06/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Compreender o efeito estufa e sua importância para a manutenção da vida na Terra;
Analisar as principais causas e consequências do aumento do efeito estufa para o meio ambiente e para a humanidade;
Refletir sobre a preservação do meio ambiente e da vida;
Apresentar soluções e alternativas que contribuam para um desenvolvimento sustentável;
Criar hyperlinks em documentos de textos para páginas da web.
Preservação ambiental;
Noções de informática e internet.
EXECUTANDO A AULA
Na sala de aula o professor promoverá a discussão acerca do “efeito estufa” destacando que o efeito estufa gerado pela própria natureza é, não apenas benéfico, mas imprescindível para a manutenção de toda forma de vida sobre a Terra. Porém se a composição dos gases responsáveis pelo efeito estufa for alterada provocará o desequilíbrio térmico da Terra. Destacar as principais causas que contribuem para o aumento do efeito estufa como: a ação humana na natureza realizando queimadas e desflorestamento, a emissão de gases poluentes por indústrias e automóveis dentre outros fatores. Além disso, o professor deverá discutir também, quais os principais gases causadores do aumento do efeito estufa e relacionar os graves problemas que já estamos enfrentando devido ao aumento da temperatura do planeta.
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
O professor poderá dividir a turma de modo que fique dois alunos por computador;
Em seguida, assistirão ao vídeo “Efeito estufa” disponível no endereço eletrônico:
http://www.youtube.com/watch?v=PNfGXLWpUvg
Professor: caso o número de computadores seja insuficiente para o número de alunos eles poderão ver o vídeo através de um projetor multimídia.
Após a emissão do vídeo seria interessante socializar rapidamente com os alunos suas observações e análises procurando desenvolver a criticidade e a formação de opinião acerca do assunto.
INCENTIVANDO A DESCOBERTA
O professor orientará aos alunos a navegarem livremente pela internet em diversos sites buscando conhecer mais detalhes relacionados ao efeito estufa e assim eles terão a oportunidade de construir seus próprios conceitos e desenvolver a aprendizagem.(O professor estabelecerá o tempo necessário para essa atividade).
Tendo concluído a pesquisa os alunos elaborarão um texto dissertativo/argumentativo enfocando os seguintes aspectos: o que é o efeito estufa? Quais as causas e consequências do aumento do efeito estufa? O aluno deverá apontar também possíveis soluções ou estratégias que proporcionem um desenvolvimento sustentável.
Ao terminar a elaboração dos textos, os alunos poderão apresentar para o grupo e com a ajuda do professor, irão criar hyperlinks para o documento textual e para o endereço eletrônico do vídeo que eles assistiram ou para algum site que eles considerarem ser significativo e sucinto na apresentação do assunto efeito estufa.
O professor poderá utilizar outros vídeos relacionados ao tema efeito estufa na execução das aulas como:
1. Efeito estufa – youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=sPvvioFEtLU&NR=1
2. Efeito estufa – youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=_8zmwj3Un8I&feature=related
3. Efeito estufa – youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=wiFuafkjl8Y&feature=related
4. Causas do efeito estufa(I.E.B.V 3º ano)
http://www.youtube.com/watch?v=x3JxhW4iDLc&feature=related
Para auxiliar na aplicação de hyperlinks em documentos e páginas da web.
5. Como criar hiperlinks
http://office.microsoft.com/pt-br/word/HA101659291046.aspx#1
Serão avaliados a criatividade dos alunos, o interesse e a participação nas atividades propostas e o desempenho na elaboração dos textos e dos hyperlinks.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!