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Violência

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Sejam capazes de analisar criticamente os processos que estabelecem as relações de poder presentes nas sociedades, compreendendo os diversos mecanismos de dominação existentes nas diferentes sociedades para compreender a violência instalada na sociedade contemporânea. Percebam criticamente várias formas pelas quais a violência se apresenta e estabelece na sociedade.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas de classes sociais, capitalismo, desigualdade social.
Estratégias e recursos da aula

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Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL) sobre a Metodologia da Problematização.

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Atividade 1

 

 

Vamos iniciar as atividades deste tema solicitando aos estudantes que observem durante uma semana os meios de comunicação, tanto de sua comunidade como regionais e nacionais, anotando o veículo de comunicação, horário, notícia veiculada e suas observações. Temos o objetivo de levar o aluno analisar como os meios de comunicação expressam as situações que envolvem violência no Brasil e se possível no mundo. Oriente, ainda para que procurem ver diferentes meios de comunicação, de forma que observe se existem diferentes pontos de vista em relação à mesma notícia. Estas observações servirão de base para as discussões. Você professor também ficará atento a todos os meios de comunicação e se possível deve gravar, posteriormente fazendo pequenos recortes interessantes para discutir com os estudantes. Serão levantados vários dados que serão relatados na semana seguinte.


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Atividade 2

 

 

  1. Divida a turma conforme o programa que analisaram durante a semana, como por exemplo: um grupo de analisou as emissoras de rádio, outro os canais de televisão, um grupo que fez a leitura dos jornais, o grupo que acompanhou as notícias pela internet, e assim por diante.
  2. Cada equipe escreve em uma cartolina os tópicos para apresentar para a turma.
  3. O professor coordena as atividades e deixa 15 minutos para cada equipe apresentar os relatos.
  4. Deve ser escolhido um relator entre os alunos para anotar as principais idéias que motivaram a turma.
  5. O grupo inicia uma discussão buscando observar a freqüência dos dados, as justificativas para as situações apresentadas e selecionando o que seria mais interessante para se aprofundar no tema proposto.
  6. Analise com a turma se todos os problemas poderão ser estudados ou se priorizará um deles. Procure estabelecer e selecionar critérios com a turma.

 

 

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Atividade 3

 

 

Levantados os dados com a turma, procurar identificar a problema central que norteará a aula. Nossa sugestão é a seguinte:

  • Analisar criticamente os processos que estabelecem as relações de poder presentes nas sociedades.
  • Compreender os diversos mecanismos de dominação existentes nas diferentes sociedades para compreender a violência instalada na sociedade contemporânea.
  • Perceber criticamente as várias formas pelas quais a violência se apresenta e estabelece na sociedade.

 

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Sugerimos que o professor faça leitura do texto: Sociologia da violência: Teoria e Pesquisa do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. O texto apresenta vários conceitos de violência e suas implicações. Disponível em: http://www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=898&Itemid=122 acessado em 17/11/2008.

 


Atividade 4

 

 

Selecione pequenos fragmentos do áudio disponível no Portal do MEC sobre os investimentos do governo na educação indígena em:

 

Vamos analisar os áudios, procurando fazer um contraponto com as discussões anteriores:

  • O que podemos concluir dos áudios? Quais as suas mensagens?
  • O que é violência? Quais os tipos de violência que existe em nossa sociedade?
  • Qual a relação da linguagem com a violência?
  • Você já sofreu ou presenciou algum tipo de violência? Quais foram às conseqüências?

Diante destas questões, vamos aprofundar nossas discussões:

  • O que leva o ser humano ser violento?
  • Qual a relação da violência com o poder?
  • A organização de nossa sociedade favorece o surgimento da violência?
  • Quais são os mecanismo de dominação da sociedade?

Após as discussões iniciais, leve os estudantes perceberem a complexidade deste tema atual e a importância de se investigar como cada cidadão contribui para construção da violência em nossa sociedade.

 

 

Atividade 5:

 

 

A ORIGEM DA VIOLÊNCIA

 

A violência é um problema da modernidade, mas que tem origem remota. Se analisarmos as relações de poder entre os seres humanos, vamos perceber que o homem sempre dominou o outro por coação, violência, ideologias opressoras e sistemas econômico-políticos.
 

A violência tem crescido nas cidades como uma bola de neve. Se conseguirmos encontrar as causas destas situações poderá resolver um dos problemas sociais mais graves da atualidade.
 

Segundo Marx, o homem é um ser construído socialmente e sujeito de sua história. As posições pessoais de cada ser humano, a falsa neutralidade e o conformismo ou mesmo ser um cidadão participativo e crítico determinam que tipo de sociedade esteja construindo.
 

Observe a comunidade em que vive fazendo a seguinte análise: existem diferentes tipos de construções, diferenças econômicas e culturais? Onde estão localizadas as residências das pessoas menos abastadas? Existem diferenças entre as classes sociais? Quem detém o poder de governar,ou seja, a que classe social pertence estas pessoas? Estas questões entre outras demonstram que a sociedade brasileira, de um modo geral, está organizada em função de um sistema capitalista, vivendo os valores da sociedade de consumo, onde uma grande maioria está excluída dos bens culturais e de consumo, do acesso as tecnologias e aos sistemas de saúde de qualidade. Cada vez mais percebemos estas questões com a construção de grandes shoppings, condomínios fechados, automóveis blindados, etc. Segundo MARQUES, s.d. “as classes dominadas buscarão se defender. Porém, o que acontece é que a classe que domina cria mecanismos para legitimar a violência que exerce sobre as classes dominadas. Daí, qualquer reação das classes dominadas será taxada de violenta. Por exemplo: o que faz uma pessoa ao mendigar um pedaço de pão, senão expressar a violência que recebe no dia-a-dia da rotina da vida nas cidades?” Observem como as instituições de serviços básicos foram criadas para servir as pessoas de modo diferenciado: quem pode pagar pelo serviço tem exclusividade no atendimento e muitos privilégios.
O que é mais agravante que a violência oculta, permeada nas relações sociais, implícita nas ideologias dominantes. A organização social das cidades cria a violência através de mecanismos de exclusão. Somente os estudos e a formação de uma consciência crítica podem levar o ser humano a perceber quais as condições em que vive, o que pode fazer diante do quadro atual de nossa sociedade. É nossas atitudes, nosso modo de viver, nossos valores pessoais de respeito ao próximo, de garantia da liberdade do outro que podem mudar o mundo.
 

Discuta com o seu grupo de amigos quais as atitudes que podemos tomar para construir uma sociedade mais justa e menos excludente.

 

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  • Violência. Wikipédia. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia acessado em 17/11/2008.
  • Cenas de pancadaria e violência nas histórias em quadrinhos. Disponível em http://blog.uncovering.org/archives/2007/06/cenas_de_pancad.html, acessado em 17/11/2008.
  • Utilize buscadores on-line para pesquisa de imagens sobre violência. Utilize um editor de imagens para compor texturas e analisar as cores, ângulos, tempos e espaço.
  • Existem mais de 1000 comunidades no Orkut que discutem a questão da violência, estimule os estudantes a discutirem o tema ou mesmo criar uma comunidade na escola para propor ações a serem incorporadas por eles.
  • Convide profissionais para palestrar sobre este tema, das várias áreas de atuação.
     

     

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Atividade 4:

 

 

  • Momento para confrontarmos as idéias iniciais (senso comum) com os conceitos discutidos e construídos durante a teorização. Sugerimos que a turma leia as pesquisas dos demais colegas de classe, de outras turmas da escola e participe sugerindo ações coletivas.
  • Vamos estimular a turma a fazer análises, onde poderão ser reforçadas ou reformuladas as posições anteriores, após explorarmos os recursos que aprofundaram nossa discussão.
  • Neste momento o professor perceberá se houve a aprendizagem efetiva, isto é, se o estudante estabelece relação da teoria com a percepção dos fenômenos concretos, reais.

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Atividade 5:

 

 

Proponha aos alunos a formação de grupos de 4 a 5 pessoas para elaborarem propostas de superação do problema central em estudo. Publique as propostas no blog e no site da escola. Passe no quadro o seguinte roteiro proposto pela Prof. Neusi Berbel:
 

Aplicação à realidade

  • O que fazer
  • Como fazer, em que condições
  • Com que estratégias
  • Com que recursos
  • Para obter que efeitos
  • Com que finalidade e para beneficiar a quem
     

Condições objetivas

  • Nível de conhecimento
  • Disponibilidades das pessoas envolvidas
  • Autoridade: poder necessário para intervenção
  • Uso das estratégias: momento oportuno
  • Grau de comprometimento e consciência social

 

 

Atividade 6:

 

 

Apresentar uma peça de teatro, em grupos de até 10 alunos, com argumentos que fundamentem as questões levantadas anteriormente, exemplificando situações do cotidiano, despertando o interesse dos demais alunos da escola para o tema, assim como sobre a proposta de ação junto à comunidade.


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Atividade 7:

 



Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.


 

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1. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.
 

2. SOCIOLOGIA CIÊNCIA & VIDA ESPECIAL. As cidades e a sociedade. São Paulo: Editora Escala. Ed. Nº: 1
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Educação e criatividade Áudio
Recursos Complementares
Faça enquetes na escola sobre as questões discutidas, estimulando os alunos a participarem das discussões e elaborarem propostas de ações individuais/coletivas, envolvendo os pais e a comunidade para mobilizar todos pela paz e liberdade do ser humano.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum para a dimensão sociológica. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.
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