Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O OSCAR DA BIOLOGIA

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
FRANCISCO CARLOS SOARES COSTA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEF 427 DE SAMAMBAIA

Cleia Nogueira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de trabalhar com o uso das novas tecnologias para fixação dos conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais e biologia.

Revisitar os conteúdos trabalhados em sala com enfoque diferenciado, para facilitar a fixação e promover uma aprendizagem diversificada.

O objetivo da atividade OSCAR DA BIOLOGIA é auxilia na fixação dos conteúdos trabalhados durante o ano letivo e estreitar os laços entre o aluno e a tecnologia. A construção de vídeos é uma estratégia que quando feita com criatividade e dedicação irá demonstrar ao grupo e aos demais alunos a síntese do trabalho realizado e pode incentivar os jovens a se tornarem adeptos a essa nova tecnologia para outras áreas de suas vidas e facilitar seu envolvimento com as Ciências Ambientais

Duração das atividades
8 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Assuntos trabalhados em sala

Utilização do windows movie maker

Utilização da máquina de fotografias digital (captura de imagens e víveos)

Estratégias e recursos da aula

             O desenvolvimento do projeto O OSCAR DA BIOLOGIA será dividido em várias etapas.
- A primeira dessas etapas é a escolha dos grupos de trabalho e do tema que será utilizado para construção dos vídeos. Essa etapa será realizada em sala de aula e os temas a disposição são os temas trabalhados durante o ano letivo.
- A segunda etapa é a coleta de informações que auxiliaram a construção do vídeo e os estudos para coleta de imagens para formatação e produção de imagens e sons que comporão o vídeo.
- A terceira etapa é a etapa de campo onde os alunos com o auxílio da máquina digital, é... aquela mesma das fotos diárias que tanto são usadas para alimentar os sites de relacionamento social, elas serão o instrumento de coleta de vídeos e imagens para produção do vídeo.
- A quarta etapa é a formatação, é o trabalho de edição com auxílio do computador e do software WINDOWS MOVIE MAKER, que tem como função utilizar o computador para produção de vídeos, com auxílio do professor e dos tutoriais os alunos serão capazes de produzir seu vídeo.
- A quinta etapa consiste na avaliação coletiva do vídeo, essa avaliação ocorrerá entre o grupo de trabalho e o professor, para a observação de falhas na produção e abordagem do tema.
- A sexta e última etapa do trabalho será a apresentação para toda a escola e para o júri composto por professores para a escolha do melhor vídeo e o melhor roteiro e posterior premiação.

            A boa utilização da câmera digital e do computador serão de expressa importância para o melhor resultado do seu vídeo. Para isso leia o manual de instruções da câmera a ser utilizada e descubra os recursos que ela pode oferecer. Sobre o Windows Movie Maker seguem abaixo alguns links com tutoriais que auxiliarão na edição dos vídeos. Agora é a mão na massa e UM, DOIS, TRÊS .... FILMANDO...
                                                                               BOA SORTE E USEM A CRIATIVIDADE

Links:

http://www.slideshare.net/georgiastella/tutorial-movie-maker-presentation-821962 Apresentaçao de slides para facilitar o uso do movie maker.

http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker Página da web com tutorial de uso avançado

http://www.youtube.com/watch?v=UYt24cLRBLo Vídeo tutorial de uso no movie maker.

Avaliação

A AVALIAÇÃO SERÁ REALIZADA POR UM JÚRI DE PROFESSORES ENVOLVIDOS COM O TRABALHO, INICIALMENTE SERÁ COMPOSTO POR CINCO PROFESSORES DE ÁREA AFINS AO TRABALHO E SERÃO QUESTIONADOS SOBRE: RELAÇÃO DO VÍDEO COM O TEMA PROPOSTO, CRIATIVIDADE, MELHOR UTILIZAÇÃO DO TEMPO COM IMAGENS E MÚSICA E RESULTADO FINAL. APÓS A ESCOLHA O GRUPO VENCEDOR LEVA PARA CASA A ESTATUETA DO OSCAR DA BIOLOGIA E OS TRÊS MELHORES VÍDEOS ESTARÃO DISPONÍVEL NO YOU TUBE COMO VÍDEOS DA ESCOLA PRODUZIDOS PELOS ALUNOS.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Abigail Rosa, UFG , Goiás - disse:
    derbiaabigail@gmail.com

    07/02/2011

    Cinco estrelas

    Sou professora de Arte na rede pública (na cidade de Catalão-GO). Achei seu plano de aula muito interessante, estava pesquisando aulas que usam o programa Movie Maker, e a sua foi a melhor q encontrei, Parabéns!!!! Abigail.


  • Regiane Soeli Felde, Colégio Estadual Professor Júlio César , Paraná - disse:
    regifelde@hotmail.com

    27/05/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a proposta dessa aula, é muito criativa!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.