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Adaptação e recriação em literatura

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer um pouco da vida e obra dos escritores Edmond Rostand, Rubem Braga e Walcyr Carrasco;
• informar-se de que a obra Cyrano de Bergerac, escrita por Edmond Rostand, foi traduzida, adaptada e recriada no Brasil;
• interpretar as obras: “Cirano de Bergerac” (adaptada do original francês) e “O menino narigudo” (obra recriada);
• comparar a obra adaptada “Cirano de Bergerac” com a obra recriada “O menino narigudo”.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Em aula anterior, os alunos deverão ter assistido ao filme Cirano de Bergerac disponível em locadoras.

Importante destacar que há um ótimo resumo da obra no site:
http://pt.shvoong.com/books/1823060-cyrano-bergerac/

Estratégias e recursos da aula
  • Uso do laboratório de Informática;
  • vídeo;
  • trabalho em grupos de três alunos.


Aulas 1 e 2

O professor deverá começar a aula perguntando aos alunos se eles conhecem os escritores Edmond Rostand, Rubem Braga e Walcyr Carrasco e alguma obra escrita por eles. Se disserem que não conhecem, o professor poderá citar algumas das obras mais conhecidas dos autores. Dizer que essas obras são facilmente encontradas em bibliotecas e lojas de sebo, inclusive oferecidas na internet. Se algum aluno disser que conhece, pedir a ele para falar para a classe.

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Em seguida, o professor levará os alunos para a sala de informática a fim de que se informem sobre a vida e obra dos autores Edmond Rostand, Rubem Braga e Walcyr Carrasco disponíveis nos sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Edmond_Rostand


http://pt.wikipedia.org/wiki/Walcyr_Carrasco#Livros


http://www.walcyrcarrasco.com.br/livros.asp


http://www.dvdpt.com/c/cyrano_de_bergerac.php


http://www.esnips.com/doc/23560068-e2eb-451b-a1dc-7d2ac4cc6e3d/Edmond-Rostand---Cyrano-de-Bergerac-(BR)-(pdf)


http://www.youtube.com/watch?v=m4emdmJZwls&feature=related


Importante: Professor, no site (youtube) acima o filme foi dividido em 16 partes e estão todas disponíveis na página. Como os alunos já assitiram ao filme e conhecem o resumo, facilmente entenderão a história narrada só com imagens.

Aulas 3 e 4

Nestas aulas, o professor levará para a sala o livro “O menino narigudo” de Walcyr Carrasco. O professor deverá também montar um arquivo em Power point para fazer uma análise do texto, inclusive comparando-o com o texto de Rubem Braga. Durante a leitura, é importante que o professor chame a atenção dos alunos para as imagens, interpretando-as. Deverá também conversar a respeito das diferenças individuais físicas das pessoas “ tamanho do nariz, olhos verdes, olhos pretos, magreza, gordura, etc.

Importante: O professor deverá conduzir bem essa conversa para que os alunos compreendam corretamente a mensagem que o livro transmite.

Aula 5


Produção de Texto


Antes de conhecermos a proposta de produção de texto, leiam o texto abaixo e vejam como Newton Lins contextualiza Cyrano de Bergerac e a internet.

Cyran@ de Bergerac

Newton Lins

             Recentemente aconteceu com uma pessoa de meu relacionamento. Um encontro casual (será?) no mundo virtual. Troca de informações, envolvimento, promessas, encontro pessoal marcado e decepção total. Em nada a figura se parecia com a que fora anunciada na re de mu ndial. além disso, não apenas a aparência, mas também a persona lidade mostrava traços diversos do propagado: violência e egocentrismo ficaram facilmente expostos. Deu trabalho inclusive para se livrar do problema.
De imediato lembrei do teatro clássico e comparei as tramas.
            O livro eu ganhei de um amigo telerniano, Sérvio Túliu: Edmond Rostand, autor francês da peça Cyrano de Begerac. Encantei-me com a leitura nada fácil de uma pe ça teatral. Cen ário s, diálogos e contextos assentados sem qualquer concat enação entre textos. Os versos que dominam todos os diálogos são belíssimos. A peça é de um lirismo e enredo encantadores.
           Agora, faço uma comparação com os tempos modernos, de diálogos em computador.
           Na peça, Cyrano, apaixonado por sua prima Roxana, sofre a impossibilidade de um romance por ser muito feio, dono de um nariz enorme que o fazia quase ridículo. Entretant o, era dotado de uma capacidade estonteante de fazer versos e encantar com palavras doces e meigas. Cristiano, também apaixonado pela bela Roxana, era um rapaz de beleza incontestável, porém vazio quando se tratava de conquistar com palavras. Cyrano se oferece para falar por ele à garota. O plano foi concebido de sorte que Cristiano se posicionaria de forma a ser visto, enquanto que Cyrano, escondido na sombra falaria para Roxana quando ela aparecesse na sacada. Para Cyrano seria a oportunidade de falar tudo que seu coração transbordava. Roxana se apaixona pelo rosto que dubla a fala de outrem. Na verdade ela apaixona-se pelos versos e lisonjas que ouve, sem perceber que provinham de outra fonte.
          Hoje, reflito sobre a semelhança da situação, quando analiso os diálogos e namoros pela Internet e as tantas vitimas de engodos que diferem do cenário de Edmond Rostand pelo fato de serem engendrados sordidamente, sem qualquer pontinha de romantismo como na peça. Nesse caso a vida não imita a arte, mas a parodia de forma jocosa.
          São inúmeros os internautas que se apresentam com rostos que jamais foram seus, escondendo “enormes narizes”, não naturais, como os de Cyrano, mas avolumados, como o de Pinóquio, pela mentira. Apresentam-se com rosto de Crisitiano e propõem os “versos” de Cyrano.
Pobres Roxanas modernas não conseguem ver a verdadeira face de seu interlocutor. Apaixonam-se muitas vezes pelos discursos lisonjeiros que foram proferidos por terceiros. Marcam encontros com o desconhecido e muitas vezes se dão mal. Pobres Roxanas, repito, mas não tão ingênuas assim, uma vez que os papéis também se invertem e muitas Roxanas improvisadas, se escondem nas sobras do anonimato e da mentira, surpreendendo no encontro real seu .
          A Internet tem promovido já alguns encontros promissores, mas, vez ou outra, alguém está quebrando a cara.
No final da peça de Rostand, ambos, Cristiano e Cyrano, são enviados à guerra e Roxana só descobre muito tardiamente que havia se apaixonado pelo discurso de um e pelo rosto de outro. O romantismo torna o epílogo emocionante. Nos dias atuais, o final pode ser cômico ou, pior ainda, trágico.

Texto disponível no site:
http://www.gostodeler.com.br/materia/7400/Cyran@_de_Berge.html

Redação:

Agora é sua vez. Você tem abaixo várias propostas. Escolha aquela que lhe parece mais fácil e escreva seu texto.

  • A importância que algumas pessoas atribuem à aparência.
  • O que se pode aprender com Cyrano de Bergerac.
  • As adaptações e recriações (não) são práticas legais.
  • A passagem do tempo não tirou das pessoas o vício de parecerem o que não o são.

Importante:  Professor, recolha os textos e depois de corrigidos, exponha-os em um mural da sala ou da escola.

Recursos Complementares

Importante: O mural da sala ou da escola poderá ser aberto a visitações como forma de divulgação e motivação para que outros alunos de outras turmas se interessem e leiam os livros.

Avaliação


A avaliação será feita por meio da observação da participação dos alunos nas atividades orais e em trios. É importante observar se todos os alunos participaram da discussão em grupo e se o/a aluno/a que representou o trio na apresentação, expôs de maneira adequada ao que foi solicitado. A produção de texto deverá também contemplar o que foi solicitado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Martha A. B. Sampaio, Escola Estadual Professor Nogueira Passos , Bahia - disse:
    marthasampaio.brito@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da organização do trabalho, como também do tema escolhido; já que se evidencia uma valoração exacerbada a aparência,desprezando os valores de solidariedade, respeito e amor.


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