Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HISTÓRIA DA ESCRITA: a função da escrita

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Analice Cordeiro dos S. Victor e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as relações dos homens com a produção cultural escrita.

Compreender a função da escrita em sua vida.

Desenvolver  habilidades de leitura e escrita.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Uso e função da escrita.

Estratégias e recursos da aula

1 momento: Pensando sobre a função da escrita

O(A) professor(a) inicia um diálogo com a turma, questionando: para que as pessoas precisam aprender a ler e escrever? Em seguida, registra as falas das crianças. Segue uma sugestão de registro coletivo.

PARA QUE AS PESSOAS PRECISAM APRENDER A LER E ESCREVER?

  •  Ficar sabida, inteligente.
  • Para quando for para outra escola ficar sabida.
  • Poder ler e escrever cartas.
  • Se comunicar com as pessoas.
  • Ler a lista do supermercado e os preços dos alimentos.
  • Jogar na internet, ler jornal.

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. 1º ano do EF. NEI-CAp/ UFRN. 2007.

Após o levantamento de idéias o(a) professor(a) coloca a disposição das crianças folhetos de propagandas, embalagens, livros, jornais para os alunos explorarem. O(a) professor(a) conversa com as crianças sobre o que elas observaram nos  materias que exploraram e pede para elas falarem sobre o uso e função da escrita nesses suportes da escrita. Depois, o(a) professor(a) orienta as crianças a organizar as informações sobre cada suporte, cada grupo irá escrever sobre a função e uso de cada suporte.

Como atividade de casa o(a) professora poderá solicitar uma pesquisa de escritas no ambiente domiciliar. Retome a atividade de pesquisa, questionando-as para que as crianças percebam a escrita em  suas vivências familiares e sociais, mostrando as diferentes funções que a escrita assume em suas práticas sociais.

2º Momento: Pensando sobre como aprendemos a ler e escrever.

O(A) professor(a) inicia um diálogo com a turma, questionando:

Como será que as pessoas aprenderam a ler e a escrever?

Como você aprendeu a ler e a escrever?

Como será que nossos pais aprenderam a ler e a escrever?

Será que nossos avós e aprenderam a ler igual como aprendemos hoje?

Após a exposição das ideias iniciais das crianças, o(a) professor(a) poderá locar um vídeo sobre os diferentes níveis de conceitualização da escrita, abordado nos estudos de pesquisadora Emilia Ferreiro. Nesse momento,  o professor deverá analisar as escritas que aparecem no vídeo, comparando com as escritas dos alunos. 

Outra atividade que poderá ser realizada é a análise de escritas das próprias crianças. Nessa atividade, as crianças devem analisar escritas suas de anos anteriores ou atividades realizadas por outras crianças de outras turmas da escola. Depois, em roda,  as duplas apresentarão para os colegas dizendo o que leram  e que tipo de escrita observaram (desenhos, letras, palavras, textos).

Após a análise das escritas, o professor questiona as crianças, retomando a pesquisa sobre a origem da escrita na humanidade, perceberem que em cada momento, suas escritas se modificam. para ajudá-las a fazer relações com as descobertas da escrita do povos na antiguidade, questione:

* Nas atividades que vocês analisaram encontram alguma escrita que lembre a escrita dos povos primitivos?

* Encontraram algum registro que parece com a escrita dos egípcios? (uso de consoantes) 

Através dessas atividades as crianças  terão a oportunidade de conhecer a evolução da escrita na humanidade, mais especificamente, de perceberem que também são construtoras de escritas.

OUTRAS ATIVIDADES

A respeito dos modos de aprender a ler e a escrever no presente e no passado, solicitar  entrevistas com os pais  ou parentes das crianças para saber como foi o seu processo de aquisição da leitura e escrita. Os pais poderão ir na escola falar sobre isso. Fazer um texto coletivo com as crianças.


Recursos Complementares

Livro.

História da escrita. Ruth Rocha.Melhoramentos.

Avaliação

Compreender as relações dos homens com a escrita, com a produção cultural escrita.

Compreender a função da escrita em sua vida.

Desenvolver habilidades de leitura e escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.