a mão dentro da caixa, sem ver o que há dentro dela. Numere as caixas. (Veja figura)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1157/imagens/o_que_ha_na_caixa.jpg
Você pode preparar até dez caixas (ou menos) com diferentes objetos sugeridos nesta prática. Através do tato os alunos deverão sentir o que há nas caixas, indicar de que tipo de material é o objeto e decidir em qual “lixeira” ele deve ser depositado.
Cada aluno poderá fazer o teste anotando em seu caderno a sua resposta (por exemplo: caixa 1 – papelão – lixeira azul), porém sem dizer aos colegas.
Depois que todos realizarem a tarefa poderão socializar e discutir as respostas.

Os materiais sugeridos para serem colocados nas caixas são:
1 – caixa de ovos
2 – vidro de geléia
3 – pote de iogurte
4 – lata de conserva (fechada ou sem rebarbas para não cortar)
5 – Disquete de computador
6 – Pilha comum
7 – Pedaço de isopor
8 – caixa de tetra-pak
9 – uma batata cru
10 – controle remoto de TV

Através desta atividade os alunos deverão sentir que tipo de material está escondido na caixa e sugerir qual o seu destino apropriado e em que container deve ser depositado.
O tema trabalhado aqui é a SEPARAÇÃO DO LIXO.
O professor deverá observar que os objetos sugeridos sejam conhecidos pelos alunos, o que permite sua identificação (por exemplo o disquete ou controle de TV)
Alguns objetos são de fácil interpretação em relação à lixeira à qual pertencem (como o lixo biológico ou papelão), porém outros são mais problemáticos (como o disquete e bateria).
Neste ponto pode ser discutido qual o destino apropriado para esse tipo de material.

Questão final
Além da separação do lixo para reciclagem, que atitudes devemos/podemos ter para contribuir com a redução da produção de lixo?

 

RECURSOS COMPLEMENTARES

Uma atividade bem conhecida é a produção de papel artesanal utilizando papel velho. Este sítio orienta sobre a produção de papel artesanal.
http://www.comofazerpapel.com.br/assets/comofazerpapel.pdf

Também a produção de jogos utilizando sucatas pode valorizar a consciência da reutilização das coisas, produzindo menos lixo.



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1157/imagens/AUTOAVALIACAO.gif
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?


INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que reciclar é uma forma de proteger o ambiente.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo a reciclagem como meio de reaproveitar os materiais dos objetos economizando matéria-prima.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o processo de reciclagem e reconheço os diferentes tipos de materiais que podem ser reaproveitados.

MESTRE - 10,0 pontos
Identifico diferentes materiais que podem ser reciclados e compreendo a reciclagem como meio de reduzir a quantidade de lixo e economizar matéria-prima, sendo possível apenas com a participação de todos.
 

Recursos Complementares
Veja no final da aula.
Avaliação
Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula apresento um exemplo de uma rubrica a ser utilizada nesta aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lucila Gomes, E.E.E.R.C Celina Del Tetto , Pará - disse:
    lucilacelia@bol.com.br

    21/08/2011

    Quatro estrelas

    adorei esta experiencia, pois é louvavei o dinamismo em sala, o aluno aprende e se propôe a realizar o feito com exito. Parabéns


  • Adla Pereira da Silva, CEDERJ - São Francisco de Itabapoana , Rio de Janeiro - disse:
    tita.cordeiro@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula apresentada muito interessante, pois o professor utilizou métodos bastante atrativos para despertar o interesse dos alunos . Um professor criativo sempre fará diferença dentro de uma unidade escolar. O lúdico sempre será uma forma divertida de atrair o interesse do aluno pela aprendizagem . Parabéns !!


  • Jocicleide Pinto Nogueira, Ministério da Educação , Acre - disse:
    cleide_ac@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula diversificada e significante para o aluno. Muito dinâmico do professor usar esse tema para trabalhar com os alunos. É bastante estimulador e prazeroso contar com informações q possam ajudar meu ambiente com ajuda dos alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.