20/11/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
O aluno terá oportunidade de conhecer um pouco sobre a civilização maia, seu enigmático silabário, podendo desenvolver totens e mandalas, e até combinar as sílabas deste alfabetário tão interessante, para ludicamente, formar palavras.
Trabalhando em equipe, poderá desenhar, pintar e formar composições com pequenas peças retangulares e triangulares, nas mandalas (bidimensionais) e nos prismas (tridimensionais), utilizando materiais reciclados como papelão velho, caixas de leite longa vida, pratos de isopor, embalagens de ovos de páscoa, simulando o metal nobre que é a prata e as esmeraldas, recursos minerais tão valorizados na América Pré-Colombiana.
Não há requisitos prévios para se ministrar esta aula. Foi aplicada a alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, podendo ser adaptada a outras séries, conforme a proposta do professor e suas expectativas, bem como de acordo com o nível de maturidade dos alunos.
Seria muito enriquecedor trabalhar a temática da civilização maia de forma interdisciplinar com o professor de História, pois ele poderia ampliar o leque de visão nas questões históricas, políticas e sociais, ressaltando o legado desta civilização. O professor de Artes desenvolveria a percepção acerca das expressões artísticas e arquitetônicas, motivando e envolvendo os alunos na criatividade, no desenvolvimento das idéias em grupo e na prática do processo de criação de um trabalho coletivo.
Aula 01: Civilização Maia
"A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México). Este povo nestas regiões entre os séculos IV a.C. e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia".
O professor poderá dar uma breve explicação sobre a cultura maia.
Os Maias foram os inventores do conceito de abstração matemática. Criaram um número equivalente ao zero e nossos calendários são baseados no calendário dos Maias. Com sua aritmética, os Maias faziam cálculos astronômicos de notável exatidão. Conheciam os movimentos do Sol, da Lua, de Vênus e provavelmente de outros astros.
Dentre suas construções de pedra destaca-se o templo de Kukulkan (no México) que foi usado como observatório astronômico. As quatro faces do templo estão voltadas para os pontos cardeais e representam as estações do ano. Nos dias 21 de março e 23 de setembro, quando o dia tem exatamente a mesma duração da noite, o sol (que incide às 17h e 30min sobre o templo em forma de pirâmide) projeta uma sombra nos degraus que forma a imagem de Kukulkan, o deus da serpente emplumada.
Declínio
Quando se deu a conquista dos maias a partir de 1523, existiam Estados distintos: os da Península de Yucatán e os da atual Guatemala, já em decadência. Na região da atual Guatemala, os povos maias foram logo vencidos por Pedro Alvarado, enviado de Cortês. Os maias de Yucatán resistiram até 1546, porém, foram submetidos ao trabalho forçado, perderam sua identidade cultural e a população primitiva foi praticamente destruída.
(Estes trechos acima mencionados, bem como as imagens ilustrativas abaixo sobre a escrita maia, encontram-se nos sites recomendados em recursos complementares).
Poderá apresentar os seguintes vídeos:
Vídeo - Los codices maias
http://www.youtube.com/watch?v=BXfGCOMYd2Q&feature=related
Vídeo: Padrões geométricos similares à pele da cobra cascavel.
Este vídeo mostra obras, templos principais e aspectos da cultura maia, o que enriquecerá muito a aula.
http://www.youtube.com/watch?v=OTB7j57_8JE&feature=related
Definitivamente um dos maiores feitos artísticos da civilização Maia foi sua escrita. “Escrita hieróglifos Maia consiste de símbolos que representam palavras completas (logogrifos) ou silabas que consistem de pares de vogais com consoantes ou de vogais. Numa escrita silábica, palavras são escritas pelos símbolos de cada bloco, ordenados um atrás do outro.”
O alfabetário maia foi pesquisado e trabalhado pelos alunos com a utilização de canetas de retroprojetor sobre o interior das caixas de leite longa vida, de cor prata, ressaltando a conscientização e a importância da reciclagem de materiais na escola.
Estes eram alguns exemplos de hieróglifos completos. Eles são formados a partir dos símbolos a seguir, cada um com o seu respectivo significado.
Estes hieróglifos, juntos, podem constituir um texto que possui a seguinte aparência:
A aparência física dessa escrita em pedras das paredes das maravilhosas construções Maias é, como na foto a seguir, de um degrau da escada do Templo de Cinco Andares em Edzna":
Motivação: incentivar os alunos a trazerem embalagens de leite longa vida e sucos, pois serão realizadas escritas semelhantes às sílabas maias com canetas de retro projetor pretas sobre as superfícies prateadas do interior das caixas, recortadas em formas de retângulos e triângulos e posteriormente coladas em mandalas e totens preparados por eles nas aulas seguintes.
O objetivo de realizar estas mandalas e totens é expressar a exploração da prata e das esmeraldas pelos europeus, no período da América Colonial.
Aula 02: Recorte das caixas e recorte das formas geométricas com o papelão da caixa, preparando a superfície a ser trabalhada. Guardar as formas obtidas, retangulares e triangulares na sala de artes.
Aulas 03 e 04: Imprimir as sílabas maias e entregar aos grupos na sala de aula. Fornecer pedaços de folhas de papel ofício para que os alunos se inspirem e façam esboços das sílabas de sua preferência, para depois repassá-los ao papelão prateado. Com o esboço pronto, basta colocar o papel ofício por cima do papelão e repassar com força o esboço realizado, reforçando as linhas com o traço do lápis de desenho, pois as formas aparecerão no papelão como baixo-relevo. Logo após, o aluno conseguirá visualizar os traços de seus desenhos sobre o papelão prateado e assim poderá passar a caneta de retro projetor por cima de seus desenhos, conforme as imagens abaixo.
Aulas 05 e 06: Utilizando o verso de papelão da capa de blocos de papel canson A4, que guardamos ao longo do período na escola para reaproveitamento, selecionamos grupos para emendar estes papelões com tiras de cartolina branca e cola, formando prismas fechados para formarmos totens, que foram pint ados de tinta acrílica preta e rolinhos de espuma, para que fique uma superfície homogênea. Nestas aulas foram pintadas também bandejas médias de isopor branca para formar as mandalas e uma mandala maior, em um círculo de madeira que tínhamos na escola, também reaproveitado. Dividir grupos para elaborar os totens e grupos para pintar as mandalas. O professor poderá realizar os totens com outro tipo de material, papelão, eucatex, etc, que achar mais fácil.
Totens
Pintando as mandalas
Aulas 07 e 08: Colagem das peças retangulares e triangulares prontas, sobre as superfícies dos totens e mandalas. Cada grupo decidirá a forma da colagem que permitirá um jogo de composição com as sílabas. Poderá utilizar cola branca líquida para a colagem ou cola quente, com o auxílio do professor.
Totens e detalhes
Totens de esmeraldas: para sua realização, os alunos trouxeram embalagens transparentes de ovos de páscoa no formato de pedras preciosas, que foram colados ao papelão com cola quente e posteriormente pintados com tinta verde metálica.
Totem de esmeraldas finalizado
Mandalas e detalhes
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Sugestão: com os trabalhos prontos, realizar uma exposição com o conjunto de mandalas dispostas na parede e os totens em pé, próximos às mandalas, formando a composição dos “enigmas maias”.
Alguns sites para pesquisa:
http://www.discoverybrasil.com/guia_maia/escrita_maia/hieroglifos_maia/index.shtml
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/maias.htm
http://www.pegue.com/incas/culturamaia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_maia
http://lexiquetos.ohui.net/quis/mynt.htm
http://historia.abril.com.br/cultura/raio-x-maias-435135.shtml
http://revistadomuseu.wordpress.com/2009/02/06/civilizacoes-indigenas-parte-iv/
http://www.historiadomundo.com.br/maia/escrita-maia.htm
http://ilhadeatlantida.vilabol.uol.com.br/povos/maiaspg.html
Alguns livros:
BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.
MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História para o Ensino Médio - História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005. p. 206-212.
Quatro estrelas 5 classificações
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09/06/2012
Quatro estrelasexcelente para trabalhar com os alunos
07/03/2011
Quatro estrelasAula muito boa. Envolve a prática e a interdisicplinaridade sendo muito criativa.
26/07/2010
Quatro estrelasmuito bom, porque trabalha interdisciplinariedade e desperta a curiosidade e a criatividade.
25/04/2010
Cinco estrelasA aula foi bem prática ..e faz com que entendamos perfeitamente o que podemos passar para os alunos!!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!!! Fascinante uma aula dessas