Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


In the zoo

 

19/11/2009

Autor y Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vocabulário referente a animais

Question words/WH words

Prepositions: in, on, near, next to, behind, opposite, in front of

Duração das atividades
4 horas / aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Simple Present Tense - uso do auxiliar DO/DOES

Modal verb: can 

Verb to be

Estratégias e recursos da aula

O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em: 

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/in-the-zoo 

(acesso 07/11/2009)

1ª aula

1. Pergunte, em inglês ou em português: “Have you ever been to the zoo?” (=Vocês já foram ao zoológico?), “What animals did / can you see there?” (=que animais você viu ou pode ver lá?). Incentive-os a dizer os nomes dos animais em inglês, mas aceite também respostas em Português, já que o objetivo da aula é fazer com eles aprendam os nomes. Escreva o vocabulário mencionados em inglês no quadro. Leia todos em voz alta e peça que os alunos repitam, depois de confirmar que todos sabem qual o significado de cada palavra (uma sugestão é levar gravuras, flascards ou fotos de animais para mostrar a eles de modo que eles associem palavra e imagem).

Distribua então o material (handout) e peça que os alunos façam a primeira atividade, de associação. Oriente-os a fazer primeiramente aqueles que já sabem. Antes de corrigir com toda a turma peça que comparem suas respostas com o colega ao lado.

2. Leia as respostas em voz alta e peça que repitam.

Respostas: a. lion, b.penguim, c.camel, d. sea lion, e.giraffe, f. elephant, g. zebra, h. antelope, i. flamingo, j. bear, k. hippo, l.rhino, m.snake, n. crocodile, o. gorilla, p. monkey, q. bug, r. butterfly, s. eagle, t. turtle, u.bison, v. tiger, w. lemur, x. parrot

3. Essa atividade (n. 3) visa a percepção dos sons /k/ e /g/. Os alunos devem portanto reler os nomes dos animais, identificar aqueles que apresentam esses sons e classificá-los na tabela.

 Respostas: /k/ snake /sneik/:  camel, crocodile, monkey. - /g/ bug : penguin, flamingo, gorilla, eagle, tiger.

Se houver tempo, ao fim dessa aula você pode fazer um BINGO. Peça aos alunos que façam uma pequena tabela de 3 linhas e 3 colunas e escolham 9 nomes de animais para completar seus espaços. Eles deveraão escrever o nome do animal a caneta. A marcação do BINGO pode ser feita a lápis, de modo que eles possam apagar a marca do lápis depois e aproveitar a mesma cartela para outra rodada. Lembre-os de escrever o nome do animal com atenção, pois caso ele faça BINGO, ele só ganhará se a palavra estiver escrita corretamente. Defina se você vai fazer o BINGO por linha/coluna/diagonal ou se os alunos terão que preencher toda a tabela para ganhar o jogo. Lembre-se de ter com você bombons, balas, pirulitos, etc., que possam servir de brinde para os alunos. 

Se o tempo não for suficiente para o BINGO, ele pode ser dado no início da segunda aula como forma de revisar o vocabulário trabalhado.

2ª aula

Atividade 4 . Essa aula deve acontecer em um laboratório de informática. Opcionalmente, se apenas o professor tiver acesso a um computador conectado à Internet em sala de aula, ele pode projetar a tela do computador no quadro ou na parede para que os alunos façam a atividade.

Explique que farão uma atividade sobre animais baseada em um site. Oriente-os a ler primeiramente as questões para que tenham objetivos definidos ao ler o texto. Explique que buscarão essas informações no texto e ao fazerem estarão praticando a estratégia de scanning, ou seja, a localização de informações específicas. Explique ainda que essa estratégia facilita a leitura, tornando-a mais objetiva e menos demorada já que os alunos não se preocuparão com aquelas palavras que não conhecem.

Respostas:

a) Because it was born on Valentine’s Day.

b) The bald eagle.

c) Rainforests and gallery forests of Central and Western Africa.

d) The anaconda.

e) The elephant.

f) It helps protect its neck during fights.

Atividade 5. Antes de acessar o site oriente os alunos a destacarem as palavras-chave, ou seja, aquelas que se referem aos locais que deverão localizar no mapa. Em seguida, ao fazer a atividade, devem observer o mapa localizando esses lugares e classificando as sentences em verdadeiras ou falsas.

Respostas: a.F, b.T, c.T, d.T, e.F, f.F, g.T, h.T 

3a e 4a aulas

Atividade 6

Converse com seus alunos sobre quizzes ou questionários que aparecem em revistas e jornais. Pergunte se já leram e responderam esse tipo de questionário e as suas opiniões sobre eles. Peça exemplos de títulos de quizzes que já encontraram e peça sugestões de títulos para um questionário sobre animais. Escreva as sugestões no quadro em inglês.

Em seguida, leia as instruções da atividade e revise as estruturas básicas para as perguntas que podem aparecer nos quizzes, como:

Para quizzes com yes / no questions:

  • Verb to be: Are you…? Is it…?
  • Modal can: Can you…? Can it…?
  • Present Simple: Do you… ? Does it…?
  • Present Perfect: Have you…? / Has it…?

Para quizzes de múltipla escolha, relembre as "question words": what, where, who, when, how many, how much, why, etc.

Circule enquanto os grupos fazem seus quizzes e ajude-os com o que for necessário.

Terminados os questionários, peça que “apliquem” seus questionários aos outros grupos. Quando todos os alunos tiverem respondido todos os questionários, proponha uma análise dos resultados gerais. Estimule a turma a apresentar tabelas ou gráficos mostrando a porcentagem de alunos que alcançaram resultados altos ou baixos em seus questionários e o que esses resultados significam.

Avaliação

Opção 1: Visita da turma ao zoologico da cidade e descrição dos animais que existem lá. Os alunos também podem criar um mapa do zoológico e localizar onde cada animal se encontra.

Opção 2: Em grupos, devem criar uma maquete de um zoológico e apresentá-la à turma identificando os animais que existem lá e mostrando a localização de cada um.

Opção 3: Sorteie uma espécie de cada animal para cada par de alunos. Eles devem, em uma folha de papel ofício, colar uma figura do respectivo animal e, abaixo, escrever sua ficha técnica em inglês. Para isto eles podem pedir ajuda ao professor de biologia. O resultado do trabalho pode ser exposto no laboratório da escola ou ser organizado em uma pasta com plásticos para ser utilizada como material de pesquisa na escola.

Não se esqueça de estabelecer critérios de avaliação antes que o aluno faça o trabalho.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.