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MÚSICA – Instrumentos musicais 1 – classificação teórica

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
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RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno compreenderá e ampliará o conceito de instrumento musical.
O aluno conhecerá a classificação dos instrumentos musicais.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Manuseio de materiais escolares como: pincel, tinta, tesoura, etc.

Conhecimento musical não formal.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, inicie a aula discutindo sobre o que é um instrumento musical.
Não deixe de trazer à tona questões como: “uma mesa pode ser um instrumento musical?” – em caso de resposta negativa, batuque um acompanhamento para uma canção simples, conhecida do grupo. Depois torne a fazer a mesma pergunta.
Pergunte: “nosso corpo é/pode ser um instrumento musical?” – você provavelmente receberá respostas se referindo ao uso da voz no canto, mas não se limite a isso, demonstrando o uso das palmas no acompanhamento de certas músicas (“Parabéns pra você” é o exemplo mais óbvio) e outros exemplos mais complexos com batidas de pé, estalos de dedo, batidas de palmas no peito e na boca, etc. O exemplo abaixo é uma peça do grupo paulista Barbatuques que utiliza a percussão corporal.
http://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw

Chegaremos então à questão da existência de instrumentos musicais formais e não formais. Os instrumentos musicais formais são aqueles que foram construídos especificamente para tocar música e os não formais são os que possuíam outras utilidades antes de serem usados para fazer música.
Assim, a partir desse levantamento e dessa discussão, a compreensão do que vem a ser um instrumento musical deverá ter se ampliado. Passaremos então a um estágio de nosso plano em que dividiremos os instrumentos em categorias, usando a classificação tradicional.
Agora, peça aos alunos que citem os nomes de instrumentos musicais tradicionais que eles conheçam. Conforme as sugestões apareçam, estimule suas memórias para que outros nomes de instrumentos menos comuns surjam. Por exemplo, se o “violão” for citado, pergunte: “e aquele parecido com o violão, mas que é bem pequeno e usado no samba?”. Por fim, vários nomes aparecerão. Faça uma listagem dos instrumentos lembrados.
Agora proponha aos alunos um trabalho de pesquisa em que eles procurem informações sobre a classificação dos instrumentos musicais em jornais, livros, revistas e na internet. Peça para os alunos produzirem pôsteres. Nestes deverão constar, além das imagens, informações sobre os instrumentos expostos e suas "famílias". Se possível, espalhe os pôsteres pela escola, dando visibilidade ao trabalho.

DICA:

Você pode incrementar o levantamento de instrumentos musicais colocando exemplos musicais de diferentes estilos e de instrumentação variada.

Abaixo seguem alguns links úteis:

http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/instrumentosmusicais/instrumentos_percussao.htm
http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/instrumentosmusicais/instrumentos_sopro.htm
http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/instrumentosmusicais/instrumentos_cordas.htm
http://www.iasdmoema.org.br/orquestrajovem/conteudo/Instrumentos_de_uma_orquestra.htm

Leopoldo Miguez: parte 2 [Aurora luminosa]

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Leopoldo Miguez: parte 2 [Aurora luminosa] Vídeo
Recursos Complementares

Veja também os instrumentos do grupo UAKTI:

http://www.uakti.com.br/

Avaliação

A avaliação dos trabalhos deverá acontecer de acordo com a qualidade dos pôsteres apresentados, usando os seguintes critérios: 

a) Layout (qualidade das imagens e sua distribuição, material usado, legibilidade dos textos, etc); 

b) quantidade e qualidade da informação disponibilizada (o pôster é esclarecedor do assunto, cobrindo todas as suas áreas?).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniões

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