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Enigmas Maias

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MATOS PEREIRA
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno terá oportunidade de conhecer um pouco sobre a civilização maia, seu enigmático silabário, podendo desenvolver totens e mandalas, e até combinar as sílabas deste alfabetário tão interessante, para ludicamente, formar palavras.

Trabalhando em equipe, poderá  desenhar, pintar e formar composições com pequenas peças retangulares e triangulares, nas mandalas (bidimensionais) e nos prismas (tridimensionais), utilizando materiais reciclados como papelão velho, caixas de leite longa vida, pratos de isopor, embalagens de ovos de páscoa, simulando o metal nobre que é a prata e as esmeraldas, recursos minerais tão valorizados na América Pré-Colombiana.

Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há requisitos prévios para se ministrar esta aula. Foi aplicada a alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, podendo ser adaptada a outras séries, conforme a proposta do professor e suas expectativas, bem como de acordo com o nível de maturidade dos alunos.

Seria muito enriquecedor trabalhar a temática da civilização maia de forma interdisciplinar com o professor de História, pois ele poderia ampliar o leque de visão nas questões históricas, políticas e sociais, ressaltando o legado desta civilização. O professor de Artes desenvolveria a percepção acerca das expressões artísticas e arquitetônicas, motivando e envolvendo os alunos na criatividade, no desenvolvimento das idéias em grupo e na prática do processo de criação de um trabalho coletivo.

Estratégias e recursos da aula

 Aula 01: Civilização Maia     

"A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México). Este povo nestas regiões entre os séculos IV a.C. e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia".

O professor poderá dar uma breve explicação sobre a cultura maia.

Os Maias foram os inventores do conceito de abstração matemática. Criaram um número equivalente ao zero e nossos calendários são baseados no calendário dos Maias. Com sua aritmética, os Maias faziam cálculos astronômicos de notável exatidão. Conheciam os movimentos do Sol, da Lua, de Vênus e provavelmente de outros astros.

Dentre suas construções de pedra destaca-se o templo de Kukulkan (no México) que foi usado como observatório astronômico. As quatro faces do templo estão voltadas para os pontos cardeais e representam as estações do ano. Nos dias 21 de março e 23 de setembro, quando o dia tem exatamente a mesma duração da noite, o sol (que incide às 17h e 30min sobre o templo em forma de pirâmide) projeta uma sombra nos degraus que forma a imagem de Kukulkan, o deus da serpente emplumada.

Declínio

Quando se deu a conquista dos maias a partir de 1523, existiam Estados distintos: os da Península de Yucatán e os da atual Guatemala, já em decadência. Na região da atual Guatemala, os povos maias foram logo vencidos por Pedro Alvarado, enviado de Cortês. Os maias de Yucatán resistiram até 1546, porém, foram submetidos ao trabalho forçado, perderam sua identidade cultural e a população primitiva foi praticamente destruída.

(Estes trechos acima mencionados, bem como as imagens ilustrativas abaixo sobre a escrita maia, encontram-se nos sites recomendados em recursos complementares).

Poderá apresentar os seguintes vídeos:

Vídeo - Los codices maias

http://www.youtube.com/watch?v=BXfGCOMYd2Q&feature=related

Vídeo: Padrões geométricos similares à pele da cobra cascavel.

 Este vídeo mostra obras, templos principais e aspectos da cultura maia, o que enriquecerá  muito a aula.

http://www.youtube.com/watch?v=OTB7j57_8JE&feature=related

Definitivamente um dos maiores feitos artísticos da civilização Maia foi sua escrita. “Escrita hieróglifos Maia consiste de símbolos que representam palavras completas (logogrifos) ou silabas que consistem de pares de vogais com consoantes ou de vogais. Numa escrita silábica, palavras são escritas pelos símbolos de cada bloco, ordenados um atrás do outro.”

O alfabetário maia foi pesquisado e trabalhado pelos alunos com a utilização de canetas de retroprojetor sobre o interior das caixas de leite longa vida, de cor prata, ressaltando a conscientização e a importância da reciclagem de materiais na escola.

Estes eram alguns exemplos de hieróglifos completos. Eles são formados a partir dos símbolos a seguir, cada um com o seu respectivo significado.

Estes hieróglifos, juntos, podem constituir um texto que possui a seguinte aparência:

A aparência física dessa escrita em pedras das paredes das maravilhosas construções Maias é, como na foto a seguir, de um degrau da escada do Templo de Cinco Andares em Edzna":

Motivação: incentivar os alunos a trazerem embalagens de leite longa vida e sucos, pois serão realizadas escritas semelhantes às sílabas maias com canetas de retro projetor pretas sobre as superfícies prateadas do interior das caixas, recortadas em formas de retângulos e triângulos e posteriormente coladas em mandalas e totens preparados por eles nas aulas seguintes.

O objetivo de realizar estas mandalas e totens é expressar a exploração da prata e das esmeraldas pelos europeus, no período da América Colonial.

Aula 02: Recorte das caixas e recorte das formas geométricas com o papelão da caixa, preparando a superfície a ser trabalhada. Guardar as formas obtidas, retangulares e triangulares na sala de artes.

Aulas 03 e 04: Imprimir as sílabas maias e entregar aos grupos na sala de aula. Fornecer pedaços de folhas de papel ofício para que os alunos se inspirem e façam esboços das sílabas de sua preferência, para depois repassá-los ao papelão prateado. Com o esboço pronto, basta colocar o papel ofício por cima do papelão e repassar com força o esboço realizado, reforçando as linhas com o traço do lápis de desenho, pois as formas aparecerão no papelão como baixo-relevo. Logo após, o aluno conseguirá visualizar os traços de seus desenhos sobre o papelão prateado e assim poderá passar a caneta de retro projetor por cima de seus desenhos, conforme as imagens abaixo.

Aulas 05 e 06: Utilizando o verso de papelão da capa de blocos de papel canson A4, que guardamos ao longo do período na escola para reaproveitamento, selecionamos grupos para emendar estes papelões com tiras de cartolina branca e cola, formando prismas fechados para formarmos totens, que foram pint ados de tinta acrílica preta e rolinhos de espuma, para que fique uma superfície homogênea. Nestas aulas foram pintadas também bandejas médias de isopor branca para formar as mandalas e uma mandala maior, em um círculo de madeira que tínhamos na escola, também reaproveitado. Dividir grupos para elaborar os totens e grupos para pintar as mandalas. O professor poderá realizar os totens com outro tipo de material, papelão, eucatex, etc, que achar mais fácil.

Totens

Pintando as mandalas

Aulas 07 e 08: Colagem das peças retangulares e triangulares prontas, sobre as superfícies dos totens e mandalas. Cada grupo decidirá a forma da colagem que permitirá um jogo de composição com as sílabas. Poderá utilizar cola branca líquida para a colagem ou cola quente, com o auxílio do professor.

Totens e detalhes

Totens de esmeraldas: para sua realização, os alunos trouxeram embalagens transparentes de ovos de páscoa no formato de pedras preciosas, que foram colados ao papelão com cola quente e posteriormente pintados com tinta verde metálica.

Totem de esmeraldas finalizado

Mandalas e detalhes

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Sugestão: com os trabalhos prontos, realizar uma exposição com o conjunto de mandalas dispostas na parede e os totens em pé, próximos às mandalas, formando a composição dos “enigmas maias”.

Recursos Complementares
Avaliação
  • O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados.
  • As reflexões diante dos vídeos apresentados, principalmente do contato que os alunos terão com o alfabetário maia, bem como o desenvolvimento de cada idéia do grupo devem ser incentivadas pelo professor. O intuito é que os alunos expressem através de seu trabalho, uma idéia original, que leve em conta o consenso da equipe e que demonstrem coerência na linha de pensamento em relação à proposta da aula.
  • Deve-se avaliar o envolvimento, participação e organização dos grupos durante as aulas, sua criatividade, imaginação e contribuições com o processo da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.
  • O professor deve também ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre os aspectos desenvolvidos da cultura maia.
  • Deverá acompanhá-los para analisar até que ponto os aluno se envolveram com a proposta chegando contribuir com o desenvolvimento de um trabalho coletivo, bem como, verificar aula a aula, a participação dos mesmos na organização, montagem e colagem dos totens e mandalas.
  • Será muito importante analisar o comprometimento do grupo acerca dos materiais recicláveis solicitados para a realização dos trabalhos, como caixas de leite longa vida ou sucos, pratos de isopor, papelões, embalagens de plástico transparente, etc.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
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Opiniões

  • Sidney Azevedo, Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza , Minas Gerais - disse:
    sidneyazev@yahoo.com.br

    09/06/2012

    Quatro estrelas

    excelente para trabalhar com os alunos


  • Jacira Alves Martins, Escola Estadual Elias Nasser , Goiás - disse:
    jaciracpa03@yahoo.com.br

    07/03/2011

    Quatro estrelas

    Aula muito boa. Envolve a prática e a interdisicplinaridade sendo muito criativa.


  • alcione gabriel, escola estadual profl. Celso Muller do Amaral , Mato Grosso do Sul - disse:
    alcione_historia@yahoo.com.br

    26/07/2010

    Quatro estrelas

    muito bom, porque trabalha interdisciplinariedade e desperta a curiosidade e a criatividade.


  • Adonai, Escola Estadual Humberto Sanches , Minas Gerais - disse:
    adonai_asjs@hotmail.com

    25/04/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi bem prática ..e faz com que entendamos perfeitamente o que podemos passar para os alunos!!


  • MARCIELLE, EMEB DENISE HARMS , Santa Catarina - disse:
    marcielle_d@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!!! Fascinante uma aula dessas


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