Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Educação Ambiental

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cláudio Ernesto Sebata

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Educação Ambiental e a sua necessidade na Sociedade Humana.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Poluição.
Estratégias e recursos da aula
Recursos educacionais:
  • A3P Agenda Ambiental na Administração Pública:

A3P - Agenda ambiental na administração pública

 

Preparando a Aula:
Veja o vídeo antes de iniciar a aula. Destaque pontos importante abordados pelo vídeo.
Feito isso, inicie a aula.


Introduzindo a aula:
Na sala de aula, pergunte a turma se eles estão notando as mudanças do clima (inclusive as mudanças que ocorreram na sua cidade) e faça a seguinte pergunta: “Será que o ser humano está influenciando nesse resultado (mudança do clima)? De que forma?” Haverá inúmeras respostas, nesse momento o professor poderá aproveitar para falar  sobre o aquecimento global, sobre sustentabilidade, formas alternativas de energia e sobre outros temas que estão diretamente relacionados com a educação ambiental. Após ouvi-las, faça então um desafio – solicite que eles pesquisem o seguinte assunto:
• Educação Ambiental

Desenvolvendo a aula:
Em seguida, comunique que a aula será no laboratório de informática (ambiente informatizado) e que o trabalho será desenvolvido em duplas – você, professor(a) pode permitir que os alunos as montem ou você pode montá-las. (explique como uma dupla deve trabalhar em conjunto, ou seja, que cada um é importante e que deve haver um respeito mútuo entre eles e que as tarefas deverão ser feitas em conjunto).
No laboratório de informática, separe os alunos em duplas ou grupos de modo que eles saibam trabalhar em grupo e faça que cada grupo veja o vídeo: A3P Agenda Ambiental na Administração Pública (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11652/a3p.flv):

Obs.: para visualizar o recurso, o professor deverá instalar no computador o programa FLV Player existente na página Recursos Educacionais: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceIndex.action.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1165/imagens/Aul_Nov_4_1.jpg

Após Isso, peça para a turma fazer um círculo e discuta novamente o assunto sobre a Educação Ambiental (brevemente), reiterando as perguntas feitas no início da aula. Solicite a participação de todos e incentive-os a responder tais questões. (uma sugestão seria a apresentação do produto de cada grupo). Durante a discussão o professor deverá expor as seguintes propostas:

01) Você pode discutir o que o Governo Brasileiro, o seu governo estadual/municipal/distrital e o que você estão fazendo sobre a educação ambiental na sua cidade, e cada aluno poderá escrever uma carta para o órgão responsável questionando/elogiando/criticando as medidas tomadas (podendo ser enviado também por e-mail);
02) Propor que os alunos façam uma campanha de conscientização sobre o que seja educação ambiental na sua escola/cidade/município. Inclusive, (por meio de uma campanha na comunidade escolar e/ou, na reunião de pais, cada turma irá conscientizar os pais da turma ao lado sobre esta questão e/ou outra atividade social);

O professor deverá dividir a turma em dois grandes grupos. Cada um desses grupos deverá executar uma das propostas anteriores. Esse trabalho deverá ser feito em conjunto e deverá ser iniciado na aula e o professor dará continuidade nas aulas seguintes até a sua conclusão.

Para sistematizar essa aula, nos dez minutos finais o professor deverá pedir para que cada um dos grupo elabore um folder, cartilha e/ou cartaz sobre o assunto. Para um maior aprofundamento do mesmo, você pode sugerir que eles façam uma pesquisa na internet sobre o assunto (veja recursos complementares – sites) digitando “educação ambiental” (fique atento sobre a fidedignidade/validade das informações obtidas nos sites, dê preferência a sites de universidades e/ou entidades que entendam do assunto e que a linguagem utilizada no site esteja de acordo com a linguagem utilizada pelos alunos). Você, professor(a), pode introduzir, neste momento, o conceito de frases, parágrafos, etc., ou seja, conceitos ligados à Língua Portuguesa. Além disso, você, professor(a), pode introduzir conceitos ligados à manipulação correta do programa de editor de textos. Grave o produto do grupo e o imprima.

Atividades complementares:
O professor poderá dar continuidade ao assunto e falar sobre os diferentes tipos de poluição, formas alternativas de energia e outros conteúdos relacionados com o meio ambiente. É muito importante que o professor dê continuidade ao trabalho nas aulas posteriores.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública Animação/simulação
Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira:
1. Discussão sobre o assunto na turma;
2. Elaboração de um cartaz/folder no computador sobre o assunto pelos alunos;
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 4/7 - 57.14%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marly Ardáia Fagundes, Secretaria Municipal de Educação e Cultura , Mato Grosso do Sul - disse:
    professoramarly2008@hotmail.com

    21/04/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa a forma de se trabalhar, é isso ai, temos que estar sempre direcionando caminhos para que nossos alunos pensem e produzem.


  • William Fernandes, Cederj , Rio de Janeiro - disse:
    oldwildwill@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Encontrei muito interessante, como podemos sobre um assunto simples, elaborar ótimas didáticas de aplicação e ao mesmo tempo realizando um trabalho de conscientização de um modo geral quanto a preservação do meio ambiente.


  • Beatriz Oliveira de Faria, cederj , Rio de Janeiro - disse:
    beatriz_cederj@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito da exploração do conteúdo, achei que foi bem explorado o assunto. O conteúdo foi bem adequado ao nível de ensino. Os alunos foram para a sala de informática e puderam participar. Os recursos didáticos utilizados foram muito bons. Os estudantes podem interagir com a aula.


  • JOSÉ ORLANDO DE OLIVEIRA, ESC MUL CELESTINO FILHO , Goiás - disse:
    zeorlandodeoliveira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Legal mesmo!!!


  • Daniela Dias Batista, CEDERJ , Rio de Janeiro - disse:
    daniela_alves_batista@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nesta aula, o que me chamou a atenção foi a maneira com que o autor tratou do assunto. Que na maioria das vezes as crianças acham chato, ele fez com que a mensagem fosse passada de forma descontraída, com o vídeo que ele apresentou e a escolha de ter levado os alunos para verem em um lugar diferente da sala de aula, dando mais significado do conteúdo aos alunos.


  • juracy ferreira gomes, Argentina - disse:
    juracy_f@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sobre o conteúdo, foi muito importante abordar esse assunto,como as mudanças do chima que estão afetando o planeta. Esse conteúdo deve ser abordado e também conscientizado para que os alunos possam mudar o seu pensamento diante das mudanças em relação ao meio ambiente com ações. Esse conteúdo foi adequado ao nível de ensino, pois os alunos encaminhados ao laboratório tiveram a oportunidade de realizar tarefas com aula prática e assim aprender a trabalhar em grupo.


  • juracy ferreira gomes, cederj , Rio de Janeiro - disse:
    juracy_f@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Sobre o conteúdo, foi muito importante abordar esse assunto,como as mudanças do chima que estão afetando o planeta. Esse conteúdo deve ser abordado e também conscientizado para que os alunos possam mudar o seu pensamento diante das mudanças em relação ao meio ambiente com ações. Esse conteúdo foi adequado ao nível de ensino, pois os alunos encaminhados ao laboratório tiveram a oportunidade de realizar tarefas com aula prática e assim aprender a trabalhar em grupo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.