Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Abelhas - Insetos inteligentes

 

10/03/2009

Autor e Coautor(es)
Andrea da Silva Castagini
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Entender o que são insetos sociais. Compreender a importância das abelhas para o ambiente. Conhecer a estrutura e funcionamento de uma colméia.
Duração das atividades
Para a realização de todas as atividades sugeridas: 4 a 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Características dos artrópodes e da Classe Insecta.
Estratégias e recursos da aula

Professor, ao explicar sobre os insetos, introduza o assunto da aula.

O que são insetos sociais?

Que vantagens estes insetos tem sobre os que vivem solitariamente?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1177/imagens/labinformatica.png
Para ilustrar a pergunta sobre insetos sociais, sugerimos o áudio “Fábulas: parte 1” onde é contada a fábula “A Cigarra e a Formiga”.
 Fábulas: parte 1 [Categorias Literárias]

Proponha a seguinte reflexão para os alunos: quem tem mais vantagens, os insetos solitários ou os insetos sociais?
Para descontrair, há no Portal do Professor um segundo áudio (“Fábulas:parte 2”), que é a adaptação cômica da fábula "A Cigarra e a Formiga".

A autoria é atribuída a Vaz Duarte, um escritor português.

Instigue os alunos a buscarem informações na internet sobre os diversos tipos de insetos sociais (formigas, cupins, vespas) com ênfase nas abelhas. O professor poderá dividir a turma em pequenas equipes e distribuir para cada equipe uma espécie de abelha a ser pesquisada. Para determinar quais espécies de abelhas, acesse o Portal do Professor, que conta com imagens e vídeos de diversas espécies de abelhas. Para exemplificar, colocamos abaixo o recurso Abelha-Mirim Preguiça.


Neste endereço,http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/3432/1/AbdomenHeadThoraxCa.png, encontra-se uma ilustração que mostra a divisão do corpo de uma formiga, que apresenta estrutura padrão de todos os insetos. A pesquisa poderá ser convertida em apresentação de slides para a turma toda. Uma forma divertida de entender como a colméia começa pode ser vista nesta história em quadrinhos. Está disponível neste endereço: http://iguinho.ig.com.br/zuzu/livro_colmeia/livro.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1177/imagens/abelha_zuzu.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este jogo mostra polinização feita pelas abelhas. A abelha deve procurar pelas flores amarelas, pegar o pólen com as patinhas e quando avistar uma flor vermelha deve deixar o pólen nela. http://www.nestle.com.br/maisdivertido/PopUpAtividade.aspx?sigla=JOGODAABELHA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1177/imagens/jogoabelhinha.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1177/imagens/atvcomplementar.png

No sol e na sombra.
Aqui os alunos deverão pesquisar se uma planta exerce maior ou menor atração sobre as abelhas, estando sob o sol ou na sombra. Muitas vezes, as plantas cujas flores estão expostas ao sol são mais procuradas pelos insetos, especialmente as abelhas. Marque uma das plantas da área de estudo, tente observar se a disposição das flores na planta influi na procura de alimento pelas abelhas ou por outro inseto. Seria interessante fazer um mapa da área, mostrando a localização das diferentes plantas. Anote também a densidade floral (número de flores por área) nas plantas expostas ao sol e à sombra.
Outra opção é observar duas plantas com flores de cores diferentes e verificar qual delas exerce maior atração às abelhas.
A atividade sugerida foi pesquisada no sítio: http://www.webbee.org.br/didatico/pg06b4.htm#b4
As observações feitas pelos alunos deverão ser registradas na forma de relatório de pesquisa.


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1177/imagens/ABELHINHA.png

imagem: Andrea Castagini http://finalcrit.com/graphic/deiacastagini

COMO AS ABELHAS SE COMUNICAM?

Informações sobre a localização e as condições das floradas são transmitidas às coletoras, pelas primeiras abelhas que saem pela manhã.
O professor pode perguntar aos alunos como é feita a comunicação entre as abelhas. Sugerimos a seguir um texto com atividade lúdica que explica como as abelhas se comunicam. http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/andrea/atviddeabelhas2.pdf

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1177/imagens/curiosidades.png
Abelha social e abelha solitária. http://www.webbee.org.br/didatico/pg04.htm
Questões interessantes para debate com os alunos:
Que vantagem tem uma abelha que coleta em vários tipos de flores, em relação a outra que visita apenas um único tipo de planta? Peça aos alunos que encontrem em um livro de zoologia os tipos de aparelho bucal dos insetos que coletam néctar nas flores e que desenhem estas estruturas no caderno. Em seguida peça que comparem  esses aparelhos bucais com os diferentes tipos de flores e relacione-os com as formas das flores.


INTERDISCIPLINARIDADE

É possível tecer ligações deste tema com outras disciplinas. A química pode contribuir na questão da composição química do mel e da cera de abelha.

Já a física está presente na pressão exercida pela picada da abelha, ao se defender de invasores, e é representada no objeto de aprendizagem “Uma picada dolorida”, do Portal do Professor.
 Uma Picada Dolorida


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1177/imagens/contextualizando.png
Discuta com os alunos, a importância dos produtos provenientes das abelhas para a saúde humana. Como estes produtos estão presentes no cotidiano? Ele participa de algum setor da economia?

 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1177/imagens/sitios.gif
http://www.webbee.org.br/beelife/ Sítio com imagens, vídeos e muita informação sobre a vida das abelhas, características de espécies brasileiras, ecossistemas por ela habitados e plantas que servem de alimento para cada espécie deste inseto.
http://www.webbee.org.br/beetaxon/ Sítio de Classificação das Abelhas Brasileiras. Traz informações sobre as abelhas do Brasil, com chave rápida para determinar as famílias deste inseto e gêneros de Meliponíneos. Clicando sobre o nome do gênero encontrado, abre-se uma página com fotografias que auxiliam na identificação da abelha.
http://www.webbee.org.br/jandaira/caix_art.htm#cr Sítio com informações sobre o manejo de abelhas para obtenção de mel, própolis e outros produtos provenientes do trabalho das abelhas. É interessante, pois mostra fotografias do apicultor retirando mel das caixas de abelhas. Também traz fotografias das plantas importantes para a nidificação da colméia e alimentação das abelhas, no seguinte endereço: http://www.webbee.org.br/jandaira/plantas1.htm.
http://www.ib.usp.br/beesp/index_1.htm Este sítio é o Guia Ilustrado das Abelhas sem ferrão dos Estado de São Paulo.
http://www.webbee.org.br/didatico/prociencia.html Esta parte do sítio traz informações preciosas de aspectos da vida das abelhas e sua relação com as plantas.
http://www.webbee.org.br/meliponicultura/ Nesta parte do sítio, encontramos artigos e apresentações sobre a meliponicultura (a criação de abelhas sem ferrão).

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fábulas: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Fábulas: parte 2 [Categorias Literárias] Áudio
Abelha- Mirim-preguiça Imagem
Uma Picada Dolorida Animação/simulação
Avaliação
A avaliação poderá ser feita a partir da participação dos alunos durante as atividades sugeridas, da produção da pesquisa e relatório de atividades.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edson dos Santos Neves, E M E F BIBIANO MONTEIRO , Pará - disse:
    edson.neves33@hotmail.com.br

    20/10/2011

    Quatro estrelas

    aula bem contextualizada. O nível de diálogo está bastante acessível para o ensino fundamental e as abelhas são um charme de insetos artrópodos. Parabéns.


  • EDILENE TORREÃO, ESCOLA MUNICIPAL DOM HÉLDER CÂMARA , Pernambuco - disse:
    dilatorreao@hotmail.com

    02/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a forma como foi tratado o tema. Sei que poderei aplicá-la na minha sala de aula, pois meus estudantes irão gostar muito. Tentarei gravar os vídeos e repassá-los para a turma, em forma de DVD. Após isto, abriremos um debate, a fim deles poderem se colocar e vermos o que foi ou não compreendido. Parabéns!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.