21/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
O Reino Fungi é um assunto bastante interessante para trabalhar com nossos alunos. Para iniciar o assunto, o professor pode levar os alunos para o laboratório de informática, pedir que eles acessem o endereço abaixo:
http://www.planetabio.com/monera.html Este endereço apresenta as características do Reino Fungi, as partes do corpo de um deuteromiceto, e a importância dos fungos.
O áudio da Escola Brasil, “Fungos”, traz uma história do “Matuto” que resolveu estudar estes organismos.
Neste áudio fala-se das doenças causadas pelos fungos, mas dá ênfase aos usos destes seres vivos pela medicina. Conta da descoberta da penicilina e de Alexander Flemming.
De que maneira os fungos podem afetar o meio ambiente e a nossa saúde? Ressalte aspectos positivos e negativos. Instrua seus alunos a fazerem uma pesquisa rápida, para responderem esta questão. Peça que registrem a pesquisa, pois ela poderá ser útil nas próximas atividades desta aula.
Interdisciplinaridade
Havendo interesse do professor e do colega da disciplina de Inglês, sugerimos acessar a página “The Fungi Kingdom”, no seguinte endereço:
http://www.wisc-online.com/objects/index_tj.asp?objID=BIO304 que traz uma animação sucinta sobre os fungos e sua importância para o ambiente. Está em inglês.
Instrua os alunos a anotarem tudo que chamarem a atenção durante as experiências. Ao fim da atividade, eles deverão fazer um relatório.
Objetivos:
1) Observar e diferenciar os fungos comestíveis;
2) Participar, questionar e levantar hipóteses durante a execução da atividade prática;
3) Entender o método científico e suas etapas.
MATERIAL
1) O professor deverá adquirir previamente, diferentes tipos de cogumelos (shitake, pleurotus, shimeji, champignon) e fermento biológico. Cada grupo de alunos deve ter:
a) 1 Lupa;
b) 3 Becker (ou copinhos plásticos de café);
c) 2 colheres de açúcar;
d) H2O morna;
e) Lâmina;
f) Microscópio.
PROCEDIMENTO
1) O professor deverá separar o material (um cogumelo inteiro e um pela metade de cada tipo) em cada bancada do laboratório e um tablete de fermento biológico. Também colocará o Becker, o açúcar e a água.
2) Escreva no Becker (ou copinho plástico) n°1 - água morna; no Becker n° 2 – água morna e sal; no Becker n° 3 – água morna e açúcar. Deve-se mexer bem e deixar descansar.
3) Nesta etapa, os alunos devem observar os cogumelos a olho nu e através da lupa, verificando a formação do chapéu, cores, cheiros, etc. e farão anotações em seu caderno ou no relatório de observação.
4) Após terminarem os registros da observação dos cogumelos, o grupo verificará os Beckers, descrevendo-os e levantando hipóteses para o ocorrido em cada recipiente.
5) Após a discussão de hipóteses, os alunos devem preparar uma lâmina com o líquido do Becker n° 3, levar ao microscópio, observar e relatar o que foi visto.
DICA
O professor poderá produzir uma massa de pão ou de pizza, para explicar a reação química ocorrida (Açúcar = Álcool etílico + CO2 + calor). A partir do açúcar e do calor inicial (água ou leite morno), o fungo transforma-se nas substâncias citadas anteriormente, sendo que o álcool evapora ao assar o pão e o CO2 é o responsável pelo crescimento da massa.
DICA 2
Use o tablete de fermento biológico, o açúcar e a água morna. Nesta experiência também é necessário uma garrafa plástica e uma bexiga (balão de festa).
Procedimento:
- Esquente a água até deixá-la morna.
- Misture a água, o açúcar e o tablete de fermento.
- Coloque a mistura dentro da garrafa e complete com água morna.
- Retire todo o ar da bexiga (balão de festa) e prenda-a ao gargalo da garrafa.
- Deixe a garrafa em local escuro e quente por 1 hora e observe.
Após as experiências discuta com os alunos, o que encheu os balões de festa. Por que isto ocorreu? De que forma este fenômeno ocorre na natureza, e qual sua importância?
O Professor poderá fazer um café da manhã comunitário, em sala de aula. Para isto, combine com os alunos o dia e o que cada um trará. Detalhe: só podem alimentos ou receitas que tenha como ingredientes, um fungo (queijos, pães, alguns doces, iogurtes, etc). Se for do interesse do professor, poderá registrar o momento com fotografias para depois colocar na internet, em um blog, com o relato do que os alunos aprenderam com esta aula.
Uma variante desta atividade consiste em fazer um passeio com os alunos, em parques da cidade ou áreas verdes públicas. Para isto lembre-se de pedir autorização tanto aos responsáveis pelos alunos, como também para os responsáveis pelo local da visitação. Peça aos alunos para levarem os lanches que tenham como ingrediente um fungo. Avise-os que esta saída a campo é para encontrar fungos. Aqueles que tiverem máquina fotográfica podem levar, pois não será retirado nenhum organismo do ambiente visitado. A intenção desta saída é encontrar fungos na natureza. E observar que condições ambientais são necessárias para o desenvolvimento destes seres. Se for possível, remexa o solo para mostrar a ação de decomposição que os fungos executam. Peça aos alunos que façam um relatório de saída de campo ao fim desta atividade.
Nome | Tipo |
---|---|
Fungos | Áudio |
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/09/2015
Quatro estrelasmuito bom o experimento com fungos.
18/06/2015
Cinco estrelasMuito interessante! Gostei do que encontrei.
25/05/2015
Cinco estrelasotimo
09/04/2014
Quatro estrelasadorei, muito bom msm vai servi para o estagio
18/09/2013
Cinco estrelasMuito Bom...
10/05/2013
Cinco estrelasÓtima aula.
21/06/2012
Cinco estrelasMuito boa a sua aula achei super interativo e informativo, sou aluna e é a primeira vez que entro nesse site e assisto uma aula, e gostei muito tanto do site quanto da aula ser sua aluna deve ser ótimo. PARABÉNS
26/06/2011
Quatro estrelasGosto muito de trabalhar este assunto, principalmente com aulas práticas, estas sugestões vieram complementar.Parabéns
20/03/2011
Quatro estrelasopa, muito interessante este site PlanetaBio ... boa aula, obrigado.