18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel sobre a Metodologia da Problematização.
Iniciar a aula com um diálogo com a turma reconstruindo a história das origens da turma, isto é, procurando levá-los a lembrar ou mesmo a pesquisar de onde vieram seus pais, avós, ancestrais, onde moravam: na área urbana, suburbana ou rural. Construir com a turma um perfil geral. Fazer o registro das discussões, solicitando ajuda de um dos estudantes, como relator.
Solicitar à turma que entreviste seus antepassados ou pessoas que conhecem a história de sua família, no sentido de reconstruir a trajetória de vida familiar. Sugerimos as seguintes questões:
Serão levantados vários dados que serão apresentados na próxima aula. Solicite que os estudantes relatem sua pesquisa, primeiro em grupos de 4 a 5 alunos, façam uma síntese dos principais dados levantados. Os grupos apresentam seus dados para a turma. De acordo com o tempo disponível para as aulas propostas para este tema, analisar com a turma se todos os problemas poderão ser estudados ou se priorizará um deles. Procure estabelecer e selecionar critérios com a turma.
Levantados os dados com a turma, procurar identificar a problema central que norteará a aula. Nossa sugestão é a seguinte: a vida na cidade vem sendo marcada pelo consumismo, pela degradação ambiental, concentração populacional marcada pela divisão de classes gerada pelo capitalismo.
Diante das hipóteses levantadas com a turma, vamos solicitar novamente que o relator da turma faça o registro das preocupações iniciais, dos conhecimentos que a turma possui sobre o tema (senso comum).
Com base nestes dados vamos pesquisar quais são as teorias sociológicas que explicam as questões levantadas.
Vamos assistir a animação disponível para download no Portal do MEC sobre as Mudanças Ambientais Globais, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9063/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.html
Tela da animação: Mudanças Ambientais Globais
A animação está disponível para download, apresenta opções de acesso ao áudio com imagens, o texto completo, um glossário de termos específicos, sugestões de links para pesquisa que podem ser explorados pelo professor no laboratório de informática com os estudantes, ajuda explicando todos os recursos disponíveis.
Imagem das principais telas da animação
Vamos discutir os seguintes conceitos:
a) O que são mudanças climáticas antropogênicas e a que estão associadas?
b) Quando iniciou um grande aumento de poluentes no planeta?
c) Quais os efeitos das mudanças climáticas na vida do homem e nos ecossistemas?
d) Qual a influência do consumismo na vida do cidadão brasileiro? Como isto interfere na degradação ambiental, concentração populacional e divisão de classes.
e) Vamos relacionar o modo de vida de nossos antepassados com a sociedade atual?
f) A vida na cidade gera mais doenças que a vida no campo? Ou... A vida nas cidades hoje gera mais doenças do que em tempos anteriores? Que doenças são essas?
Sugestão de temas para serem discutidos com a turma:
Sugestão de atividade complementar para aprofundar o tema O Trabalho nas diferentes sociedades, através da Webquest criada por Sergio Kakucsi Pires, disponível no site da Escolabr em http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=5334&id_pagina=1 onde busca pesquisar como se davam as relações de trabalho, desde as sociedades mais antigas até os dias atuais.
Imagem da Webquest
Sugerimos que os estudantes estabeleçam relações entre o trabalho de seus antepassados com os contextos apresentados na webquest, compreendendo de forma o modo de produção capitalista vem determinando o modo de vida nas cidades e na comunidade em que vive.
Sugestão de recursos
Áudio do Portal do MEC: Cidades Educadoras
Indicação de Livro: Cidade Educadora
Indicação de site: Cidade Educadora
Proponha aos alunos a formação de grupos de 4 a 5 pessoas para elaborarem propostas de superação do problema central em estudo. Publique as propostas no site da escola. Passe no quadro o seguinte roteiro proposto pela Prof. Neusi Berbel:
Aplicação à realidade
Condições objetivas
Apresentar um texto individual, dissertativo, com argumentos que fundamentem as questões levantadas e proposta de ação junto à comunidade. As propostas serão posteriormente discutidas com a turma e selecionadas para publicação no site da escola.
Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.
1. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.
2. VIANA, Nildo. A vida nas cidades. In: CIÊNCIA & VIDA. As cidades e as sociedades. Ano 1, n. 1, São Paulo: Editora Escala, s.d. Revista Sociologia Especial.
Nome | Tipo |
---|---|
Cidades educadoras | Áudio |
Mudanças Ambientais Globais | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei ótima suas aulas sobre "A vida nas cidades"As aulas sugerem conteúdos ricos e necessários na vida de nossos alunos, para que se tenha um mundo melhor e, é isso que todos nós queremos.Você me pareceu uma professora simpática , alegre e dinâmica. Os recursos que você usou foram interessantes e atraentes. Os alunos devem ter crescido muito com estas atividades. Tomara que eles coloquem em prática e ajudem o nossa sociedade ser preservada e mais humana. A animação foi de boa escolha. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei ótima suas aulas sobre "A vida nas cidades"As aulas sugerem conteúdos ricos e necessários na vida de nossos alunos, para que se tenha um mundo melhor e, é isso que todos nós queremos.Você me pareceu uma professora simpática , alegre e dinâmica. Os recursos que você usou foram interessantes e atraentes. Os alunos devem ter crescido muito com estas atividades. Tomara que eles coloquem em prática e ajudem o nossa sociedade ser preservada e mais humana. A animação foi de boa escolha. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasachei a atividade excelente
24/03/2010
Cinco estrelasEXCELENTE
24/03/2010
Quatro estrelasótimo