18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL) sobre a Metodologia da Problematização.
Vamos iniciar as atividades deste tema solicitando aos estudantes que observem durante uma semana os meios de comunicação, tanto de sua comunidade como regionais e nacionais, anotando o veículo de comunicação, horário, notícia veiculada e suas observações. Temos o objetivo de levar o aluno analisar como os meios de comunicação expressam as situações que envolvem violência no Brasil e se possível no mundo. Oriente, ainda para que procurem ver diferentes meios de comunicação, de forma que observe se existem diferentes pontos de vista em relação à mesma notícia. Estas observações servirão de base para as discussões. Você professor também ficará atento a todos os meios de comunicação e se possível deve gravar, posteriormente fazendo pequenos recortes interessantes para discutir com os estudantes. Serão levantados vários dados que serão relatados na semana seguinte.
Levantados os dados com a turma, procurar identificar a problema central que norteará a aula. Nossa sugestão é a seguinte:
Sugerimos que o professor faça leitura do texto: Sociologia da violência: Teoria e Pesquisa do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. O texto apresenta vários conceitos de violência e suas implicações. Disponível em: http://www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=898&Itemid=122 acessado em 17/11/2008.
Selecione pequenos fragmentos do áudio disponível no Portal do MEC sobre os investimentos do governo na educação indígena em:
Vamos analisar os áudios, procurando fazer um contraponto com as discussões anteriores:
Diante destas questões, vamos aprofundar nossas discussões:
Após as discussões iniciais, leve os estudantes perceberem a complexidade deste tema atual e a importância de se investigar como cada cidadão contribui para construção da violência em nossa sociedade.
A ORIGEM DA VIOLÊNCIA
A violência é um problema da modernidade, mas que tem origem remota. Se analisarmos as relações de poder entre os seres humanos, vamos perceber que o homem sempre dominou o outro por coação, violência, ideologias opressoras e sistemas econômico-políticos.
A violência tem crescido nas cidades como uma bola de neve. Se conseguirmos encontrar as causas destas situações poderá resolver um dos problemas sociais mais graves da atualidade.
Segundo Marx, o homem é um ser construído socialmente e sujeito de sua história. As posições pessoais de cada ser humano, a falsa neutralidade e o conformismo ou mesmo ser um cidadão participativo e crítico determinam que tipo de sociedade esteja construindo.
Observe a comunidade em que vive fazendo a seguinte análise: existem diferentes tipos de construções, diferenças econômicas e culturais? Onde estão localizadas as residências das pessoas menos abastadas? Existem diferenças entre as classes sociais? Quem detém o poder de governar,ou seja, a que classe social pertence estas pessoas? Estas questões entre outras demonstram que a sociedade brasileira, de um modo geral, está organizada em função de um sistema capitalista, vivendo os valores da sociedade de consumo, onde uma grande maioria está excluída dos bens culturais e de consumo, do acesso as tecnologias e aos sistemas de saúde de qualidade. Cada vez mais percebemos estas questões com a construção de grandes shoppings, condomínios fechados, automóveis blindados, etc. Segundo MARQUES, s.d. “as classes dominadas buscarão se defender. Porém, o que acontece é que a classe que domina cria mecanismos para legitimar a violência que exerce sobre as classes dominadas. Daí, qualquer reação das classes dominadas será taxada de violenta. Por exemplo: o que faz uma pessoa ao mendigar um pedaço de pão, senão expressar a violência que recebe no dia-a-dia da rotina da vida nas cidades?” Observem como as instituições de serviços básicos foram criadas para servir as pessoas de modo diferenciado: quem pode pagar pelo serviço tem exclusividade no atendimento e muitos privilégios.
O que é mais agravante que a violência oculta, permeada nas relações sociais, implícita nas ideologias dominantes. A organização social das cidades cria a violência através de mecanismos de exclusão. Somente os estudos e a formação de uma consciência crítica podem levar o ser humano a perceber quais as condições em que vive, o que pode fazer diante do quadro atual de nossa sociedade. É nossas atitudes, nosso modo de viver, nossos valores pessoais de respeito ao próximo, de garantia da liberdade do outro que podem mudar o mundo.
Discuta com o seu grupo de amigos quais as atitudes que podemos tomar para construir uma sociedade mais justa e menos excludente.
Proponha aos alunos a formação de grupos de 4 a 5 pessoas para elaborarem propostas de superação do problema central em estudo. Publique as propostas no blog e no site da escola. Passe no quadro o seguinte roteiro proposto pela Prof. Neusi Berbel:
Aplicação à realidade
Condições objetivas
Apresentar uma peça de teatro, em grupos de até 10 alunos, com argumentos que fundamentem as questões levantadas anteriormente, exemplificando situações do cotidiano, despertando o interesse dos demais alunos da escola para o tema, assim como sobre a proposta de ação junto à comunidade.
Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.
1. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.
2. SOCIOLOGIA CIÊNCIA & VIDA ESPECIAL. As cidades e a sociedade. São Paulo: Editora Escala. Ed. Nº: 1
Nome | Tipo |
---|---|
Educação e criatividade | Áudio |
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/10/2013
Cinco estrelasMuito boa aula .... Parabens