21/11/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
• Conhecer um pouco da vida e obra dos escritores Edmond Rostand, Rubem Braga e Walcyr Carrasco;
• informar-se de que a obra Cyrano de Bergerac, escrita por Edmond Rostand, foi traduzida, adaptada e recriada no Brasil;
• interpretar as obras: “Cirano de Bergerac” (adaptada do original francês) e “O menino narigudo” (obra recriada);
• comparar a obra adaptada “Cirano de Bergerac” com a obra recriada “O menino narigudo”.
Em aula anterior, os alunos deverão ter assistido ao filme Cirano de Bergerac disponível em locadoras.
Importante destacar que há um ótimo resumo da obra no site:
http://pt.shvoong.com/books/1823060-cyrano-bergerac/
Aulas 1 e 2
O professor deverá começar a aula perguntando aos alunos se eles conhecem os escritores Edmond Rostand, Rubem Braga e Walcyr Carrasco e alguma obra escrita por eles. Se disserem que não conhecem, o professor poderá citar algumas das obras mais conhecidas dos autores. Dizer que essas obras são facilmente encontradas em bibliotecas e lojas de sebo, inclusive oferecidas na internet. Se algum aluno disser que conhece, pedir a ele para falar para a classe.
Em seguida, o professor levará os alunos para a sala de informática a fim de que se informem sobre a vida e obra dos autores Edmond Rostand, Rubem Braga e Walcyr Carrasco disponíveis nos sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edmond_Rostand
http://pt.wikipedia.org/wiki/Walcyr_Carrasco#Livros
http://www.walcyrcarrasco.com.br/livros.asp
http://www.dvdpt.com/c/cyrano_de_bergerac.php
http://www.youtube.com/watch?v=m4emdmJZwls&feature=related
Importante: Professor, no site (youtube) acima o filme foi dividido em 16 partes e estão todas disponíveis na página. Como os alunos já assitiram ao filme e conhecem o resumo, facilmente entenderão a história narrada só com imagens.
Aulas 3 e 4
Nestas aulas, o professor levará para a sala o livro “O menino narigudo” de Walcyr Carrasco. O professor deverá também montar um arquivo em Power point para fazer uma análise do texto, inclusive comparando-o com o texto de Rubem Braga. Durante a leitura, é importante que o professor chame a atenção dos alunos para as imagens, interpretando-as. Deverá também conversar a respeito das diferenças individuais físicas das pessoas “ tamanho do nariz, olhos verdes, olhos pretos, magreza, gordura, etc.
Importante: O professor deverá conduzir bem essa conversa para que os alunos compreendam corretamente a mensagem que o livro transmite.
Aula 5
Produção de Texto
Antes de conhecermos a proposta de produção de texto, leiam o texto abaixo e vejam como Newton Lins contextualiza Cyrano de Bergerac e a internet.
Cyran@ de Bergerac
Newton Lins
Recentemente aconteceu com uma pessoa de meu relacionamento. Um encontro casual (será?) no mundo virtual. Troca de informações, envolvimento, promessas, encontro pessoal marcado e decepção total. Em nada a figura se parecia com a que fora anunciada na re de mu ndial. além disso, não apenas a aparência, mas também a persona lidade mostrava traços diversos do propagado: violência e egocentrismo ficaram facilmente expostos. Deu trabalho inclusive para se livrar do problema.
De imediato lembrei do teatro clássico e comparei as tramas.
O livro eu ganhei de um amigo telerniano, Sérvio Túliu: Edmond Rostand, autor francês da peça Cyrano de Begerac. Encantei-me com a leitura nada fácil de uma pe ça teatral. Cen ário s, diálogos e contextos assentados sem qualquer concat enação entre textos. Os versos que dominam todos os diálogos são belíssimos. A peça é de um lirismo e enredo encantadores.
Agora, faço uma comparação com os tempos modernos, de diálogos em computador.
Na peça, Cyrano, apaixonado por sua prima Roxana, sofre a impossibilidade de um romance por ser muito feio, dono de um nariz enorme que o fazia quase ridículo. Entretant o, era dotado de uma capacidade estonteante de fazer versos e encantar com palavras doces e meigas. Cristiano, também apaixonado pela bela Roxana, era um rapaz de beleza incontestável, porém vazio quando se tratava de conquistar com palavras. Cyrano se oferece para falar por ele à garota. O plano foi concebido de sorte que Cristiano se posicionaria de forma a ser visto, enquanto que Cyrano, escondido na sombra falaria para Roxana quando ela aparecesse na sacada. Para Cyrano seria a oportunidade de falar tudo que seu coração transbordava. Roxana se apaixona pelo rosto que dubla a fala de outrem. Na verdade ela apaixona-se pelos versos e lisonjas que ouve, sem perceber que provinham de outra fonte.
Hoje, reflito sobre a semelhança da situação, quando analiso os diálogos e namoros pela Internet e as tantas vitimas de engodos que diferem do cenário de Edmond Rostand pelo fato de serem engendrados sordidamente, sem qualquer pontinha de romantismo como na peça. Nesse caso a vida não imita a arte, mas a parodia de forma jocosa.
São inúmeros os internautas que se apresentam com rostos que jamais foram seus, escondendo “enormes narizes”, não naturais, como os de Cyrano, mas avolumados, como o de Pinóquio, pela mentira. Apresentam-se com rosto de Crisitiano e propõem os “versos” de Cyrano.
Pobres Roxanas modernas não conseguem ver a verdadeira face de seu interlocutor. Apaixonam-se muitas vezes pelos discursos lisonjeiros que foram proferidos por terceiros. Marcam encontros com o desconhecido e muitas vezes se dão mal. Pobres Roxanas, repito, mas não tão ingênuas assim, uma vez que os papéis também se invertem e muitas Roxanas improvisadas, se escondem nas sobras do anonimato e da mentira, surpreendendo no encontro real seu .
A Internet tem promovido já alguns encontros promissores, mas, vez ou outra, alguém está quebrando a cara.
No final da peça de Rostand, ambos, Cristiano e Cyrano, são enviados à guerra e Roxana só descobre muito tardiamente que havia se apaixonado pelo discurso de um e pelo rosto de outro. O romantismo torna o epílogo emocionante. Nos dias atuais, o final pode ser cômico ou, pior ainda, trágico.
Texto disponível no site:
http://www.gostodeler.com.br/materia/7400/Cyran@_de_Berge.html
Redação:
Agora é sua vez. Você tem abaixo várias propostas. Escolha aquela que lhe parece mais fácil e escreva seu texto.
Importante: Professor, recolha os textos e depois de corrigidos, exponha-os em um mural da sala ou da escola.
Importante: O mural da sala ou da escola poderá ser aberto a visitações como forma de divulgação e motivação para que outros alunos de outras turmas se interessem e leiam os livros.
A avaliação será feita por meio da observação da participação dos alunos nas atividades orais e em trios. É importante observar se todos os alunos participaram da discussão em grupo e se o/a aluno/a que representou o trio na apresentação, expôs de maneira adequada ao que foi solicitado. A produção de texto deverá também contemplar o que foi solicitado.
Quatro estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da organização do trabalho, como também do tema escolhido; já que se evidencia uma valoração exacerbada a aparência,desprezando os valores de solidariedade, respeito e amor.