10/12/2009
Clarice Ferreira Guimarães e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Compreender o processo de evolução da escrita com a internet.
Participar da produção coletiva de um texto para o livro eletrônico.
Ler informações na internet.
A internet vem se consolidando como um meio de comunicação rápido e eficiente, que tem possibilitado o acesso à leitura de informações sobre diversos tipos de conhecimentos, além de favorecer a ampliação do universo de leitura das crianças através dos livros eletrônicos. Daí a importância de trabalhar a leitura e escrita no espaço virtual.
A maioria das crianças usam a internet em suas residências ou lan house. O(A) professor(a) deverá retomar as leituras, conversas sobre a evolução da escrita mostrando sua importância para o avanço tecnológico. Hoje as pessoas usam a internet para se comunicar, pesquisar e se divertir. Procure saber das crianças se eles conhecem o tipo de escrita que se usa para escrever mensagens no MSN ou ORKUT.
Para a leitura de livros eletrônicos, é importante que o professor converse com as crianças sobre o acesso à internet, como podemos acessar, o que podemos pesquisar. Em seguida, o professor poderá sugerir aos alunos a leitura de livros eletrônicos. O(a) professor deverá levar as crianças para a sala de multimídia ou laboratório de informática da escola, elas são organizadas em duplas ou trios para trabalhar juntas na mesma máquina/computador. Depois, acessa o site virtualbooks.terra.com.br/...
Para o acesso ao site é importante que o professor realize junto com os alunos, mostrando passo a passo, de preferência com o apoio do datashow para facilitar a visualização de todos.
CHAPEUZINHO VERMELHO VirtualBooks Formato: e-book / PDF Código: Infan000014 © VirtualBooks 2000, 187Kbs Idioma: Português |
|
Disponibilidade: Grátis para você para baixar agora! Software Grátis requerido: Adobe Acrobat Reader |
|
|
Após acessar o site, o professor deve sugerir que as crianças escolham um livro eletrônico para fazer a leitura. Para ler o livro, o/a professor/a deverá baixar o arquivo do livro escolhido. Como a leitura é em grupo, cada criança deverá ler uma parte da história para o colega.
Lendo livro eletrônico. Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. 1º ano. EF. NEI-CAp/UFRN.2008.
O primeiro passo para construir um livro eletrônico é criar uma história. Discute-se coletivamente os personagens (como por exemplo: princesa, menina, curupira, rei, sapo, lobsomem...). Com os personagens escolhidos, questiona-se o lugar que vai se passar a história (palácio, floresta, casa, parque...). Por fim, constrói-se a história coletivamente (o professor pode ser o escriba, mas escreve com a ajuda de todos os alunos). Para fazer as ilustrações as crianças poderão utilizar o Paint (ferramenta do computador para fazer desenhos) ou então poderá solicitar que os alunos façam as ilustrações no papel para depois escanear.
Em outro momento, os alunos poderão fazer a digitação do texto (a digitação pode ser feita no Word para depois ser transformado em pdf). É importante que todas as crianças tenham a oportunidade de participar desse momento. Para finalizar, é importante que o professor discuta a função social do livro, a necessidade da correção e formatação.
Escrevendo uma história para o livro eletrônico. Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. 1º ano. EF. NEI-CAp/UFRN.2008
Considerando que o livro eletrônico é um tipo de livro bastante novo e que muitos alunos ainda não o conhece, é importante expor o livro eletrônico construído pela turma, possibilitando a outras crianças da escola conhecê-lo e despertar o desejo de também construí-lo e de utilizá-lo como mais uma possibilidade de leitura.
Avaliar se o/a aluno/a:
Percebe a evolução da escrita com a internet.
Colabora com o colega na construção do texto.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula realmente e excelente...
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula.