Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA – Oficina 4 – O universo do DJ

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno compreenderá – por análise auditiva – os elementos que formam as músicas do estilo conhecido como Funk Carioca, sendo capaz de distinguir o canto, a batida (bateria) e os samples.
O aluno conhecerá e/ou aprofundará seus conhecimentos a respeito do papel do DJ. Além disso, participará de uma atividade de execução musical em que serão exercitadas as habilidades criativas, composicionais e de improvisação.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos musicais não formais.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, inicie a aula executando um Funk Carioca em CD ou outro tipo de mídia que preferir, lembrando que é necessário tomar cuidado com o conteúdo das letras do estilo em questão, pois muitas fazem apologia ao sexo, ao uso de drogas e ao narcotráfico. Abaixo vão alguns bons exemplos:

“Rap da Felicidade” (Cidinho e Doca)
http://www.youtube.com/watch?v=85nETRkuOOM
“Som de Preto” (Amilka e Chocolate)
http://www.youtube.com/watch?v=cDDUVWAo9-c
“Endereço dos Bailes” (Júnior e Leonardo)
http://www.youtube.com/watch?v=u9Qp_nALDLI

Pergunte qual é o estilo da música. Após a conclusão de que se trata de um Funk Carioca, discuta um pouco sobre o assunto. Pergunte de que forma o cantor coloca a sua voz (é interessante colocar um trecho de outro estilo musical cantado, uma ária de ópera, por exemplo, para comparar), sobre o que a música está falando e quais são os instrumentos que estão sendo executados.

Para desvendar o mistério de quais os instrumentos estão sendo usados, comece por perguntar se há bateria. Certamente será possível percebê-la com facilidade, uma vez que é o elemento mais claro e mais usual deste estilo. Peça para os alunos reproduzirem a bateria com a voz ou com percussão corporal. Você pode usar o bater de pé para fazer o som grave e as palmas para o som agudo; o bater da palma no peito para o grave e as palmas para o agudo; palmas em concha para o grave e palmas abertas para o agudo ou outra combinação que você preferir. É bem possível que você tenha que ajudá-los dando exemplos ou estimulando suas atitudes.

Depois pergunte que instrumento(s) produz(em) os outros sons da composição. Peça para eles encontrarem esses elementos. Caso não consigam, aponte no momento em que acontecerem na gravação. Esta é a hora de explicar o papel do sampler

O sampler é um equipamento inventado por um grupo de engenheiros (Peter Grogono, David Cockerel e Peter Zinovieff) em 1969 e é utilizado frequentemente no panorama da Música Popular. Trata-se de um aparelho cuja função é armazenar sons e consequentemente executá-los quando se desejar. Assim, o sampler não possui um timbre específico ou mesmo uma técnica particular de execução. No ambiente do funk carioca, é figura onipresente no acompanhamento dos cantores.

Explique que o aparelho possui botões que ao serem acionados, executam os sons que estão guardados no instrumento. Assim, tem-se um instrumento que faz soar virtualmente qualquer som que se desejar, não havendo a necessidade de domínio sobre escalas e certos aspectos teóricos musicais.

Se você conseguir um sampler para mostrar aos alunos será ótimo, se não, a imagem abaixo dá uma idéia bem clara:

Exemplo de um sampler da fabricante AKAI (perceba os botões cinza do lado direito):

undefined

O link abaixo mostra um DJ usando um sampler:
http://www.youtube.com/watch?v=Bo_HKRosFl8 

Agora lance um desafio: simular um sampler com os alunos executando os sons. Divida-os em pequenos grupos de até seis pessoas. Um deles fará o papel de DJ. Os outros se dividirão entre os papéis de samples, cantor(es) e bateria eletrônica.
O grupo deverá escolher os seguintes elementos:
• um funk a ser executado pelo aluno-cantor;
• uma batida a ser executada pelo aluno-bateria eletrônica;
• os outros executarão com a voz um sample pré-definido diferente para cada aluno (assim estarão simulando serem botões do sampler) e;
• um aluno para ser o DJ.

O aluno DJ deverá estar de frente para todos os alunos, afinal estes serão “executados” por ele. A um toque de sua mão um aluno-botão executará seu sample pessoal. Da mesma forma, o aluno-bateria eletrônica deverá iniciar ou parar a “batida” ao comando do DJ, assim como o(s) cantor(es) cantará ou silenciará sob o gesto do mesmo comandante.
Visite grupo por grupo para ajudar na escolha dos samples, batidas e canções, se necessário.

Avaliação

Faça uma audição de todos os trabalhos com os alunos e ao fim promova uma discussão. Peça para eles opinarem e fazerem observações segundo os seguintes critérios:

a) execução do DJ; 

b) escolha dos samples

c) execução da bateria eletrônica; 

d) canto; 

e) sintonia entre os elementos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Silvia de Araujo, C.E. Gildo Candido da Silva , Rio de Janeiro - disse:
    silvia.silmusic@gmail.com

    11/04/2012

    Cinco estrelas

    Excelente. Os alunos querem ser DJ ou até mesmo ficar cantando funk sem ter conhecimento do que é e os elementos que o compõe. Estão sempre fascinados por letras que não traz conhecimento e na batida que chama o corpo.


  • Germano Luiz Blume Neto, CAIS , São Paulo - disse:
    blumeneto@hotmail.com

    16/09/2011

    Quatro estrelas

    gostei muito da aula, trabalho em comunidades que o funk carioca acaba sendo a unica música que os alunos escutam, muitas vezes estimulados pelos traficantes entre outras pessoas de conduta amoral, para apologia as drogas, sexo e contra as autoridades. Esse exemplo de aula pode decompor os elementos fazendo com que os alunos procurem criar sua própria música possivelmente com os novos elementos aprendidos na sala de aula e com um olhar mais critico, para as letras e para a qualidade vocal.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.