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Conquista indígena – direito a educação

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O processo de educação indígena, ressaltando as melhorias apresentadas pelo governo federal para subsidiar esse tipo especial de educação. Refletir sobre a educação indígena na língua materna e na língua portuguesa. Conscientizar sobre a importância de alfabetizar e continuar os estudos em qualquer idade.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade.
Estratégias e recursos da aula

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Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL) sobre a Metodologia da Problematização.

 

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Atividade 1

 

 

Iniciar a aula questionando a turma se entre eles há alguém de origem indígena, se conhecem o povo indígena brasileiro que ainda preservam sua cultura e identidade.
Solicitar à turma a realização de um levantamento sobre o número de indígenas existentes no Brasil em 1500 e nos dias atuais.


1. Sugerimos as seguintes questões:

  • Fazer um contraponto entre o número de habitantes, tribos e línguas indígenas em 1500 e nos dias atuais.
  • Compare o índice populacional indígena na área rural e urbana, nas regiões do Brasil e os atuais índices de escolaridade.
  • Analisando a história de sua comunidade, como os povos indígenas vêm sendo tratados? Levante os principais problemas que estes povos enfrentam na atualidade.

 

2. Visite o site do:

 


 

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Atividade 2

 

 

Serão levantados vários dados que serão apresentados na próxima aula. Solicite que os estudantes relatem sua pesquisa, primeiro em grupos de 4 a 5 alunos, façam uma síntese dos principais dados levantados. Os grupos apresentam seus dados para a turma. De acordo com o tempo disponível para as aulas propostas para este tema, analisar com a turma se todos os problemas poderão ser estudados ou se priorizará um deles. Procure estabelecer e selecionar critérios com a turma.

 

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Atividade 3

 

 

 Levantados os dados com a turma, procurar identificar a problema central que norteará a aula. Nossa sugestão é a seguinte:

  • Como vem ocorrendo o processo de educação indígena no Brasil, e quais as políticas públicas do governo federal para subsidiar esse tipo especial de educação?
  • Na educação indígena que língua deve ser ensinada: a língua materna ou a língua portuguesa?
  • Como a escola pública pode colaborar com as comunidades indígenas nas relações sociais, culturais e comerciais, no município em que vivem e com os demais povos brasileiros?
  • Que direitos o povo indígena tem no Brasil?

 

 

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Atividade 4

 

 

Selecione pequenos fragmentos do áudio disponível no Portal do MEC sobre os investimentos do governo na educação indígena em:


  • Conquista indígena: aborda a educação indígena, ressaltando as melhorias apresentadas pelo governo federal para subsidiar esse tipo especial de educação.


  • Educação e Cidadania: Refletir sobre a educação indígena na língua materna e na língua portuguesa. Conscientizar sobre a importância de alfabetizar e continuar os estudos em qualquer idade.

No site Agência Brasil há uma reportagem com o Diretor do programa FNDE sobre a Educação Indígena no Brasil. Você pode baixar o vídeo ou ver no site. Disponível em: http://www.agenciabrasil.gov.br/media/videos/2006/09/19/Ent.Leopoldo_Jorge_Editado.flv/view



Após a audição destes arquivos reúna os estudantes para anotarem os relatos interessantes e elaborarem uma síntese em seu caderno.

Sugira uma discussão fazendo um contraponto com os dados levantados no problematizando.

Com base nestes dados, vamos pesquisar quais são as teorias sociológicas que explicam as questões levantadas anteriormente.
 

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Atividade 5:

 

 

Para fundamentar as discussões com todos, é necessário conhecermos um pouco mais sobre o povo indígena, onde sugerimos os seguintes sites:

  • A exclusão dos excluídos: políticas oficiais para a educação escolar indígena de Lucia Gouvêa Buratto e Lucio Tadeu Mota2. O trabalho propõe-se a refletir sobre as políticas direcionadas às escolas indígenas. Políticas estas desenvolvidas a partir do estado nacional, passando pelas formas como a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Núcleo Regional de Educação, e as Secretárias Municipais de Educação, as implementam. Observaremos a implementação dessas políticas nas escolas municipais Cacique Salvador Venhy na Terra Indígena Ivaí no município de Manoel Ribas, e na escola municipal Cacique Antonio Tyntynh na Terra Indígena Faxinal no município de Cândido de Abreu, ambas na região central do Paraná. Texto em pdf, disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacao/sem_ppe_2003/Trabalhos%20Completos/pdf/033.pdf acessado em 10/11/2008.
  • Uma série de reportagens da Agência Brasil sobre o povo indígena contemporâneo no Brasil, suas reivindicações, a opinião de especialistas e as políticas públicas atuais. Disponível em: http://www.brasiloeste.com.br/noticias/ acessado em 12/11/2008.
  • A opinião de um povo indígena do Paraná, na reportagem sobre dos Caciques que discutem educação indígena com o secretário estadual da Educação, pelos estudantes participantes do Evento FERA no Paraná, disponível em: http://fera.seed.pr.gov.br/modules/noticias/makepdf.php?storyid=13 acessado em 14/11/2008

 

 

O cacique Guarani Simão Villealva, da aldeia Ocoi de São Miguel, afirmou que a educação indígena é muito importante para a preservação da cultura. "O índio não tem os recursos naturais como antes. Hoje o nosso arco e flecha é a educação e a nossa canoa é o computador", disse. "Nossas crianças têm que estudar para defender o nosso povo"

 

 

 

Convide seus alunos, também para pesquisarem e conhecerem blogs que compartilham experiências, relatos e pesquisas sobre a educação indígena no Brasil. Incentive-os a postar mensagens nos blogs visitados.

 

 

Atividade 6:

 

 

Vamos orientar os estudantes para organizarem um blog, com o objetivo de compartilhar na internet as pesquisas e dados levantados, assim como registrar pontos de discussão na rede sobre a questão da educação indígena no Brasil e os posicionamentos dos teóricos em sociologia.

Inicialmente é importante que o professor conheça um pouco deste recurso através do verbete da Wikipédia, disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Blogger acessado em 14/11/2008.

 

 

Lançado em agosto de 1999, é uma das primeiras ferramentas dedicadas à publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e freqüentemente fazer o upload de novos posts, o usuário pode criar posts para o blog através do site/sítio do Blogger. Isto é possível com qualquer navegador e imediatamente aparece no site.
O Blogger foi começado pelo Pyra Labs. Em 2003, o site/sítio de busca Google comprou a empresa e com isso, o Blogger. O Google era o que estava faltando no Pyra. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas, tornaram-se grátis com a ajuda do Google.
O Google comprou a Picasa (um produtor de programas de imagem) em 2004 e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.
Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail.

 

 

O blog não é recente, mas rapidamente proliferou na internet, pela sua facilidade de uso, de acesso e postagem. Veja como é fácil acessar este recurso:

  • No sistema de busca, por exemplo Yahoo, UOL, Google.. , procure por blogger:

 

 

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O servidor oferece um passo a passo para criação da página e orienta sobre as suas possibilidades de uso e inserção de imagens, sons, vídeos, apresentações, etc. O usuário poderá ainda fazer um tour pelo site.

Professor, você pode criar uma conta para sua escola e fazer várias páginas com este login e senha, de tal forma que poderá acompanhar as postagens dos grupos de pesquisa, assim como colocar os links de todos os blogs em todas as páginas, desta forma, os alunos da sua escola estarão interligados em suas páginas, acompanhando os trabalhos dos demais grupos e interagindo, sugerindo recursos adicionais, complementando as pesquisas dos colegas, discutindo conceitos, etc.

O vídeo está disponível para download, apresenta opções de acesso ao áudio com imagens, o texto completo, um glossário de termos específicos, sugestões de links para pesquisa que podem ser explorados pelo professor no laboratório de informática com os estudantes, ajuda explicando todos os recursos disponíveis.

Professor! É imprescindível que acompanhe seus alunos na montagem do blog, oriente sobre as questões de direitos autorais, incentivando-os a ler a lei; conscientize que tudo que for postado será lido por muitas pessoas na rede de tal forma, sejam analisadas bem as palavras e conceitos utilizados. A construção de um blog é um exercício de cidadania, na medida em que o estudante se expressa suas opiniões com ética, liberdade e responsabilidade.
 

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Atividade 7:

 

 

  • Momento para confrontarmos as idéias iniciais (senso comum) com os conceitos discutidos e construídos durante a teorização. Sugerimos que a turma acesse o blog dos demais colegas de classe, de outras turmas da escola e participe postando mensagens.
  • Vamos estimular a turma a fazer análises, onde poderão ser reforçadas ou reformuladas as posições anteriores, após explorarmos os recursos que aprofundaram nossa discussão.
  • Neste momento o professor perceberá se houve a aprendizagem efetiva, isto é, se o estudante estabelece relação da teoria com a percepção dos fenômenos concretos, reais.

 

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Atividade 8:

 

 

Proponha aos alunos a formação de grupos de 4 a 5 pessoas para elaborarem propostas de superação do problema central em estudo. Publique as propostas no blog e no site da escola. Passe no quadro o seguinte roteiro proposto pela Prof. Neusi Berbel:

a) Aplicação à realidade

  • O que fazer
  • Como fazer, em que condições
  • Com que estratégias
  • Com que recursos
  • Para obter que efeitos
  • Com que finalidade e para beneficiar a quem

 b) Condições objetivas

  • Nível de conhecimento
  • Disponibilidades das pessoas envolvidas
  • Autoridade: poder necessário para intervenção
  • Uso das estratégias: momento oportuno
  • Grau de comprometimento e consciência social

 

 

Atividade 9:

 

 

Apresentar um texto individual, dissertativo, com argumentos que fundamentem as questões levantadas inicialmente e novamente apresentadas a seguir, assim como sobre a proposta de ação junto à comunidade. 

  • Como vem ocorrendo o processo de educação indígena no Brasil, e quais as políticas públicas do governo federal para subsidiar esse tipo especial de educação? 
  • Na educação indígena que língua deve ser ensinada: a língua materna ou a língua portuguesa?
  • Como a escola pública pode colaborar com as comunidades indígenas nas relações sociais, culturais e comerciais, no município em que vivem e com os demais povos brasileiros?
  • Que direitos o povo indígena tem no Brasil?


 

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Atividade 10:

 

 

Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.


 

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BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Educação e Cidadania Áudio
Conquista indígena Áudio
Recursos Complementares
Acesse o site oficial de seu estado e dos demais do Brasil para analisar que ações os governos estaduais estão efetivando para a garantia de acesso aos direitos educacionais dos povos indígenas brasileiros.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum para a dimensão sociológica. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.
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