Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HISTÓRIA DA ESCRITA: livro eletrônico

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Clarice Ferreira Guimarães e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o processo de evolução da escrita com a internet.

Participar da produção coletiva de um texto para o livro eletrônico.

Ler informações na internet.

Duração das atividades
2 aula com duração de aproximadamente 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A internet vem se consolidando como um meio de comunicação rápido e eficiente, que tem possibilitado o acesso à leitura de informações sobre diversos tipos de conhecimentos, além de favorecer a ampliação do universo de leitura das crianças através dos livros eletrônicos. Daí a importância de trabalhar a leitura e escrita no espaço virtual.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento - A Escrita na Internet

A maioria das crianças usam a internet em suas residências ou lan house. O(A) professor(a) deverá retomar as leituras, conversas sobre a evolução da escrita mostrando sua importância para o avanço tecnológico. Hoje as pessoas usam a internet para se comunicar, pesquisar e se divertir. Procure saber das crianças se eles conhecem o tipo de escrita que se usa para escrever mensagens no MSN ou ORKUT.

CONHECENDO O LIVRO ELETRÔNICO

Para a leitura de livros eletrônicos, é importante que o professor converse com as crianças sobre o acesso à internet, como podemos acessar, o que podemos pesquisar. Em seguida, o professor poderá sugerir aos alunos a leitura de livros eletrônicos. O(a) professor deverá levar as crianças para a sala de multimídia ou laboratório de informática da escola, elas são organizadas em duplas ou trios para trabalhar juntas na mesma máquina/computador.  Depois, acessa o site virtualbooks.terra.com.br/...

Para o acesso ao site é importante que o professor realize junto com os alunos, mostrando passo a passo, de preferência com o apoio do datashow para facilitar a visualização de todos.


CHAPEUZINHO VERMELHO
VirtualBooks
Formato: e-book / PDF
Código: Infan000014
© VirtualBooks 2000, 187Kbs
Idioma: Português
Disponibilidade: Grátis para você para baixar agora!
Software Grátis requerido: Adobe Acrobat Reader

Trechos do livro eletrônico

CHAPEUZINHO VERMELHO

Era uma vez, numa aldeia pequenina, uma menininha linda como uma flor; sua mãe gostava muito dela, e sua avozinha ainda mais. Esta boa senhora lhe fizera um chapeuzinho vermelho que lhe assentava tão bem que em toda parte ela era conhecida como a Menina do Chapeuzinho Vermelho.

Um dia, sua mãe fez uns bolinhos muito gostosos e lhe disse:

- Vá saber noticias da avozinha porque me contaram que ela esta doente; leva estes bom filhos para ela e este potinho de manteiga.

Chapeuzinho Vermelho saiu logo para ir visitar sua vovozinha, que morava em outra aldeia.

Passando por um bosque, encontrou o compadre lobo, que ficou louco de vontade de come-la; não teve coragem, porem, por causa de uns lenhadores que estavam na floresta.

0 lobo perguntou então a Chapeuzinho Vermelho para onde ela ia. A pobre menina, que não sabia que conversar com lobo e coisa muito perigosa, respondeu-lhe:

- Vou visitar minha avozinha e levar uns bolinhos e um potinho de manteiga que minha mãe fez para ela.

 Após acessar o site, o professor deve sugerir que as crianças escolham um livro eletrônico para fazer a leitura.  Para ler o livro, o/a professor/a deverá baixar o arquivo do livro escolhido. Como a leitura é em grupo, cada criança deverá ler uma parte da história para o colega.

undefined

Lendo livro eletrônico. Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. 1º ano. EF. NEI-CAp/UFRN.2008.

2º Momento - Criando uma história para o livro. 

O primeiro passo para construir um livro eletrônico é criar uma história. Discute-se coletivamente os personagens (como por exemplo: princesa, menina, curupira, rei, sapo, lobsomem...). Com os personagens escolhidos, questiona-se o lugar que vai se passar a história (palácio, floresta, casa, parque...). Por fim, constrói-se a história coletivamente (o professor pode ser o escriba, mas escreve com a ajuda de todos os alunos). Para fazer as ilustrações as crianças poderão utilizar o Paint (ferramenta do computador para fazer desenhos) ou então poderá solicitar que os alunos façam as ilustrações no papel para depois escanear.

Em outro momento, os alunos poderão fazer a digitação do texto (a digitação pode ser feita no Word para depois ser transformado em pdf). É importante que todas as crianças tenham a oportunidade de participar desse momento. Para finalizar, é importante que o professor discuta a função social do livro, a necessidade da correção e formatação.

undefined

Escrevendo uma história para o livro eletrônico. Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. 1º ano. EF. NEI-CAp/UFRN.2008

Considerando que o livro eletrônico é um tipo de livro bastante novo e que muitos alunos ainda não o conhece, é importante expor o livro eletrônico construído pela turma, possibilitando a outras crianças da escola  conhecê-lo  e despertar o desejo de também construí-lo e de utilizá-lo como mais uma possibilidade de leitura.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se  o/a aluno/a:

Percebe a evolução da escrita com a internet.

Colabora com o colega na construção do texto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.