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As flores e suas cores - Diversidade das Angiospermas

 

21/11/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar a consciência ambiental, a necessidade de preservação da flora local. Compreender a importância das angiospermas no ambiente, na economia e como fonte de remédios.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos em laboratório de informática para visualizar os recursos. 1 aula de 50 minutos em laboratório de informática para pesquisas. 1 aula de 50 minutos em sala de aula para apresentação das pesquisas. 1 aula de 50 minutos em laboratório de química para extração dos pigmentos. 1 aula de 50 minutos em sala de aula para a confecção das obras de arte.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Características das angiospermas.
Estratégias e recursos da aula

As angiospermas são as plantas que mais afetam nossa vida. Além de utilizarmos sua madeira, grãos e frutos, as flores de muitas espécies enchem os olhos com sua beleza.
A beleza e riqueza de formatos e cores das flores não é um quesito apenas estético. É crucial para a formação da progênie e para a evolução da espécie. Esta aula observa uma das mais importantes características das angiospermas, as flores.

Professor, para iniciar a aula, questione os alunos sobre a importância das flores para o ambiente e para os seres humanos. Quando que lembramos das flores? Em uma data especial, ou em certas épocas do ano? Qual a importância das flores para a planta que a produz? O que podemos extrair das flores?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1170/imagens/labinformatica.png
A importância das flores para as plantas que as formam, é crucial. São elas os órgãos reprodutores. Há plantas que formam flores masculinas e femininas, separadamente. Outras, formam flores andróginas, com os dois sistemas integrados no mesmo indivíduo. Como são constituídas as flores? Essa pergunta pode ser respondida visualizando os seguintes recursos:

 Animated flower

 Este sítio traz as partes da flor e como ocorre a fecundação. http://bcs.whfreeman.com/thelifewire/content/chp39/3902001.html

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1170/imagens/anima_flower.jpg

 

E neste sítio, http://www.planetabio.com/clas.html , recomendado pelo Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, pode-se aprender mais sobre a classe das angiospermas e da constituição das flores.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1170/imagens/contextualizando.png

Todas as angiospermas produzem flores, algumas espécies têm flores mais vistosas, outras espécies tem mais discretas, podendo ser bem pequenininhas.
A importância das angiospermas reflete no nosso dia-a-dia, obtemos delas fibras para tecidos, lâminas para móveis e pisos, medicamentos, alimentos diversos, entre outras tantas coisas. Além de nos serem extremamente úteis, as angiospermas são muito importantes para o ambiente.
As atividades sugeridas vão além de simples reflexão de como as angiospermas são importantes, trabalha com ações em prol deste importante grupo e do ambiente, tais como a importância ecológica, econômica e medicinal.  Webquest plantas medicinais: http://wqplmedici.vilabol.uol.com.br/

Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.

Experimento do Portal do Professor: Como plantar uma árvore.

 Como plantar uma árvore

 DICA: Antes de fazer este experimento, o professor poderá averiguar se é possível plantar as árvores no terreno da escola, ou na região próxima a ela. Outra dica: em algumas cidades (Curitiba, por exemplo) a obtenção de mudas de árvores nativas é gratuita, basta entrar em contato com o horto municipal. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1170/imagens/atvcomplementar.png

Pesquisar imagens na internet de diversas plantas, de modo a refletir a diversidade de formas destas e dos ambientes por elas habitados. Correlacionar estas formas e cores com os polinizadores e com os fatores abióticos (luz – dias curtos ou longos, temperatura, altitude, entre outros). Se possível , pesquisar informações referentes ao poder medicinal das plantas da região, ou seu uso na economia.
Desenvolvimento:
Peça que os alunos se organizem em pequenos grupos. Poderá para cada grupo, um ecossistema a ser pesquisado.
Após a pesquisa na internet e biblioteca, eles deverão montar uma apresentação, que poderá ser mostrada em slides (estilo PowerPoint) ou um blog no formato portifólio.
Em ambos os casos, deverão apresentar para toda turma o resultado de suas pesquisas.

Flores e suas cores

Algumas famílias de angiospermas têm flores muito exuberantes. Inspiraram obras de arte e também um segmento da ilustração científica, conhecido como ilustração botânica.
A ilustração botânica é ainda hoje um recurso valioso para a identificação da espécie estudada e divulgação destes estudos para a comunidade científica.
Vale a pena visitar o sítio da Flora Brasiliensis, uma obra grandiosa que reúne as plantas do nosso país na forma de belas ilustrações.
http://florabrasiliensis.cria.org.br/index

      http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1170/imagens/orquid.jpg


Ilustração Botânica: Andrea Castagini em http://www.finalcrit.com/graphic/deiacastagini

As flores podem apresentar cores vibrantes, sendo um atrativo para seus polinizadores. Estes pigmentos contidos nas flores, podem ser extraídos em uma divertida aula com produção criativa dos alunos.
Materiais: papéis diversos (gramatura, rugosidade diferentes)
Flores de floricultura, ou de jardins *. Folhas secas.
Tesoura, cola, lápis.
Se desejar mais cores, poderá utilizar cebola roxa ou repolho roxo cortados, deixando-os de molho. Morangos macerados também deixando em água de um dia para o outro. Cenoura ralada também pode ser utilizada para a obtenção da cor laranja. Amoras, hibiscus secos, café, chocolate, barro, caril, folhas de espinafre, laranja, a gema e a clara do ovo, pétalas de rosas, chás, demais temperos coloridos, entre outros.
Se o professor desejar saber sobre a parte química dos pigmentos, poderá recorrer a este sítio: http://www.fundeg.br/revista/marlon.htm
Álcool.**

*Peça aos alunos para evitar a depredação de ambientes naturais, praças e jardins alheios. Se eles tiverem a possibilidade de comprar as flores, melhor, mas se não for possível, instrua-os a não colherem mais do que precisam, mesmo que seja em seu próprio terreno ou jardim.
** Professor, o manuseio do álcool deverá ser feito preferencialmente por você. Lembre-se de utilizar jaleco, luvas e óculos de proteção, para minimizar acidentes e lembrar aos alunos dos cuidados que devem ser tomados ao mexer com substâncias químicas.
Procedimento:
Colocar em vidros com álcool, deixar a mistura descansar por no mínimo 2 meses. Os pigmentos em pó (pó de café, areia, argila colorida, barro, etc.) poderão ser colocados em vidros com álcool ou deixar separados.
Após o tempo de extração dos pigmentos, o professor poderá encaminhar sozinho ou com os professores de artes, a atividade de confecção de obras artísticas com os pigmentos naturais. Nos vidros, o pigmento diluído vai assemelhar-se a uma aquarela. Já os pigmentos em pó, poderão ser misturados com a cola e compor parte da obra de arte com texturas diferenciadas.
Sugestão 1:
Espremendo plantas (atividade retirada do livro “Artes da Natureza” de Joy Williams)
Material
Pigmentos naturais já obtidos na experiência.
Ráfia, palha ou lã.
Martelo.
Faca sem corte.
Agulha e linha de costura.
Fita crepe.
Tesoura.
Tecido.
Procedimento:
- Corte o tecido do tamanho desejado para seu projeto (sugestões: capa de almofada, marcador de livro, cartão de aniversário, estandarte ou quadrinho). Coloque uma flor ou folha sobre o tecido.
- Cubra com a fita crepe toda a extensão da flor ou folha sobre o tecido.
- Vire o tecido sobre uma superfície dura. A face com a fita crepe deve ficar para baixo.
- Com o martelo, esprema o tecido, até que todas as cores da planta atravessem-no. Cuidado para não esfregar demais, pois se o tecido for delicado pode se rasgar.
- Retire a fita crepe com a planta.
- Em outras partes do tecido, use os pigmentos naturais, com o auxílio de um pincel. Faça formas simples que decorem sua composição. Deixe o tecido secar.
- Com a faca sem corte, raspe do tecido os pedaços de planta que podem ter ficado grudados.
- Repita o processo quantas vezes desejar, fazendo uma composição bem bonita, com flores, folhas e pigmentos.
Sugestão 2:
Cartões com frotagem natural.
Flores, folhas e pedaços de samambaia,frescos.
Com as folhas secas de árvores é possível fazer belas texturas por meio da técnica de frotagem ou decalque. Para isto é necessário papel (preferencialmente fino), a folha seca, giz de cera e os pigmentos naturais líquidos, obtidos anteriormente.
Procedimento:
1. Coloque a folha seca por debaixo do papel, com a face das nervuras para cima.
2. Segure o papel com uma mão e com a outra esfregue a lateral do giz de cera sobre a folha. A forma da folha e das nervuras devem aparecer.
3. Pinte sobre todo o papel com o pigmento natural líquido. Dica: use uma cor diferente da usada no giz de cera.

Após a confecção dos trabalhos, poderá ser feito uma exposição dos mesmos para toda a escola.
Montagem com fotos de flores e texturas pesquisadas na internet, para fazer cartões de aniversário ou datas especiais.

INTERDISCIPLINARIDADE

A atividade “Flores e suas cores” pode contar com a ajuda extra dos professores de Artes. As flores estão presentes em muitas obras de arte, em primeiro plano, ou compondo uma paisagem, como a mostrada no recurso abaixo:


O colega de artes poderá ajudar com a estética dos trabalhos confeccionados com o pigmento natural, ou propor uma pesquisa de obras de arte cuja temática sejam as flores.

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Animated flower Imagem
Como plantar uma árvore Experimento prático
Avaliação
A avaliação se dará a partir da produção dos alunos nas atividades desenvolvidas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
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  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniões

  • Ana Cláudia Pereira da Silva, E.M.Maria Soledade Coelho de Oliveira , Rio Grande do Norte - disse:
    aninhakmille@gmail.com

    26/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom esta aula isso despertará bastante os interesses das crianças. Ensinando dessa forma será bastante proveitoso.


  • silani santana lima, joão 23 , Sergipe - disse:
    silani_santana@yahoo.com

    14/06/2010

    Cinco estrelas

    ótimo deu um show


  • Simone freire, cmpg , Paraíba - disse:
    simone_freire01@hotmail.com

    20/05/2010

    Cinco estrelas

    Biologia e arte tem tudo haver para que as aulas se tornem mais interessante. Parabéns pelo projeto.


  • Roselin Silvana Rosalinski, Colégio Estadual Professor Luiz Carlos de Paula e Souza , Paraná - disse:
    rrosalinski@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Uma aula interessante, contextualizada e bonita, onde haverá prazer em aprender e em ensinar!


  • Ramon, NTE - QUIXADÁ , Ceará - disse:
    ramonestrelaazul04@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta é sem dúvidas uma excelente aula sobre as angiospermas, estas que são e constituem o maior grupo vegetal. Torna-se um grande atrativo para uma aula de biologia sobre o respectivo assunto, já que este, utiliza ótimas figuras que, de certa forma, tornam-se grandes atrativos para os alunos, já que é constatado em pesquisas que alunos têm preferência por textos ilustrados. Sem falar que, estas animações facilitam a compreensão do conteúdo e, de certa forma, torna a aula mais produtiva.


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