21/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Aula 1
Professor, LIXO e RECICLAGEM não é um tema novo, mas sempre se torna atual.
O objetivo mais importante quando é abordado de forma didática é levar à percepção dos problemas que o lixo (produzido pelos humanos) causa para o ambiente e para a saúde do próprio ser humano.
Uma boa maneira de iniciar o tema é apresentar a questão sobre o LIXO e a RECICLAGEM que ocorre na Natureza:
O que ocorre com plantas e animais mortos e restos (fezes ou restos de alimentos) produzidos por animais?
Analisando essa questão vêm à tona semelhanças e diferenças em relação ao lixo produzido por nós.
Construir uma estação de COMPOSTAGEM na escola é uma boa maneira de acompanhar o processo de reciclagem da Natureza.
Ser ecologicamente correto não é apenas separar o lixo, comprar bebidas em garrafas retornáveis em vez de latas de alumínio, utilizar sacolas de papel em vez plástico. Ser ecologicamente correto é acima de tudo “negociar politicamente”. Essa é uma crítica, sobretudo para as políticas governamentais em relação ao problema do lixo. Também aos interesses comerciais, que priorizam o consumo de seus produtos em detrimento de medidas de redução do lixo. Propagandas nas embalagens e produtos cada vez menos duráveis são a manivela da economia.
Considerando o exposto, apresente estas idéias a seus alunos e peça para refletirem e registrarem (pode ser em duplas ou pequenos grupos) proposições para a seguinte questão:
Que exemplos podemos citar, de propagandas na mídia (TV, encartes de jornais, revistas) que promovem o consumo de produtos que geram mais lixo?
No laboratório de informática, peça para seus alunos navegarem no endereço abaixo, explorando informações sobre o Projeto SISGA.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6195
Para poder interagir em alguns jogos disponíveis no sítio, oriente aos alunos para pesquisarem (no próprio sítio) no link RECICLE, e ler as informações na CARTILHA
Dica! - A cartilha tem muita informação, por isso sugiro que o professor imprima um exemplar e produza algumas cópias para trabalhar em grupo com seus alunos.
Após pesquisar as informações solicitadas recomende que os alunos utilizem alguns dos jogos disponíveis nesse sítio:
Aula 2
Professor, para esta aula organize uma atividade de caixas de “Tato”, para reconhecimento do material escondido.
Funciona da seguinte maneira:
Providencie caixas de papelão (podem ser de sapato ou maiores). Recorte uma parte da lateral da cada caixa e cole um quadrado de E.V.A com vários cortes centrais (como se corta uma pizza, porém mais vezes) por onde se pode colocar a mão dentro da caixa, sem ver o que há dentro dela. Numere as caixas. (Veja figura)
Você pode preparar até dez caixas (ou menos) com diferentes objetos sugeridos nesta prática. Através do tato os alunos deverão sentir o que há nas caixas, indicar de que tipo de material é o objeto e decidir em qual “lixeira” ele deve ser depositado.
Cada aluno poderá fazer o teste anotando em seu caderno a sua resposta (por exemplo: caixa 1 – papelão – lixeira azul), porém sem dizer aos colegas.
Depois que todos realizarem a tarefa poderão socializar e discutir as respostas.
Os materiais sugeridos para serem colocados nas caixas são:
1 – caixa de ovos
2 – vidro de geléia
3 – pote de iogurte
4 – lata de conserva (fechada ou sem rebarbas para não cortar)
5 – Disquete de computador
6 – Pilha comum
7 – Pedaço de isopor
8 – caixa de tetra-pak
9 – uma batata cru
10 – controle remoto de TV
Através desta atividade os alunos deverão sentir que tipo de material está escondido na caixa e sugerir qual o seu destino apropriado e em que container deve ser depositado.
O tema trabalhado aqui é a SEPARAÇÃO DO LIXO.
O professor deverá observar que os objetos sugeridos sejam conhecidos pelos alunos, o que permite sua identificação (por exemplo o disquete ou controle de TV)
Alguns objetos são de fácil interpretação em relação à lixeira à qual pertencem (como o lixo biológico ou papelão), porém outros são mais problemáticos (como o disquete e bateria).
Neste ponto pode ser discutido qual o destino apropriado para esse tipo de material.
Questão final
Além da separação do lixo para reciclagem, que atitudes devemos/podemos ter para contribuir com a redução da produção de lixo?
RECURSOS COMPLEMENTARES
Uma atividade bem conhecida é a produção de papel artesanal utilizando papel velho. Este sítio orienta sobre a produção de papel artesanal.
http://www.comofazerpapel.com.br/assets/comofazerpapel.pdf
Também a produção de jogos utilizando sucatas pode valorizar a consciência da reutilização das coisas, produzindo menos lixo.
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que reciclar é uma forma de proteger o ambiente.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo a reciclagem como meio de reaproveitar os materiais dos objetos economizando matéria-prima.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o processo de reciclagem e reconheço os diferentes tipos de materiais que podem ser reaproveitados.
MESTRE - 10,0 pontos
Identifico diferentes materiais que podem ser reciclados e compreendo a reciclagem como meio de reduzir a quantidade de lixo e economizar matéria-prima, sendo possível apenas com a participação de todos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/08/2011
Quatro estrelasadorei esta experiencia, pois é louvavei o dinamismo em sala, o aluno aprende e se propôe a realizar o feito com exito. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula apresentada muito interessante, pois o professor utilizou métodos bastante atrativos para despertar o interesse dos alunos . Um professor criativo sempre fará diferença dentro de uma unidade escolar. O lúdico sempre será uma forma divertida de atrair o interesse do aluno pela aprendizagem . Parabéns !!
24/03/2010
Cinco estrelasUma aula diversificada e significante para o aluno. Muito dinâmico do professor usar esse tema para trabalhar com os alunos. É bastante estimulador e prazeroso contar com informações q possam ajudar meu ambiente com ajuda dos alunos.