Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA – Instrumentos musicais 2: construção de instrumentos com sucata - chocalho

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a construir um instrumento musical - o chocalho.
O aluno aprofundará seu conhecimento a respeito da classificação dos instrumentos musicais.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Manuseio de materiais escolares como: pincel, tinta, tesoura, cola, etc.

Conceito de pulso (pulsação).

Estratégias e recursos da aula
Aula 1


1. Caro professor, inicie o trabalho relembrando a aula anterior sobre classificação dos instrumentos.
Explique que hoje todos irão construir o primeiro instrumento musical a ser usado na orquestra que será formada pelos alunos e que este instrumento é da "família" da percussão.
Diga que o nome do instrumento é “chocalho”, mas que recebe diferentes denominações, como: “ganzá”, “caxixi”, “maraca”, etc. Prossiga dizendo que é encontrado em muitas culturas pelo mundo afora, inclusive sendo usado por feiticeiros indígenas (isso em geral funciona bem para produzir interesse nas crianças).
2. A construção deste instrumento é bastante simples. Os alunos precisarão apenas de: dois copos plásticos, fita adesiva, arroz, feijão ou outros grãos ou sementes ou mesmo pedrinhas, e material para enfeitar.
3. Esta é uma boa oportunidade para trabalhar a questão da reciclagem, usando copos que já tenham sido utilizados anteriormente. Peça para os alunos lavá-los e secá-los. Você poderá usar copos de iogurte, geleia, copos descartáveis para beber água ou qualquer outro recipiente similar.
4. Pegue o material que você decidiu usar para encher o chocalho e distribua entre os alunos quantidades não maiores que um quinto da capacidade de um dos copos escolhidos (o que representará um décimo de todo o espaço interno do instrumento).
5. Peça para os alunos juntarem os copos e feche o chocalho com fita adesiva. Normalmente esta manobra exige que você ou outro adulto a façam. As fitas mais largas são mais adequadas por não permitir que as duas metades do instrumento se separem, o que em geral causa sujeira na sala de aula e atraso no trabalho.
6. Quando os dois copos estiverem bem “soldados” com a fita, o instrumento estará pronto. Agora é hora de pintar ou decorar o instrumento. A tinta mais adequada para os copos será a acrílica. Você também pode optar por decorar o chocalho com adesivos, fita adesiva colorida ou outros materiais e técnicas que preferir.
7. Divida os alunos em pequenos grupos de três ou quatro alunos no máximo e deixe à disposição de cada grupo pincéis e tintas de cores diferentes para que eles possam enfeitar os "chocalhos". A cooperação do(a) professor(a) de Artes Plásticas da escola pode ser de grande valia.
Não se esqueça de pedir a cada aluno que escreva seu nome no instrumento.
8. Supervisione e estimule a criatividade e o trabalho de todos. Ao final, deixe os chocalhos em pé em um lugar seguro para que a tinta seque. Peça para os alunos lavarem seus pincéis.

Aula 2


Caro professor, você já deverá possuir seu instrumento pronto para o uso. Agora é hora de tocar. Apresente duas possibilidades timbrísticas: movimentando o “recheio” de lado (contra as paredes do copo) ou em pé (contra o fundo do mesmo).
Agora, prepare um exercício no qual o chocalho marcará a pulsação da música. Usaremos “Minha Machadinha” como exemplo, mas você pode escolher qualquer canção. Cante a música até que todos a tenham aprendido. Quando isto acontecer, peça para todos marcarem a pulsação com o chocalho, utilizando-o na posição "em pé".

Link para “Minha Machadinha”:

http://www.sotaodaines.chrome.pt/Sotao/karaoke_a_machadinha.html

Quando todos tiverem conseguido alcançar o objetivo, modifique. Solicite que usem o instrumento alternando a forma de tocar: uma vez na posição em pé e outra na posição deitada (acontecerá uma variação do tipo forte-fraco).

Exemplo na posição deitada:
http://www.youtube.com/watch?v=ntgCjBOeMdc 

Exemplo na posição em pé:
http://www.youtube.com/watch?v=6j6j81_wGXU

Agora, utilize o chocalho para fazer o ritmo abaixo. Peça a turma para tocar por imitação. Demonstre:

Nota no quarto espaço = chocalho em pé
Nota no primeiro espaço = chocalho deitado

Nosso objetivo será fazer com que os alunos cantem e executem a célula rítmica ao mesmo tempo. Peça para todos executarem-na até que esteja totalmente interiorizada e com o toque firme. Depois, peça para a metade da turma cantar enquanto a outra metade toca. Inverta os papéis. Então, peça para todos fazerem as duas atividades ao mesmo tempo. Corrija os que não estiverem conseguindo, chegando ao lado deles e tocando junto.

Avaliação

Observe se todos participaram em todas as etapas da construção e se obtiveram um bom produto final.
Certifique-se da participação correta na performance.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.