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Anelídeos

 

21/11/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a relação entre os anelídeos e o ambiente. Compreender o processo de formação do húmus. Conhecer a importância dos anelídeos para o ambiente e economia.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos para visualização dos objetos de aprendizagem 1 aula de 50 minutos para confecção do minhocário e observação das minhocas. 1 aula de 50 minutos para observação do minhocário após uma semana de sua confecção.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Os anelídeos representam os vermes de corpo segmentado. São seres que apresentam características evoluídas tais como sistema circulatório fechado e sangue com hemoglobina dissolvida. Além das características físicas, o que chama a atenção para este grupo é a contribuição deles no ciclo do nitrogênio, pois desempenham papel de decompositores.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1169/imagens/labinformatica.png
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática para apresentar os grupos constituintes do Filo Annelida (Polychaeta, Oligochaeta e Hirudinea).
Recomendamos o recurso do Portal do Professor – Anatomia de Oligochaeta e  Anatomia de Polychaeta.

 Oligochaeta anatomy

 Polychaeta anatomy


Para entender o que representa cada parte do corpo indicada nos dois recursos, é interessante acessar a animação do movimento hidrostático da minhoca.
Nesta página (em inglês, mas sem grande dificuldade de entendimento), é possível observar o movimento da minhoca e como cada parte do corpo participa desta atividade.
http://www.biology.ualberta.ca/courses.hp/zool250/animations/Earthworm.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1169/imagens/worm.jpg


Na animação sugerida abaixo, mostra de maneira simplificada como a minhoca se alimenta. http://www.sasns.ie/WormWorld/Animations/Worm7.asf
Para conhecer os outros representantes do Filo Annelida, sugerimos acessar os vídeos abaixo listados:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1169/imagens/filmes.png

Os videos abaixo foram pesquisados na internet, e demandam de algum tempo para acessá-los:  
http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=b46e21d8feb1eed9c906&page=1&viewtype=&category=  Este vídeo mostra o movimento da minhoca.
http://www.youtube.com/watch?v=5fsiXpAKaCQ Este vídeo mostra o movimento do corpo de uma sanguessuga enquanto ela se alimenta.
http://www.youtube.com/watch?v=YmFCkVWNUmY&feature=related Este vídeo mostra detalhes do corpo de um poliqueta (Nereis), bem como movimento e circulação.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1169/imagens/annelideo.jpg

http://www.youtube.com/watch?v=YRK48PSuW-s&feature=related
Já este vídeo mostra a mesma espécie, em ângulo mais aberto, com seu movimento.
http://www.youtube.com/watch?v=BWh6MOMMO60&feature=related
Um vídeo mostrando outro exemplar de poliqueta.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1169/imagens/atvcomplementar.png
Construção de um minhocário

Um minhocário é um modelo que representa um ambiente em que vivem as minhocas.

Para construir um e observar a atividade desses anelídeos, sugerimos dois tipos de montagem, uma utilizando um aquário ou vidro e a outra com garrafas PET.

Material:
 Um aquário pequeno ou um vidro de conserva grande e de boca larga.
 Terra de jardim (terra escura)
 Terra de cor diferente (marrom claro, avermelhada ou areia)
 Pó de giz
 Pó de carvão
 Algumas minhocas - Peça aos alunos que busquem algumas minhocas no quintal de casa. Eles deverão acondicioná-las em potes de margarina vazios ou potes de vidro. Lembre-os de furar a tampa para a entrada de ar no pote.
 Um pedaço de tule ou tela de náilon (pode ser usada, velha, etc.)
 Um pedaço de tecido escuro ou cartolina preta

Montagem:
 No fundo do vidro, coloque uma grossa camada de terra escura
 Alterne com uma camada de terra clara e depois uma de pó de giz
 Comece novamente com uma camada de terra escura, terra clara e pó de carvão.
 Vá repetindo as camadas até encher o vidro.
 Regue a mistura, mas não encharque de água, deixe úmido.
 Sobre a camada superior, solte as minhocas.
 Feche o vidro com tela de náilon ou tule.
 Envolva o aquário com pano escuro ou cartolina preta.
 Coloque num lugar que não bata Sol.
 Aguarde uma semana.

DICA: Se o professor desejar fazer o minhocário com sucata, sugerimos a construção deste com garrafas PET.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

• Uma garrafa plástica (PET) grande
• Uma garrafa plástica (PET) mais estreita (opcional)
• Tesoura
• Água
• Folhas secas
• Capim
• Cascalho
• Terra Vegetal
• Areia
• Um grande pedaço de plástico grosso e opaco (ex.: um saco preto de lixo) ou um pedaço de tecido escuro, para cobrir o minhocário.

PASSO A PASSO

1. Prepare o minhocário: Lave a garrafa mais larga e corte seu topo, transformando-a numa espécie de "grande copo". Caso tenha a segunda garrafa (mais estreita), lave-a também e encha-a até a metade com água, colocando-a dentro da primeira (que já está cortada). A garrafa menor com água servirá para diminuir a temperatura do minhocário.
2. Agora coloque uma camada de cascalho no vão entre as duas garrafas (caso não possua a garrafa menor, coloque simplesmente no fundo da garrafa cortada). Depois, vá colocando alternadamente sobre o cascalho - em camadas de aproximadamente dois centímetros - a terra vegetal e a areia, começando pela terra. Quando o minhocário estiver quase cheio, acrescente uma camada espessa de folhas mortas e capim.
3. Chame a atenção dos alunos para as camadas de areia e terra vegetal do minhocário. Elas estão uniformes formando um claro-escuro. Numere estas camadas para, no final da experiência, observar o que mudou. 
4. Coloque algumas minhocas sobre a camada de folhas mortas. Espere que penetrem na terra. Lave bem as mãos após a operação.
5. Após alguns minutos, cubra o minhocário, pois as minhocas estão acostumadas a viver dentro da terra. Para imitar o ambiente escuro, cubra com um pedaço de plástico preto ou tecido grosso escuro, que não deixe passar luz.
6. Manutenção: Coloque o minhocário em local fresco e protegido. A terra deve ficar úmida, mas não encharcada, pois as minhocas morreriam afogadas. Deixe o recipiente assim, coberto e em local protegido, por duas semanas.
7. Final: Após as duas semanas, traga o minhocário para o centro da sala e retire o plástico que o envolve. Compare o que estiver vendo, com o formato das camadas de terra e areia do início da experiência.  A mudança mostra como as minhocas revolveram a terra. Após o término da experiência, devolva estes animais ao local onde os pegou.

 OBSERVAÇÕES E QUESTÕES:

Após a realização da experiência, trabalhe questões relativas ao comportamento dos anelídeos e do que pode ser observado, tais como:

a) Houve modificação na estrutura da terra colocada no ínicio da experiência? Como você explica isso? 
b) O tempo foi suficiente? Você acha necessário observar por mais uma semana?
c) Por que foi preciso envolver o minhocário com pano escuro?
d) Por que o minhocário não deve ser colocado em local que bata sol?
e) Por que não podemos encharcar o minhocário de água?

Outras atividades com as minhocas:

1) Com o uso de luvas, observe algumas minhocas e localize o seu clitelo.
2) Coloque uma minhoca sobre uma folha de caderno e outra sobre uma lâmina de vidro. Elas conseguem se deslocar igualmente em ambas as superfícies? Explique.
3) Acenda uma lâmpada próxima a uma minhoca. Como ela reage? Instrua os alunos para não aproximar demais a luz da minhoca, nem a machucar os animais de maneira alguma.

Todas as observações, como o passo a passo da confecção do minhocário devem ser registradas em um relatório, a ser entregue para o professor.

Folheto sobre a importância das minhocas

 Produção de um informe publicitário falando dos benefícios dos anelídeos para a agricultura, medicina (sanguessuga) e para o ambiente (decompositores).
Este informe pode ser feito de diversas maneiras: programa de rádio, a ser colocado posteriormente no formato podcast, seqüência de slides ou uma história em quadrinhos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1169/imagens/contextualizando.png
As minhocas são importantes na natureza, pois desempenham o papel de decompositores. E na agricultura, qual sua importância? Minhocas são fontes de renda de muitas pessoas, peça aos alunos que pesquisem sobre a minhocultura.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1169/imagens/curiosidades.png
Você comeria uma minhoca? E um hambúrguer de minhoca? Pois saiba que em alguns lugares é uma iguaria. Há quem diga que a carne da minhoca tem alta concentração de proteínas. Abaixo sugerimos um sítio que fala sobre a farinha de minhoca:
http://reginabio.blogspot.com/2008/08/o-que-farinha-de-minhoca.html

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1169/imagens/sitios.gif

http://br.geocities.com/pri_biologiaonline/classificacao_anelideos.html
Sítio com informações didáticas sobre os anelídeos.
http://www.klickescolas.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,BRA1-856-,00.html http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-856-4089-,00.html
Páginas com informações sobre a reprodução dos anelídeos aquáticos.
http://www.humuseminhocas.com.br/minhoca/projeto.htm

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Polychaeta anatomy Imagem
Oligochaeta anatomy Imagem
Avaliação
A avaliação poderá ser feita a partir da produção dos alunos no relatório e das atividades realizadas.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
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  • Três estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • maria edurda, motivo , Alagoas - disse:
    almeida.duda@hotmail.com

    19/05/2010

    Três estrelas

    olha eu nao achei esatamente oque eu procurei mas eu achei entereçante essa aula pq eu tirei augumas duvidas que eu tinha:)


  • sabryna delgado, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL INDIO PIRAGIBE , Paraíba - disse:
    sabrynadelgado@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótima sugestão! obrigada.


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